TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Progestão - Módulo VI

Monografias: Progestão - Módulo VI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL MÓDULO VI

“Como gerenciar os recursos financeiros?”

É fundamental que o gestor desempenhe a gestão financeira de forma consciente e comprometida e perceba a gestão financeira como uma das atribuições da função que exerce. Para tal, deve seguir as etapas fundamentais da gestão financeira que são: Planejamento, execução e prestação de contas.

O gestor deverá ter sempre em mente que a escola pública é parte integrante do sistema de administração pública tendo, portanto, o dever de aplicar os princípios básicos da administração pública, quais sejam: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade.

Destarte, faz-se necessário que o gestor realize um sério planejamento para aplicação de recursos, onde esteja bem claro com o que se vai gastar (objeto); o período de execução (inicio/ térmico); justificativa da proposição (possibilidade/necessidade); cronograma de execução (meta/ etapa ou fase); plano de aplicação (valor em R$); cronograma de desembolso (data e valor em R$ que serão gastos as recursos). Assim, o gestor ficará mais seguro para realizar de forma mais eficaz a gestão financeira da sua unidade escolar.

O gestor deverá dar especial atenção ao cronograma de desembolso, as formas de liberação dos recursos, aos mecanismos de contratação, pagamento e comprovação das despesas, aos cheques emitidos, as notas fiscais de gastos realizados e os recibos de serviços prestados, pois, esses instrumentos constituem o registro da gestão financeira realizada na escola e devem ser cuidadosamente acompanhados e arquivados para o momento correspondente à etapa da prestação de contas.

Importante salientar que em todas as compras deverá ser exigida a nota fiscal de venda a consumidor ou a nota fiscal de serviços e nesta nota fiscal deverá conter o nome da pessoa que atesta o recebimento, RG, CPF e assinatura do mesmo. Assim como, em caso de pagamento com cheque deve- se tomar o cuidado de fazê-lo nominal e cruzado.

É necessário também, prestar contas de todas as despesas que foram realizadas com recursos públicos, pois, a comunidade escolar também deve ter conhecimento de todas as despesas realizadas pela escola e estar conscientes do seu direito de exigir ensino de qualidade. Para tanto, o Colegiado Escolar ou o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) deve verificar atentamente a prestação de contas e apresentá-la à comunidade escolar, cabendo ao gestor ser o mediador deste processo e numa linguagem simples, apresentar o valor dos recursos recebidos e com o que foi gasto. O importante é manter sempre a organização e o compromisso nos procedimentos a serem tomados.

Questão 1) O que de mais significativo aprendi neste módulo?

Aprendi que preciso ampliar conhecimentos, adquirir algumas habilidades relacionadas à gestão de recursos financeiros, como elaborar planos de aplicação, quadros demonstrativos de despesas, planilhas e prestação de contas, pois, o gestor, é multiplicador de competências em gestão de recursos financeiros, sendo a correta aplicação destes recursos, uma forma de proporcionar um ensino de qualidade com transparência e compromisso.

Questão 2) Quais aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?

Os conteúdos tratados foram fundamentais para que eu consiga desenvolver uma gestão financeira organizada, comprometida e conhecedora de procedimentos eficazes, como: o posicionamento da escola no sistema de ensino; os princípios da administração pública; as fontes de financiamento da educação básica; as etapas da gestão financeira (planejamento) e também, outras possibilidades de arrecadar recursos financeiros por meio das parcerias que a escola pode estabelecer.

Silvana A. Guerra Baessa

São José do Mantimento/MG

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »