TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro E Microeconomia

Trabalho Universitário: Macro E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Com o objetivo de demonstrar de forma clara e ampla as idéias pertinentes ao campo administrativo, esta produção de texto foi elaborada, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia, explorando os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Também está sendo exposto o conceito de ética empresarial, política e sociedade trazendo uma referência à sustentabilidade assunto tão importante e debatido atualmente em todo o mundo. A oportunidade de explorar os assuntos expostos nesse trabalho pôde proporcionar a ampliação do conhecimento e tal afirmativa pode ser verificada no texto a seguir.

1. Macroeconomia e microeconomia

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, traz uma visão reducionista, e agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo.

A macroeconomia é a parte da economia que estuda o montante dessa produção e a distribuição da renda por entre os agentes econômicos.

Segundo notícia publicada pelo site www.estadao.com.br, a inflação (processo no qual o nível do preço está subindo e o dinheiro está perdendo valor) “empurrou para cima” a arrecadação tributária em agosto, que chegou a R$83,9 bilhões, um recorde para o mês. O aumento da arrecadação foi de 2,68% em relação ao mesmo período do ano passado, isso sugere que as empresas elevaram o preço de seus produtos, conseguindo assim, recuperar margens de lucro e isso só foi possível por causa da inflação. O esperado, era que a arrecadação apenas se estabilizasse, afinal, tem sido um ano de aperto.

A Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade divulgou o resultado de uma pesquisa que mostra um aumento das taxas de juros de crédito no mês de junho, pela quarta vez. O que se ganha pela aplicação de recursos durante determinado período de tempo ou, inversamente, o que se paga pela obtenção de recursos de terceiros (tomada de empréstimo) durante determinado período, (“trocando em miúdos”) a Taxa de Juros, teve uma média geral no mês de agosto para 5,51% ao mês, se tornando a maior taxa de juros desde novembro de 2012, isso para pessoa física. Para pessoa jurídica, o aumento foi de 3,16% em relação ao mesmo período.

A taxa de câmbio, que é o preço, em moeda corrente nacional, de uma unidade de moeda estrangeira, está sendo desvalorizado, segundo perspectivas do Banco Itaú, que divulgou a revisão da sua projeção realizada para 2013 e 2014. Segundo a instituição financeira, o Banco Central deve evitar depreciações mais acentuadas no cenário atual, através de intervenções no mercado de câmbio. “Além da depreciação do câmbio, a conseqüência da queda do otimismo é a subida dos juros de mercado e o aumento do prêmio de risco-país. A percepção de que o Brasil precisa recuperar a competitividade dos seus produtos mantém a perspectiva de depreciação do real no médio prazo”, segundo afirmação do próprio relatório.

2. Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

O método quantitativo é composto por três colunas, são elas: Medidas descritivas (dividida por: medidas de tendência central, medidas de dispersão e técnicas de amostragem probabilística), Números-índices e Deflação de dados.

Como já citado anteriormente, a medida descritiva é subdividida em três partes, ou seja, é composta por três ferramentas de utilização. Uma dessas ferramentas são as medidas de tendência central. Tal tendência lida com dados numéricos, observando a tendência dos conglomerados em torno de um valor central, em média, moda e mediana.

As medidas de dispersão descrevem os dados referentes ao grau de diferença dos valores em relação ao valor central. A medida de dispersão é classificada em heterogênea e homogênea, tendo por ferramentas a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

As técnicas de amostragem probabilísticas são classificadas como aleatória simples (seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, sem critério de divisão da população para extração da amostra), aleatória estratificada (quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo; pode-se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo) aleatório por conglomerado (quando se divide a amostra em subgrupos heterogêneos, sem critérios de separação do grupo) e a amostragem sistemática (que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter o número de elementos almejados).

Outro elemento dos métodos quantitativos é o número-índice. São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples (quando há uma única variável) ou composto (quando há duas ou mais variáveis). E finalmente a deflação de dados que é o oposto da inflação, pois se trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com