TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Auto Desenvolvimento Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

PROINTER (PROJETO INTERDICIPLINAR)

GESTÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Jacareí – SP

2013

NOMES

Cibele do Carmo Prado RA: 6670427237

Fabiana Freitas dos Santos RA: 6670431392

Graciely Cássia Lima Santos RA: 6670431401

Jéssica Caroline de Souza RA: 6653373560

Roberta Quintanilha da Rocha Nobre RA: 6840468901

INTRODUÇÃO

        O processo de recrutamento e seleção analisa conhecimentos, habilidades, atitudes, personalidade e outros fatores que estão ligados à adaptação na organização, como porte físico, estatura, endereço, idade, etc. Assim, o processo de seleção pode variar de empresa para empresa.

  1. - OBJETIVOS
  1. – Objetivos Gerais

 Analisar e demonstrar como são identificadas e recrutadas as pessoas com maior grau de capacidade, pelas empresas atuais.

  1. – Objetivos Específicos

 Analisar e entender como os currículos desses candidatos são selecionados

 Verificar e demonstrar como os conhecimentos, necessários ao processo de seleção, dos candidatos são mensurados por intermédio de avalições e de dinâmicas

1.2- JUSTIFICATIVA

Através da realização desse trabalho pretende-se demonstrar a importância do processo de recrutamento e seleção de pessoal dentro de uma empresa.

O RH tem o papel fundamental em relação com as pessoas, da ênfase à importância de tais processos, e tendo como intuito verificar se os mesmos têm sido empregados adequadamente na organização em análise.

No atual mercado globalizado e competitivo, com o surgimento de novas tecnologias a todo instante, contratar profissionais e adequá-los as novas exigências, requer um trabalho personalizado e adequado a realidade de cada organização. Para isso é necessário um bom recrutamento, seguindo de boas técnicas de seleção.

 

Segundo Chiavenato (1999, p. 53):

O recrutamento é feito com base nos dados referentes as necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer a organização um numera suficiente de pessoas, entre as quais, positivamente, aquelas necessárias a organização para consecução de seus objetivos.

OBSERVE AS NORMAS DE ABNT: SE FOR UMA CITAÇÃO DIRETA TEM QUE SER DE OUTRA FORMA.

2 – REVISÃO MULTIDISCIPLINAR

2.1 – Empreendedorismo

        A palavra empreendedor surgiu na França entre os séculos XVII e XVIII, e no Brasil começou a ganhar força apartir de 1990. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzi, ele organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.

        Como disse (Robert D. Hisrich, em seu livro Empreendedorismo), empreendedorismo é o processo de criar algo com valor e inovado, assumindo todos os riscos, com muito esforço e dedicação. Empreendedores são pessoas que tem uma grande habilidade e percepção para uma oportunidade, tem iniciativa e coragem, sabe respeitar muito bem os funcionarios e tem muita capacidade para direção e organização.

        Como dito anteriormente tem uma boa percepção, por tanto sabe fazer a seleção de curriculos muito bem, verificando todas as oportunidades disponiveis e a capcidade de locomoção da pessoa ate o futuro local de trabalho, analizando os cursos e todo o corpo do curriculo como a formatação, as experiências profissionais. Selecionando o melhor candidato com o perfil do cargo solicitado.

        Como os empreendedores são pessoas muito bem informadas e atentas as informações mundiais, são ótimas pessoas para o teste de analise dos conhecimentos gerais dos candidatos, para verificar se estão bem informados sobre as noticias atuais, e seus conhecimentos básicos de português, matemática e informática.

        Essa postura do funcionário empreendedor é diferente da postura dos funcionários, que doa seu trabalho em troca de um salário ou remuneração, um funcionário empreendedor tem iniciativa e é capaz de resolver os problemas operacionais quando eles acontecem sem a necessidade de recorrer sempre a um superior para saber o que fazer.

Segundo Ronald Jean Degen O Empreendedor Empreender como opção de carreira. O peço do sucesso e da independência econômica pode ser muito alto para o empreendedor. Para muitos potencias empreendedores, alto demais. Mas, para poucos, vale a pena o sacrifício pessoal na realização de seu próprio negocio. (editora Pearson Prentice Hall ano 2009). Pag. 14.

2.2- Comportamento Organizacional

        Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações, com o comprometimento delas em relação à organização, e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. A cultura e estrutura organizacional variam de empresa pra empresa.

        Através do comportamento em grupo e individual os candidatos são analisados por um analista de recursos humanos especializado na área ou por uma psicóloga, teremos uma idéia da forma de agir dessa pessoa e assim termos uma certeza maior em fazer a escolha certa.

        Segundo Wagner & Hollenbeck, Comportamento Organizacional Criando vantagem Competitiva. Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional. (editora Saraiva ano 1999). Pag.06.

        Segundo Limonge-França, Comportamento Organizacional Conceitos e Praticas. Comportamento Organizacional é o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho. (editora Saraiva ano 2006). Pag. 03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com