TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Artigo: MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento tecnológico e a presença de novos equipamentos tanto nas casas quanto em sala de aula, modificaram as relações sociais inclusive no ambiente escolar.

Há uma necessidade de encarar a tecnologia como um importante instrumento para o trabalho docente, não se pode deixá-la de lado e nem supervalorizá-la, o correto é fazer dela uma ferramenta para a construção do conhecimento, por meio de todos os recursos que pode nos oferecer. Auxiliar o aluno na busca, na organização e na análise de tanta informação se tornou o grande desafio da educação atualmente. (MORAN, 2007)

A EDUCAÇÃO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

A utilização de tecnologias multimídias nas salas de aula vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional.

Promover a educação de qualidade deve ser o nosso foco como educador e das políticas governamentais, já que é por meio da melhoria da qualidade da educação pública que se pode garantir o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Devemos, portanto, pensar em como melhorar, aproveitando o grande potencial educacional das novas tecnologias que auxiliam no trabalho do professor em sala de aula.

Espera-se que a utilização dos conteúdos educacionais digitais multimídia contribua para o enriquecimento curricular e o aprimoramento da prática docente aos quais observamos:

• a melhoria continuada da formação docente;

• aulas e práticas pedagógicas mais interessantes e eficazes;

• a criatividade;

• o desenvolvimento de projetos como estratégia pedagógica;

• o estabelecimento de redes de cooperação e acesso a informações atualizadas e de qualidade;

• aprendizagens construtivas.

Os inúmeros recursos de multimídia possibilitam tornar as aulas mais ricas e a comunidade escolar tem que se conscientizar que esse recurso tecnológico pode beneficiar tanto o aluno como o professor. Podemos utilizar: tvs, vídeos, áudios, imagens, jogos, computadores, softwares, entre outros.

As multimídias na educação são ferramentas que auxiliam no planejamento das aulas e estão desafiando a educação. Podem ser atrativas, estimulam a aprendizagem significativa, de forma atraente, inovadora e criativa, formam redes de interação social, socializam aprendizagens e construções, possibilitam pesquisas e metodologias diferenciadas, registram projetos, dramatizações e pesquisas.

Imagem 1 - Exemplo de um mapa conceitual sobre o tema Multimídia na Educação

Fonte: mapa conceitual disponível em http://bmtche.blogspot.com.br/2010/06/mapa-conceitual_17.html

Hoje em dia é difícil fazermos alguma coisa sem a ajuda do computador. Muitas coisas como agenda e planilhas de papel foram substituídas pelos computadores, que facilitam o fechamento de notas, controle de presenças, emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto.

Chegamos num momento em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais aproveitada, a sala de aula.

É evidente que os alunos hoje estão insatisfeitos com as aulas tradicionais, pois a internet invadiu nossos lares com força total, podendo navegar pelo mundo todo sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa mais professor.

Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Já que os alunos gostam tanto de aula que utilizam a tecnologia, então por que não usá-la a seu favor? A escola precisa se modernizar para acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar ultrapassada e desinteressante.

Lembrando que não é só passar a atividade da lousa para o computador, é fundamental que a metodologia utilizada seja pensada junto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece, porém não se pode perder o objetivo principal que é a aprendizagem.

Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor, facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse.

No Ensino Médio, em língua portuguesa, por exemplo, podem ser trabalhados textos utilizando apenas o computador e o world. O professor pode incluir palavras erradas e pedir aos alunos que revisem, entre outros. Junto com o professor de matemática podem ser elaborados gráficos e tabelas no Microsoft Excel. Podem ser feitas videoconferências, realizadas através do skype, por exemplo, fórum e conversas on-line. Podem ser apresentadas as aulas em Power Point exibidas nas telas projetoras.

Imagem 2 - Exemplos de atividades utilizando o Microsoft Word

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com