TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIL01018 - METODOLOGIA: CIÊNCIA E NORMAS TÉCNICAS (ON.0) - 201320.01796 Atividade 1

Artigos Científicos: FIL01018 - METODOLOGIA: CIÊNCIA E NORMAS TÉCNICAS (ON.0) - 201320.01796 Atividade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A ciência caracteriza-se como a explicação racional de fenômenos, com o objetivo de apresentar soluções e ou respostas para os problemas que nos afligem. No entanto, o seu papel, e a sua tomada de posição perante os diversos assuntos que estão presentes na sociedade, têm variado de época para época. Atualmente, estes parâmetros da ciência ainda não estão completamente definidos e isto se deve à crise que abalou a comunidade científica há cerca de meio século, criando a difícil transição daquela que era a Ciência Moderna para a atual Ciência Contemporânea.

Acerca do conhecimento na Ciência Moderna, é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Resposta Correta: d.

O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Feedback da resposta:

A alternativa correta: O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

No período da Ciência Grega ou Ciência Antiga, o conhecimento científico era desenvolvido pela filosofia e demonstrado como certo e necessário através dos argumentos lógicos. Na Ciência Contemporânea, o conhecimento se configurava como temporário.

A alternativa correta, se refere ao conhecimento no período da Ciência Moderna que elimina a especulação como forma de produção do conhecimento científico substituindo-a pelo procedimento científico.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

O Gerente de Recursos Humanos de uma empresa abriu um processo de seleção para a contratação de novos funcionários para seu Departamento e decidiu fazer a seleção de alunos do Curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi por ele possibilitar o acesso a conteúdos acadêmicos internacionais e a programas de intercâmbio ao Global Career Center, um serviço de empregabilidade dirigido pelo International Office, que disponibiliza vagas efetivas de trabalho, estágio e trainee em todo o Brasil.

Após entrevistar alguns candidatos, o Gerente de RH concluiu que os alunos da Anhembi Morumbi detêm habilidades para atuar nas áreas financeira, mercadológica, produção e materiais, recursos humanos, comércio exterior, logística, entre outras áreas.

Pode-se afirmar que o Gerente de RH desenvolveu um raciocínio:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Indutivo

Resposta Correta: b.

Indutivo

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Indutivo.

A indução é um processo pelo qual, partindo de dados ou observações particulares constantes, podemos chegar a proposições gerais, foi o que fez o Gerente de RH.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente.

O que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

A. Racionalidade

B. Objetividade

C. Linguagem específica

D. Validade

1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

2. Utiliza-se de enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados.

3. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

4. Garante que uma teoria seja verdadeira, evidente, impessoal, passível de ser submetida a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica.

5. Surge em consequência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

6. É produzido a partir de uma metodologia rigorosamente articulada que permite que se chegue às mesmas conclusões quando reproduzido nas mesmas condições.

A associação correta é:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A1, B4, C2, D6

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com