TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro E Microeconomia

Artigos Científicos: Macro E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1.1 INFLAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. (A influência da inflação sobre a economia do país é desfavorável, pois a inflação dá origem a um crescimento rápido, incessante e extremamente desigual dos preços das mercadorias. Em consequência destas modificações surgem grandes diferenças de rentabilidade nos diferentes ramos de atividade, estimulando o desenvolvimento de alguns e provocando uma grande descida de produção doutros SITE EUMED.NET) . Isto nos faz refletir e analisar para que vejamos a dispersão e indecisões nos ramos de produção.

2.1.1.1 TAXA DE JUROS

Já a taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia. (Primeiro, é importante destacar que o Brasil nos últimos nove anos, não vive ou não viveu uma pressão inflacionária; segundo, os pequenos aumentos inflacionários que ocorreram foi principalmente, por conta do aumento dos preços dos alimentos; inflação não se combate somente com aumento de taxa de juros é necessário diagnosticar se a inflação é de demanda, ou seja, se as pessoas procuram além do que é ofertado, ou se é, de oferta/custos quando se aumenta, por exemplo, o preço da gasolina, a tendência é que outros produtos venham a encarecer também SITE ALÉM DE ECONOMIA ) . Esse trecho nos leva à saber que os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender um consumo maior.

2.1.1.1.1 TAXA DE CÂMBIO

Temos também Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. ("A taxa de câmbio é tudo", afirma Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas têm seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos SITE TERRA – ECONOMIA ) . A taxa de câmbio é um dos preços relativos mais importantes em um país de economia aberta.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

A) MEDIDAS DESCRITIVAS

I) Medidas de Tendência Central

A Estatística trabalha com diversas informações que são dispostas por meio de gráficos e tabelas e com diversos números que representam e caracterizam um determinado grupo. Dentre todas as informações, podemos retirar valores que representem de algum modo, todo o grupo. Esses valores são determinados de “valores de tendência central”. Entre estes valores temos a moda. Moda é uma medida de tendência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com