TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS-AVA

Trabalho Universitário: MICRO E PEQUENAS EMPRESAS-AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no Balanço Patrimonial:

1. Calcule o índice de solvência da empresa. O resultado mostrará quanto de recurso a empresa possui disponível (em curto e longo prazo) para cada real de dívida (passivo total). Se menor que 1, a empresa não é capaz de cumprir com suas obrigações totais; se maior que 1, a empresa cumprirá com suas obrigações.

Ativo Total /Passivo Total=95000/75000=1,26

.

2. Calcule o índice de liquidez corrente da empresa. O resultado mostrará se a empresa possui recursos suficientes de imediato (ativo circulante) para quitar suas obrigações de curto prazo (passivo circulante). Se menor que 1, a empresa não é capaz de cumprir com suas obrigações pontualmente (em curto prazo), se maior que 1 ela é capaz de cumpri-las.

Ativo Circulante/Passivo Circulante=5000/15000

O indice de liquidez é igual a 0,33,logo indica que a empresa não é capaz de cumprir com suas obrigaçoes em curto prazo.

3. Calcule o grau de imobilização da empresa. O resultado mostrará o percentual de recursos próprios que estão aplicados no ativo permanente (de difícil transformação em moeda). Se menor que 1, indica que os recursos próprios não foram completamente aplicados em ativo imobilizado, o que seria ideal. Se maior que 1, indica que além de utilizar todos os recursos próprios e exigíveis a longo prazo, a empresa certamente utilizou capital de terceiros exigível em curto prazo para financiar seu ativo imobilizado, o que pode acarretar riscos a sua saúde financeira.

(ativo permanente-passivo exig. A longo prazo)/patrimonio liquido

=80000-60000/20000=1 identificando que a empresa pode acarretar riscos

4. Faça uma pequena análise (mínimo 5 e máximo 10 linhas) sobre a situação financeira desta empresa, com base nestes três índices apurados. Você daria crédito (emprestaria dinheiro) a esta empresa? Por quê?

De acordo com o indice de liquidez e de imobilização a empresa não é capaz de cumprir com suas obrigações em curto prazo,certamente utilizando se de todos os recursos proprios e exigiveis a longo prazo podendo acarretando riscos a saude financeira da empresa,seu ativo circulante é menor que seu passivo circulante deixando mais claro que a empresa esta em declinio.Infelismente não emprestaria dinheiro para esta empresa.

Referências bibliobráficas

José Carlos Marion

Analise de demonstrações financeiras

São Paulo,2002

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com