TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECOMIA

Ensaios: MICROECONOMIA E MACROECOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A economia se divide em dois grandes blocos: microeconomia e macroeconomia.

Microeconomia

Um gestor, empregando a visão microeconômica, pode tomar decisões empresariais: traçar uma politica de preços para a empresa, fazer uma previsão de faturamento, considerando uma demanda, decisões de produção diante do comportamento dos consumidores, ou seja, como empregar s sua renda para atender as suas necessidades: oque, como, para quem e quanto a empresa deve produzir.

Com essas técnicas o setor varejista e também o supermercadista tem aumentado seu poder no mercado. Tem buscado por operacionalização eficiente e competitividade.

Temos como exemplo o Carrefour e a Sonae, o Carrefour tem como estratégia de vendas baseada em preço, buscando atingir um consumidor com mais baixa renda, o que foi enfatizado em determinado período, no qual esta rede cobria qualquer preço da concorrência, conforme anunciado nos meios de comunicação.

A rede Sonae investiu na reestruturação das lojas, na apresentação visual dos funcionários, novos leiautes das lojas, inovação de marcas comercializadas e criação de marcas próprias.

Sua estratégia competitiva foi de qualificação de suas mercadorias com a pratica de preço competitivo.

Observando a estrutura de mercado do Rio Grande do Sul, vemos o Oligopólio que é uma estrutura de mercado que se situa entre concorrência perfeita e os monopólios.

O grupo Wal Mart é um exemplo, adquiriu o grupo Sonae, Zottes e Real, entre os grandes supermercados de Porto Alegre, obtendo liderança de preços pelas redes maiores. Atendendo os desejos e necessidades de um grande numero de consumidores com a capacidade de controlar o preço dos bens ofertados.

Conforme a ABRAS, as fusões e aquisições criaram também a figuradas super - regionais, redes que ,para impedirem o avanço de concorrentes poderosas, concentraram seu poder de fogo em determinada região, exemplos: Bom Preço, Royal Ahald, e, expansão na região nordeste, e o grupo Sonae na região sul do país.

Macroeconomia

Em um país capitalista onde predominam as forças de mercado (oferta e demanda) a microeconomia ajuda a administrar a economia do país, pois o governo estabelece objetivos para a sua participação na economia:

1-crescimento da produção e do emprego

2-controle da inflação

3-equilibrio nas contas externas

4-melhoria na distribuição da renda gerado no país

Entre o final da década de 60 e início de 70, o Brasil experimentou um crescimento sem precedentes quando o PIB ( Produto Interno Bruto) crescia em média 10% ao ano. Esse período ficou conhecido na história do Brasil como milagre econômico.

No entanto, o efeito colateral foi uma grande concentração de renda que ampliou as diferenças entre ricos e pobres no Brasil.

O plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil, causando um aumento de redes supermercadistas no país, evidenciando um aumento de concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com