TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA

Pesquisas Acadêmicas: METODOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

Você se programou para viajar no “feriadão” e está saindo da Cidade de São Paulo de carro em direção ao interior e pretende acessar a Marginal Tietê. Observa que a grande maioria das vias pelas quais passou está congestionada devido ao excesso de veículos, assim, conclui que a “Marginal Tietê está toda parada”. Esse é um raciocínio:

Resposta Selecionada:

Incorretab.

Dedutivo

Resposta Correta:

Corretaa.

Indutivo

Feedback da resposta:

O raciocínio descrito é “Indutivo” no qual se parte de dados, evidências ou observações particulares e se generaliza para outras situações gerais.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Na sociedade contemporânea ocorre valorização da ciência em detrimento ao conhecimento do senso comum, conferindo-se ao cientista o título de autoridade: “sabe sobre o que está falando e os outros devem ouvi-lo e obedecer-lhe (ALVES, 2003, 9-10)”. Há que se destacar, todavia, que muitas pesquisas científicas tiveram como ponto de partida o senso comum como, por exemplo, os provérbios, remédios caseiros etc.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Sobre essa problemática é possível afirmar:

Resposta Selecionada:

Incorretac.

Na sociedade contemporânea, a ciência produz o verdadeiro conhecimento ao passo que o senso comum corresponde ao conhecimento falso.

Resposta Correta:

Corretab.

A sociedade contemporânea necessita de um pensamento crítico que possibilite repensar os valores atribuídos à ciência (supervalorizado) e ao senso comum (desvalorizado).

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

É quase consenso entre os autores conceituar método científico como sendo a reunião organizada de procedimentos racionais utilizados para investigar e explicar os fatos ou fenômenos da natureza, por meio da observação empírica e da formulação de leis científicas. Portanto, pode-se afirmar que o método científico é um procedimento, ou conjunto de procedimentos, que serve de instrumento para alcançar os fins da investigação.

A respeito do método científico na investigação é correto afirmar que:

I. Ele disciplina o trabalho dos cientistas, excluindo da investigação os preconceitos e o acaso, adaptando a atividade científica às características do objeto estudado, selecionando os meios e processos mais adequados.

II. Constitui nos instrumentos básicos e fundamentais que ordenam o pensamento do pesquisador na relação com o objeto de investigação, de forma sistemática, traçando de maneira ordenada a busca pela solução de problemas.

III. Existe apenas um método científico, baseado em princípios lógicos que pode ser comum a várias ciências, como forma de produção do conhecimento científico a ser utilizado por qualquer pesquisador.

IV. Considerando o método científico como o caminho feito pelo pesquisador no processo de investigação, por maior que seja o número de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela jamais poderá ser aceita como definitivamente confirmada.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada:

Corretac.

I, II e IV apenas

Resposta Correta:

Corretac.

I, II e IV apenas

Feedback da resposta:

Alternativa correta: I, II e IV apenas

Afirmação I – É verdadeira. O texto define exatamente a importância do método científico na investigação como forma de superar o senso comum.

Afirmação II – Também é verdadeira. O conhecimento científico é produzido exatamente a partir do método científico que consiste na busca sistemática e ordenada de soluções para as questões postas na investigação – a dúvida.

Afirmação III – É falsa. Existem vários métodos científicos, várias maneiras de se proceder a uma investigação científica.

Afirmação IV – É verdadeira. O método científico realmente é um caminho para a investigação e de acordo com a concepção de conhecimento na era contemporânea, nenhum conhecimento é definitivo ele é verdadeiro até que surja outro que o altere ou substitua.

Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

Estoque em uma empresa pode ser definido como o conjunto de materiais ou produtos acumulados para utilização posterior com o objetivo de permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade da empresa, uma vez que, seria muito difícil prever a demanda com exatidão.

Cada organização, de acordo com o seu ramo de atividade, deve manter um equilíbrio na quantidade de estoque a ser disponibilizada. Um estoque maior do que a empresa precisa acarreta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com