TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro E Microeconomia

Trabalho Universitário: Macro E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Cultura Afro Brasileira recebe este nome por influenciar os costumes brasileiros desde o tráfico de escravos africanos. Ela acarretara mudanças em diversos aspectos, pois podemos encontra-la na música popular, nas religiões, na culinária. A condição social como um dos elementos geradores de desigualdades sociais vem cada vez mais, sendo alvo da atenção dos estudiosos na área das ciências sociais.

A partir da década de 20 nas metrópoles, é que os negros começaram a realizar movimentos revolucionários sobre as questões raciais, isso porque eles se encontravam em situação marginal, relegados, tendo em vista, que sofriam de carências culturais pois favoreceram a sua inferioridade. Admitir o negro como cidadão significaria para o contingente dominante, a provável perda dos benefícios angariados ao longo da adoção do trabalho escravo.

DESCRIÇÃO

Este miniprojeto tem como fundamento o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental e médio, através do estudo por meio da temática Cultura Afro Brasileira. O desenvolvimento das atividades terá como ênfase a leitura e a discussão de textos para, o debate de ideias e a produção final de outros textos utilizando os diversos gêneros textuais, incorporando novas ideias e valores étnicos, bem como a utilização correta dos códigos linguísticos. Serão utilizadas diferentes estratégias de estímulo à leitura, escrita e reescrita dos mais variados gêneros textuais tendo como foco a construção da competência leitora e escritora, com vistas a desenvolver o senso crítico dos alunos, bem como sua capacidade de compreender o seu papel na sociedade.

Dessa forma serão desenvolvidas atividades de Leitura e Produção Textual, em todas as disciplinas, através da abordagem do tema “Cultura Afro - Brasileira”. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio serão motivados a produzir textos de gêneros distintos, os quais foram definidos a partir da escolha da referida temática com o propósito de sensibilizá-los para a importância das relações étnico-raciais e oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais. Duração 7 meses. O término do trabalho poderá ser em novembro (20) quando é homenageado o herói negro Zumbi dos Palmares.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.

Superar essa dificuldade tem sido o desafio dos educadores que desejam formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida. Neste contexto, esta escola com base em dados que evidenciam esta dificuldade em todas as disciplinas, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto interdisciplinar, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo gêneros textuais com a temática “ Cultura Afro no Brasil” , com o intuito de discutir a diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais e no resgate da cidadania. Neste sentido, serão realizadas atividades diversificadas que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos educandos.

FUNDAMENTAÇÃO

A proposta desenvolvida nesta investigação consiste em buscar compreender como as variadas condições concretas vivenciadas pelos sujeitos sociais.. Pude conter diversos aspectos importantes sobre a dificuldades do afro brasileiro, dentre os mais relevantes adquirir uma visão mais abrangente, não sobre a desigualdade econômica social entre brancos e negros, mas ainda a ideologia que definia a diferença entre etnias e reservara ao negro uma posição de submissão.

É que a solidariedade assim como a sua incorporação ao mundo da produção ativa é importantes elementos mediadores nas transformações e suas condições de vida. Assim como, uma conscientização de que a cor da pele, não interfere na capacidade das pessoas e uma reforma educacional para conter a discriminação racial.

Estudar o afro-brasileiro, na atualidade, requer estabelecer algumas comparações entre as etnias. Visar coletar dados significativos, que, de uma vez analisados, fornecerá elementos suficientes para argumentações procedentes sobre o tema.

Para que o aluno possibilite uma visão profunda a ao mesmo tempo ampla, pode se fazer o uso da etnografia com a justificativa de apreender e retratar a situação viva do dia – a - dia e de sua dinâmica cultural.. Assim poderá obtiver recursos dos quais permitirão comparar as etnias em relação ao trabalho as escolas de mais e menos favorecidas.. Assim sendo possibilitará a aproximação das pessoas com o objetivo de manter um contato direto, do qual verifique a finalidade do tema.

A escolha de uma faculdade elitizada permitirá estabelecer as diferenças entre as etnias, a política do branqueamento. E no momento fará uma medição entre a teoria e a experiência em relação a escassez do negro em uma instituição elitizada e fazer os ajustes necessários. Um dos instrumentos utilizado poderá ser um questionário do qual facilitará e orientará para o uso de coletas de dados, constituído por uma série de perguntas ordenadas que será respondidas por escrito, Fornecerá suporte as interpretações que vão ser construídas com base nos dados obtidos, e em virtudes delas tomará um posicionamento sobre o tema.

METODOLOGIA

A metodologia se fundamentará no estudo através de temática Cultura Afro Brasileira, para desenvolver atividades relacionadas à leitura e escrita no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Serão utilizados como recursos metodológicos a projeção de filmes (curta), músicas, danças, obras de artes, além de textos escolhidos a partir da realidade dos alunos, que permitem tecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano deles. O desenvolvimento das atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos para o seu entendimento, o debate de ideias e a produção final de outros textos utilizando linguagens variadas, incorporando novas ideias e valores étnicos, bem como a utilização correta dos códigos linguísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com