TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOS DE SEPARAÇÃO

Exames: METODOS DE SEPARAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  1.634 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Mistura é a união de duas ou mais substâncias, sem que haja perda de suas propriedades e sem formação de substância nova. No caso da água com sal, nem a água nem o sal perdem suas propriedades. A mistura é simplesmente água salgada, não havendo formação de nova substância. Pelo processo de destilação podemos separá-los.

As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. A mistura é heterogênea quando diversas porções retiradas de regiões diferentes apresentam propriedades distintas entre si. É homogênea quando duversas porções retiradas de regiões diferentes apresentam propriedades iguais entre si.

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Para separar sólidos de sólidos podemos utilizar o método da catação, levigação, flotação ou dissolução, peneiração, separação magnética, ventilação e dissolução fracionada.

- CATAÇÃO: consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura.Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.

- LEVIGAÇÃO: separa substâncias mais densas das menos densas usando água corrente. Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).

- DISSOLUÇÃO OU FLOCULAÇÃO: consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas.

Exemplo: serragem + areia .Adiciona-se água na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água.

- PENEIRAÇÃO: separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos.Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá. Este processo também é chamado de tamização.

- SEPARAÇÃO MAGNÉTICA: usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.

Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro

- VENTILAÇÃO: usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura. Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.

- DISSOLUÇÃO FRACIONADA: consiste em separar dois componentes sólidos utilizando um líquido que dissolva apenas um deles. Exemplo: sal + areia. Dissolve-se o sal em água. A areia não se dissolve na água. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida no filtro da água salgada. Pode-se evaporar a água, separando a água do sal.

Separação de Sólidos e Líquidos

Para separar misturas de sólidos e líquidos podemos utilizar o método da decantação e sedimentação, centrifugação, filtração e evaporação.

- SEDIMENTAÇÃO: consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente. Exemplo: água + areia.

- DECANTAÇÃO: é a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura. Exemplo: água + óleo; água + areia.

- CENTRIFUGAÇÃO: é o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual. Exemplo: Para separar a água com barro.

- FILTRAÇÃO: processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.

- EVAPORAÇÃO: consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido.

Exemplo: água + sal de cozinha (cloreto de sódio). Nas salinas, obtém-se o sal de cozinha por este processo. Na realidade, as evaporações resultam em sal grosso, que se for purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias que são adicionadas pela indústria.

Separação de Líquido-Líquido

- DECANTAÇÃO: separam-se líquidos imiscíveis com densidades diferentes; o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do sistema. Em laboratório usa-se o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação, ou ainda, funil de separação. Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se az torneira de modo controlado.

Separaração de Líquido-Gás

A mistura é heterogênea desde que se observem bolhas de gás disseminadas na fase líquida, a exemplo do que acontecem nas bebidas gaseificadas. Para separar um líquido de um gás, basta aquecer a mistura eo gás é eliminado.

Separação Gás-Sólido

Podem ser separados pelos processos de : DECANTAÇÃO e FILTRAÇÃO.

Objetivo

Propor uma metodologia de separação de uma mistura sólido-sólido, composta de: Areia+Cloreto de sódio+Cânfora.

Materiais e Métodos

Materiais Utilizados

 Suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com