TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de desenvolvimento das estruturas do sistema nervoso

Tese: O processo de desenvolvimento das estruturas do sistema nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Processo de desenvolvimento das estruturas do sistema nervoso.

Atualmente o cérebro Humano são uns dos assuntos mais estudado.

Sede da inteligência, o lugar onde se formam as ideias, e parte as ordens para a execução dos movimentos, é o anteparo de chegada das impressões da visão, audição, olfação, paladar e tato.

A estrutura do cérebro é virtualmente idêntica de indivíduo para indivíduo e reconhecidamente próxima entre os diferentes mamíferos.

Uma etapa essencial no desenvolvimento do cérebro ocorre quando as células individuais deixam de dividir e se diferenciam, adquirindo características específicas - tais como características neuronais ou de células da glia. A diferenciação organiza espacialmente as células. Tipos distintos de neurónios migram para regiões diferentes, por um processo designado “regionalização”.

O primeiro grande acontecimento na formação de padrões ocorre na terceira semana de gestação humana, quando o embrião humano tem só duas camadas interligadas de células.

A placa neural dobra-se formando o tubo neural. A. Um embrião humano 3 semanas após a concepção. B. A placa neural formando a superfície dorsal do embrião humano. C. Alguns dias depois, o embrião desenvolve protuberâncias da cabeça no lado anterior. A placa neural permanece aberta tanto no lado da cabeça como caudal, mas fecha entre estes dois extremos. D, E, F. Diferentes níveis do eixo da cabeça à cauda, representando etapas distintas do fecho do tubo neural.

Um pequeno conjunto de células na superfície superior da bicamada possui as instruções para formar o cérebro e a medula espinhal. Estas células formam uma estrutura semelhante a uma raquete de ténis designada placa neural, sendo a sua parte frontal destinada ao cérebro e a parte distal à medula espinhal. Os sinais que regem o destino destas células são provenientes da camada inferior, que irá formar o esqueleto e os músculos do embrião. Várias regiões diferentes do sistema nervoso, em fase precoce de desenvolvimento, expressam grupos distintos de genes, fazendo prever o aparecimento de áreas cerebrais – telencéfalo, mesencéfalo e cérebro posterior – com arquitetura e função específicas.

O enrolamento

Uma semana mais tarde, a placa neural enrola-se, fechando em tubo que fica inserido no interior do embrião, envolvido pela futura epiderme. Nas semanas seguintes ocorrem mudanças adicionais profundas, incluindo alterações na forma das células, divisão e migração, e adesão celular. Por exemplo, o tubo neural dobra-se de modo a que a região da cabeça é inclinada em direção à zona do tronco, em ângulo reto.

A morfogénese do cérebro humano entre 4 semanas (A), e 7 semanas (D) após a concepção. Regiões diferentes expandem-se e desenvolvem grandes curvaturas ao longo do eixo longitudinal.

Um princípio base da organização padrão do corpo é que as células descobrem a sua posição em relação ao eixo principal – anterior/ posterior; superior / inferior.

De facto, cada célula determina a sua posição relativamente a estas coordenadas, da mesma forma que o leitor de um mapa determina a sua posição, medindo distâncias a partir de posições bem determinadas. A nível molecular, o embrião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com