TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA

Artigo: MICROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Artigo  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

MICROECONOMIA – ADMINISTRAÇÃO 2º PERIODO

GLOSSÁRIO- Palavras utilizadas na economia brasileira.

Ágio: Diferença entre o preço oficial de alguma coisa (ou preço de tabela) e o que o comprador realmente paga para obtê-la. É um adicional, uma vantagem que se cobra para se dispor de algo, como um título, produtos, ações, dólares, etc, normalmente quando a procura supera a oferta. Por exemplo, se determinada coisa tem seu preço oficial em $ 1,00 e se o vendedor a vende por $ 1,05, a transação foi feita com $ 0,05 de ágio. Sobre produtos com preços tabelados a cobrança de ágio é ilegal. O contrário de Ágio é Deságio.

Alienação Fiduciária: A palavra alienação tem origem no verbo alienar, que significa tornar alheio. Tem o sentido de transferência da propriedade de uma coisa ou de um direito de uma pessoa (física ou jurídica) para outra. Fiduciário se refere a fidúcia, que significa confiança. Nas relações comerciais, especialmente nas de crédito, alienação fiduciária representa a transferência provisória, ao credor, do domínio e da posse de um bem em garantia de pagamento de uma obrigação. O bem é devolvido ao seu antigo proprietário depois que ele resgatar a dívida.

Balança Comercial: É a relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit e torna-se credor do estrangeiro; quando, ao contrário, as importações superam as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit em sua balança comercial.

Bens de Capital: Bens que servem para a produção de outros bens, como máquinas, equipamentos, material de transporte e instalações de uma indústria. Alguns autores usam a expressão “Bens de Capital” como sinônimo de bens de produção. Outros já preferem esta última para designar algo mais genérico que inclui ainda as matérias-primas e demais insumos, além dos bens intermediários, como é o caso do aço.

Bitributação: Ocorre quando dois impostos, decretados por entidades diferentes, incidem sobre o mesmo bem ou fato gerador. Um caso típico é a superposição dos impostos de dois ou mais países. Alguns países sujeitam ao imposto de renda os lucros e dividendos auferidos no estrangeiro por cidadãos que continuam residindo no país. Como esses contribuintes também devem pagar o imposto no país onde a renda é gerada, ficam sujeitos à dupla tributação.

Boleto: Também conhecido por boleta, bloquete, bloqueto, etc. Trata-se de uma ficha de compensação utilizada para pagamento na rede bancária que, através de compensação entre as instituições financeiras, faz chegar à conta corrente do credor o valor pago pelo devedor. Possui informações como dados do devedor e do credor, valor, vencimento, identificação numérica e a que se refere. Após ser quitado pelo agente recebedor serve de comprovante de pagamento (recibo).

Câmbio: Operação financeira que consiste em vender, trocar ou comprar valores em moedas de outros países ou papéis que representem essas moedas. A palavra câmbio é também utilizada para designar a relação de preços da moeda de um país com a de outro. E variação cambial é a alteração (variação) sofrida no valor de uma moeda em relação à de outro país.

Capital de Giro: Também chamado de Capital Circulante, representa tudo aquilo que a empresa tem a seu dispor para circular e produzir mais recursos, isto é, promover o seu giro empresarial, chamado também de giro operacional. Daí o nome capital de giro. E ele gira mesmo, circula. Imaginemos uma loja cujo capital de giro é formado por dinheiro, estoque de mercadorias e valores a receber. Com o dinheiro ela compra mercadorias que, quando vendidas à vista, voltam a ser dinheiro, normalmente num volume maior devido aos gastos agregados e ao lucro. Se a venda for a prazo o giro (circulação) demorará mais um pouco: o dinheiro se converte em mercadorias e estas se transformam em valores a receber que, quando quitados pelos clientes, voltarão à forma de dinheiro completando o ciclo.

Carência: É um prazo previsto nos instrumentos contratuais das operações de crédito, especialmente nos empréstimos e financiamentos vinculados à realização de um determinado empreendimento, durante o qual o credor não exige amortização do valor emprestado, mas apenas o pagamento dos juros e demais encargos contratuais.

CIF: É exatamente o contrário de FOB. É a abreviatura de cost, insurance, freight, e a tradução é custo, seguro, frete. Significa que a mercadoria negociada será entregue no destino com todas as despesas pagas, isto é, o vendedor arcará com o transporte, seguro, etc. Trocando em miúdos: se você comprou uma mercadoria FOB, você assume os custos e riscos para levá-la até seu endereço. Mas se comprar na condição CIF, o material chegará até você por conta e risco de quem vendeu.

Deflação: Queda persistente do nível geral de preços, oposto da inflação. Caracteriza-se pela baixa oferta de moeda em relação a oferta de bens e serviços ou pela queda na demanda (procura). Esse excesso de oferta de bens - ou carência de demanda - aumenta o índice de capacidade ociosa na economia e causa um acirramento da concorrência entre os produtos, que disputam os poucos consumidores disponíveis, o que leva a uma rápida queda nos preços.

Deságio: É exatamente o contrário de Ágio. É a diferença paga (ou recebida) a menor sobre o preço de algo, o que ocorre, normalmente, quando o interesse em comprar (procura) é menor do que o interesse de vender (oferta).

Fazenda: Denominação dada aos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais que cuidam da administração financeira e monetária do país, estado ou município, sendo responsáveis pela arrecadação de impostos, taxas e quaisquer valores devidos ao Erário, além da fiscalização e distribuição de bens públicos, elaboração de políticas econômicas e contabilidade das contas públicas.

FMI: Fundo Monetário Internacional. Organização financeira internacional criada em 1944 e que faz parte do Sistema Financeiro Internacional ao lado do BIRD (Banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com