TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA - CIENCIA E NORMAS TECNICAS (ON.0) ATIVIDADE 8

Artigos Científicos: METODOLOGIA - CIENCIA E NORMAS TECNICAS (ON.0) ATIVIDADE 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Um trabalho acadêmico é constituído pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A estrutura textual compreende a introdução, os capítulos (desenvolvimento do estudo) e a conclusão, assim, segundo as Normas da ABNT e as Diretrizes da Universidade Anhembi Morumbi é correto afirmar que:

I. A introdução fornece uma visão, a mais global possível, das pesquisas já realizadas sobre o tema em questão, ou seja, demonstra o seu conhecimento da literatura básica do assunto, apresentando os resultados de estudos feitos por outros autores de maneira resumida e crítica.

II. O texto deve ser sistematizado em capítulos, subdivididos em subcapítulos. O texto, de sua autoria, expressa as leituras realizadas, a reflexão e a interpretação do campo de estudo analisado, que poderá ser interpretado sob diversas perspectivas; compreende riqueza de análises, de interpretações e de pontos de vista.

III. O referencial teórico diz respeito à literatura sobre o tema em sua especificidade. Em muitos casos, implicará em uma composição de autores provenientes de diferentes áreas do conhecimento:

IV. A conclusão trata-se de um texto final que recupera ideias que foram sendo trabalhadas, de forma a "amarrar" todos os insights do estudo. Cabe recuperar as hipóteses da pesquisa e analisar se foram afirmadas ou refutadas; indicar possíveis contribuições para a área, sugestões de encaminhamento para outras pesquisas etc.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada:

Corretab. I, II, III e IV.

Resposta Correta:

Corretab. I, II, III e IV.

Feedback da resposta:

São verdadeiras as afirmações contidas em I, II, III e IV.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Em um artigo sobre meritocracia, a pesquisadora Lívia Barbosa* escreveu:

Embora a filosofia sobre a avaliação de desempenho tenha mudado e, na época atual, ela seja concebida como um poderoso instrumento para a orientação e promoção do crescimento pessoal e profissional das pessoas e das empresas, na prática, contudo, ela é uma fonte de atritos, insatisfações e frustrações para aqueles que a concebem e aplicam, bem como para aqueles que são alvo de sua aplicação. E esta constatação é comum e antiga não só no Brasil, como também em outros países, como os Estados Unidos.

As insatisfações e polêmicas atreladas à avaliação de desempenho existem desde a primeira metade deste século. Segundo Pfiffner (apud Pimentel, 1953, p.92).

*BARBOSA, Lívia. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público. Brasília, Ano 47, Volume 120, Número 3, Set-Dez 1996. [Texto adaptado].

Com base nas diretrizes da Universidade Anhembi Morumbi e das Normas da ABNT sobre a formatação de trabalhos acadêmicos, pode-se afirmar que a citação contida no texto acima é:

Resposta Selecionada:

Corretae. Uma citação de citação significando que o texto transcrito é de autoria de Pfiffner e se encontra na obra de Pimentel.

Resposta Correta:

Corretae. Uma citação de citação significando que o texto transcrito é de autoria de Pfiffner e se encontra na obra de Pimentel.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Uma citação de citação significando que o texto transcrito é de autoria de Pfiffner e se encontra na obra de Pimentel

Citação direta: compreende à transcrição de parte da obra do autor consultado

Citação indireta: o texto escrito é baseado na obra do autor consultado sem que haja uma transcrição.

Citações com mais de 3 linhas devem estar deslocada de 4 cm em relação ao texto, em fonte 11 (menor que a do texto) e espaço simples entrelinhas.

Citação de citação: o texto transcrito tem autoria diferente da autoria do texto que estou consultando.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Você deve estar lembrado que em nossa primeira unidade falamos que o conhecimento científico difere do senso comum principalmente pela forma como é produzido e apresentado.

Portanto, quando se elabora um trabalho acadêmico existe uma preocupação em seguir um padrão determinado e aceito pela comunidade científica: as Normas da ABNT.

Observe a imagem a seguir retirada de um trabalho acadêmico.

Assim, segundo as Normas da ABNT e as Diretrizes da Universidade para a elaboração de trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com