TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONIÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO III DOMINGO DA QUARESMA

Ensaios: MONIÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO III DOMINGO DA QUARESMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

Entrada: Água, luz e vida. São os grandes símbolos baptismais do terceiro ao quinto domingo da Quaresma.

Estamos, pois, cara a cara com Cristo, e somos chamados a cavar fundo o poço das nossas misérias, para deixar o Senhor abrir em nosso coração uma fonte de água viva para a vida eterna!

Regenerados, um dia, nas águas do Baptismo, purifiquemo-nos agora nas lágrimas da penitência e invoquemos do Senhor a sua compaixão!

Kyrie:

Senhor, que buscando-nos a nós, vos sentistes cansado, tende piedade de nós!

Cristo, Profeta do Amor e da Verdade, tende piedade de nós!

Senhor, Salvador do Mundo, tende piedade de nós!

Usar formulário próprio para os escrutínios baptismais: (Missal, 1063 ou RICA n.377 e ss)

Oração colecta

Concedei, Senhor, a estes eleitos a graça de chegarem digna e conscientemente à profissão de fé no vosso nome, para que a sua primitiva dignidade, perdida pelo pecado original, seja renovada pelo poder da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. R. Ámen.

LITURGIA DA PALAVRA

• 1ª leitura

• Salmo: Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações…

• Aclamação ao Evangelho

• Evangelho a três vozes: Narrador, Jesus, Samaritana (fórmula breve)

FÓRMULA BREVE – MISSA COM A CATEQUESE

________________________________________

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Narrador: Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus:

Jesus: «Dá-Me de beber».

Narrador: Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana:

Samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?».

Narrador: De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus:

Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva».

Narrador: Respondeu-Lhe a mulher:

Samaritana: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?».

Narrador: Disse-lhe Jesus:

Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna».

Narrador: Suplicou a samaritana:

Samaritana: «Senhor, dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar».

Narrador: Disse-lhe Jesus:

Jesus: «Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade».

Narrador: Disse-Lhe a mulher:

Samaritana: «Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo».

Narrador: Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher:

«Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».

Palavra da salvação

HOMILIA

Depois da homilia, oração em silêncio

Depois da homilia, os eleitos aproximam-se com os padrinhos e as madrinhas e ficam de pé diante do celebrante. O celebrante, dirigindo-se primeiro aos fiéis, convida-os a orarem em silêncio pelos eleitos, implorando para eles o espírito de penitência, o sentido do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Em seguida, voltando-se para os catecúmenos, convida-os igualmente a orarem em silêncio e exorta-os a que manifestem também os seus sentimentos de penitência por uma atitude corporal, inclinando-se ou ajoelhando. Por fim conclui com estas palavras ou outras semelhantes:

Celebrante - Eleitos de Deus, inclinai-vos (ou: ajoelhai) e orai.

Os eleitos inclinam-se ou ajoelham. E todos oram durante algum tempo em silêncio.

Preces pelos eleitos (cf. Outro formulário de Preces para o I escrutínio RICA n.378)

Enquanto decorrem, os padrinhos e as madrinhas põem a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

1. Para que a Santa Igreja seja capaz de dar resposta à procura e à sede de Deus, que há no coração de cada pessoa, conduzindo os homens a Cristo, fonte de água viva. Oremos ao Senhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com