TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO

Casos: METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  5.246 Palavras (21 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

No relatório a seguir foram utilizados os seguintes materiais: um Micrômetro com precisão de 0,01 mm para realizar as medidas, um jogo de lâminas e os mensurados:

• Peça 01 haste fina de aço niquelado;

• Peça 02 haste fina de aço com extremidade esférica de pérola;

• Peça 03 haste fina de aço niquelado.

Com a utilização do instrumento aprendemos a manusear um micrômetro, obter as medidas dos mensurados e através dessas medidas fazer um quadro comparativo com as medidas dadas nas lâminas com o que foi medido por cada componente da equipe.

Efetuamos as medidas das Peças 01 e 03 em pontos distintos e colocamos o resultado na forma padrão. Com a utilização do micrômetro e a Peça 02 construímos uma tabela contendo dez medidas do diâmetro da esfera de perola, o desvio de cada medida e o valor mais provável do diâmetro da peça. Com os resultados obtidos determinamos o desvio padrão do diâmetro da peça 02 e a medida do diâmetro na forma padrão.

OBJETIVOS

O objetivo do relatório é expor a aula prática e teórica que tivemos sobre utilização, leitura e manuseio do instrumento Micrômetro e elaborar de maneira clara e objetiva o passo a passo da atividade realizada em sala de aula. Para elaboração do relatório nos foi dado um Micrômetro com precisão de 0,01 mm para realizar as medidas, um jogo de lâminas e os mensurados: Peça 01 haste fina de aço niquelado, Peça 02 haste fina de aço com extremidade esférica de pérola e Peça 03 haste fina de aço niquelado.

Com isso podemos observar como as medições podem conter erros, observando também que as medições podem variar.

Introdução

A partir da atividade que foi realizado na aula prática observamos o funcionamento e como deve ser utilizado um micrômetro. Com a ferramenta em mãos, veremos quais são as medidas das peças dadas pelo professor, são elas:

• Peça 01 haste fina de aço niquelado;

• Peça 02 haste fina de aço com extremidade esférica de pérola;

• Peça 03 haste fina de aço niquelado.

MAterial utilizado para o relatório:

01 MICRÔMETRO;

01 JOGO DE LÂMINAS;

03 MENSURANDOS.

PEÇA – 01 (Haste fina de aço niquelado).

PEÇA – 02 (Haste fina de aço com extremidade esférica de pérola).

PEÇA – 03 ( Haste fina de aço niquelado).

Introdução Teórica

Os micrômetros são instrumentos de medição de comprimentos vastamente utilizados na área metrológica. Estes instrumentos foram os primeiros a atenderem o princípio de Ernest Abbé, que diz que o mensurando deve estar posicionado no eixo da escala do instrumento de medição.

O micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.

Foi inventado por Jean Louis Palmer que apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer.

Há poucas décadas atrás o Micrômetro era considerado o principal instrumento de Medição de comprimento. Os micrômetros foram os primeiros instrumentos que atenderam ao princípio de ERNEST ABBÉ. As máquinas de medir modernas operam com o mesmo princípio do micrômetro, ou seja, são construídas de forma a minimizar os erros de 1ª ordem e em alguns casos até de 2ª ordem.

O desenvolvimento dos micrômetros deslanchou o avanço tecnológico na fabricação de roscas e fusos de alta qualidade. Modernamente microprocessadores estão sendo integrados à estrutura dos micrômetros, os quais executam, além da medição de forma versátil, uma série de cálculos estatísticos.

O Princípio de medição do micrômetro baseia-se no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca.

Se fizermos X divisões iguais na "cabeça" do parafuso, ao provocarmos uma rotação menor que uma volta, portanto menor que o passo do parafuso, poderá, baseados nas divisões feitas, saber Qual a fração de uma volta que foi dada e, portanto, medir comprimentos menores que o passo.

Parafusos de Medição

Um fuso roscado possui, da mesma forma que uma escala, uma divisão contínua e uniforme, representada pelos filetes da rosca. Num fuso roscado de 1 mm de passo, o afastamento de um filete para o seguinte é de 1 mm; ele corresponde, portanto, a uma escala dividida em milímetros. A tomada de medida é efetuada girando o fuso na porca correspondente, obtendo-se entre estes elementos um movimento relativo de um passo para cada volta completa. Frações de passo podem ser obtidas, subdividindo-se uma volta completa em tantas partes quantas se queira. O movimento axial do fuso ou da porca, determinado pelo número de voltas, pode ser usado para alterar o afastamento entre duas superfícies de medição de um determinado valor, como se verifica, por exemplo, nos micrômetros. Como já referido, o movimento longitudinal pode ser realizado quer pelo fuso quer pela porca, o mesmo pode-se dizer do movimento giratório. Nos parafusos de medição, ambos os movimentos são realizados geralmente pelo fuso. A face frontal do fuso, normal ao eixo do mesmo, constitui usualmente uma superfície de medição. O fuso leva um tambor com divisões na periferia, no qual são lidas as frações de volta. O erro do movimento de avanço de um fuso de medição que corresponde aos erros de divisão de uma escala depende de diversos fatores:

• Os erros do passo da rosca;

• Do perpendicularismo dos sensores de medição em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com