TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PROCESSO DE GESTÃO E GESTÃO. MISSÃO E ESTRUTURA DOS CONTROLADORES E PAPEL DO CONTROLADOR

Trabalho acadêmico: MODELO DE PROCESSO DE GESTÃO E GESTÃO. MISSÃO E ESTRUTURA DOS CONTROLADORES E PAPEL DO CONTROLADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 6

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................................3

2.O MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO. MISSÃO E ESTRUTURA DA CONTROLADORIA E O PAPEL DO CONTROLLER...........................................................4

2.1. Missão, Visão e Valores da Organização.............................................................................4

2.2. Profissional Controller ou gerente de controladoria............................................................4

2.3. Função de Controller ou Gerente de Controladoria.............................................................4

2.4. A importância da auditoria interna nas organizações..........................................................5

2.5. Considerações para implantar o departamento de controladoria numa organização...........6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho traz um resumo sobre a importância de conhecer a cultura da empresa através missão, visão e valores para o controller no desenvolvimento de suas atividades.

Traz um breve resumo da função do controller com uma entrevista com o controller da empresa Unimed Araras, além de demonstrar a importância do setor de auditoria interna no departamento de controladoria e considerações para implantação do departamento de controladoria.

2. O MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO. MISSÃO E ESTRUTURA DA CONTROLADORIA E O PAPEL DO CONTROLLER

2.1. Missão, Visão e Valores da Organização

• Missão: Proporcionar e Organizar o trabalho médico, fundamentada nos princípios cooperativistas, oferecendo aos clientes serviços de excelência.

• Visão: Ampliar a posição de melhor operadora na sua área de ação, oferecendo soluções em saúde através do investimento em recursos Humanos, matérias e tecnologias, mantendo um corpo clínico e funcional direto.

• Valores: Compromisso com a Vida, Integridade, Solidez e credibilidade, Compromisso Cooperativista, Satisfação de clientes, cooperados, colaboradores e fornecedores, Inovação e Responsabilidade Social.

2.2. Profissional Controller ou gerente de controladoria

Uma das missões da controlaria na empresa é dar suporte a gestão da empresa de forma ativa, realizando os planejamentos estabelecidos, tendo como principais funções, o executivo da contabilidade administrativa, o controller, usa os relatórios gerenciais para planejar, controlar, reportar à administração e dar suporte a contabilidade.

Um dos maiores desafios do Controller é constituir controladoria para PME, cultura organizacional, limitação da governança corporativa das empresas.

Tendo como base essas informações, seria interessante para uma empresa que desejaria implantar um setor de controladoria implantar um sistema de informação contabil/gerencial, separar as áreas de contabilidade/fiscal da área de planejamento e controle, conhecer bem a estrutura organizacional, identificar as áreas que serão atendidas.

2.3. Função de Controller ou Gerente de Controladoria

Na empresa Unimed Araras a missão da controladoria é colher, interpretar e gerar informações que possam ser usadas na formulação e execução da política empresarial com eficiência e eficácia. Principais funções do Controller da organização é ter conhecimentos em Contabilidade e finanças, sistemas de informações gerenciais, tecnologia de informação, aspectos legais de negócios e visão empresarial, métodos quantitativos, processos informatizados da produção de bens e serviços, etc.

O mercado de trabalho exige alguns desafios na função. O Controller deve possuir novas habilidades, tais como: práticas internacionais de negócios, controles orçamentários, planejamento estratégico, além de tornar-se um profissional de fácil relacionamento e extremamente hábil para vender suas ideias e conceitos.

2.4. A importância da auditoria interna nas organizações

Conforme as empresas foram crescendo e se expandindo economicamente, tornou-se necessário a auditoria interna. A auditoria surgiu devido a este crescimento e ao aparecimento das grandes empresas. Com este crescimento o proprietário não pode supervisionar todas as atividades, com isso surge o auditor interno com métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e ajudar a administração a conduzir de forma correta a empresa.

A auditoria interna é uma ferramenta importante para os controles administrativos, sua ausência expõe a empresa a riscos, erros e desperdícios. Ela fornece informações para que os gestores destinem de forma correta os investimentos, empréstimos ou até mesmo abrir o capital da empresa para novos investimentos.

A auditoria interna avalia de forma independente os controles contábeis e financeiros no sentido de auxiliar a administração, por isso o profissional desta área não deve ser subordinado àqueles cujo trabalho examina.

O auditor interno tem como objetivo emitir sua opinião em relação ao funcionamento dos controles internos, e para isso é necessário planejamento de como deve ser a auditoria, e colher evidências comprobatórias das informações.

Há diversas modalidades de auditoria interna, como a Contábil Financeira, que confere além de outras informações, se os princípios contábeis e lançamentos estão corretos, além de avaliação sobre a liquidez e rentabilidade da empresa.

A auditoria Operacional avalia a eficiência das operações e com isso defini o plano tático ou operacional; já a auditoria de Sistemas avalia a adequação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com