TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODULO VI PROFUNCIONÁRIO

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Nos dias 22 e 23 de Outubro, estudamos mais um módulo do Curso em Gestão Escolas com a professora formadora do CEFAPRO, Ivanir.

O que é gestão da educação escolar? Gestão da educação escolar é o modo como é administrada a educação nas escolas. É o modo como as coisas são geridas dentro da comunidade escolar. É importante frisar que a gestão escolar não pode ser feita unicamente pelo diretor, mas sim todos os demais servidores que fazem parte do processo escolar e devem contribuir para essa gestão. Cada funcionário seja ele o professor, merendeira, auxiliar da limpeza, vigia ou secretário escolar e até a comunidade local tem um papel fundamental na educação escolar dos alunos.

São varias as maneiras de fazer gestão em uma instituição, mas no caso de uma escola deve ser feita de forma diferente. A escola deve proporcionar aos alunos bem estar e nunca fazer com que ele só vá à escola por obrigação. A escola serve para educar as crianças não somente através de aprendizagem de livros, mas sim ensiná-lo para a vida, ensinar o respeito e o amor ao próximo. A escola tem que conquistar o aluno para que ele tenha um bom rendimento escolar é preciso que ele estude por livre vontade, assim fará tudo com mais dedicação e carinho.

Todos os funcionários devem participar do processo de gestão da escola, dessa forma o diretor deve procurar reunir-se com todas as classes para conversar sobre as decisões da escola.

Para que a escola consiga oferecer um ensino de qualidade e ter suas documentações em dia é preciso organização em varias setores, mas o PPP deve ser a identidade da escola, nele deve ser colocado tudo aquilo que realmente reflete o que poderá ser efetuado na instituição, não propor aquilo não será possível realizar para que não haja frustrações futuras.

Há varias concepções sobre o papel da escola, uns acham que a função da escola é desenvolver um trabalho voltado para atender as necessidades da clientela, na construção do conhecimento e suas capacidades, afetiva, física, cognitiva, ética, para agir com perseverança na busca do conhecimento; Outros acham que a função da escola é formar cidadão consciente de seus deveres e de seus direitos.

A gestão escolar mudou muito em relação a outras épocas, conforme lemos no livro na década de 1990 tudo foi muito conservador, e foi nessa época que houve os mais importantes acontecimentos no mundo do trabalho e da produção. Nesse período foram feitas varias reformas na educação básica sendo que não se trata somente de escolarização, mas sim de uma pratica social.

Antes qualquer pessoa era professor e ensinava o que sabia em cômodos pequenos e apertados, hoje em dia é preciso se qualificar para estar em uma sala de aula e a grande maioria das escolas possuem boa estrutura. Mas infelizmente esse profissional qualificado ainda não é bem remunerado, dizem até que o professor é o servidor de nível superior que ganha menos entre todos. Isso não deveria acontecer tendo ele um papel fundamental na formação das crianças que futuramente serão aqueles que decidiram o país.

Por isso é preciso lutar para que a gestão nas escolas sejam democráticas e participativas, e que nunca só um decida por todos, pois não importa qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com