TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro E Microeconomia ,Etica Politica E Sociedade

Casos: Macro E Microeconomia ,Etica Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  4.902 Palavras (20 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................ 6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................ 19

4. REFERÊNCIAS........................................................................................... 21

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre Microeconomia e Macroeconomia, Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial e Ética politica e sociedade, expondo os aspectos que as distinguem e ressaltando o caráter aditivo dessas teorias ao se fazer analise econômicas.

Até o começo da década de 1930, o que existia era analise econômica, ou teoria econômica. A partir desse período e que se fez a divisão entre Macroeconomia e Microeconomia.

Macroeconomia é o ramo das ciências econômicas, que estuda o agregado econômico (como o produto, a renda, o consumo, as exportações, as importações, por exemplo) seus comportamentos e as relações que guardam entre si.

Microeconomia é o ramo das ciências “voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos ou familiares; ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos; e ,ao estudo da produções e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

Métodos quantitativos, o método de pesquisa quantitativa, como o próprio nome já diz significa quantificar dados, fatos ou opiniões, nas formas de coleta de informações, como também com o emprego de técnicas e recursos simples de estatística, tais como média, percentagem, moda, desvio padrão e mediana, como o uso de métodos mais complexos tais como análise de regressão, coeficiente de correlação etc., bastante comum em defesa de teses. O Método Quantitativo é bastante usa dono desenvolvimento das pesquisas nos campos social, de opinião, de comunicação, mercadológico, administrativo e econômico, representando de forma geral a garantia de precisão dos resultados, evitando enganos e distorções na interpretação dos dados.

A reflexão sobre a Ética ocupa uma grande importância para a humanidade, independentemente das conjunturas e períodos históricos. Mas, certamente, há conjunturas e períodos históricos nos quais a sua reflexão assume maior relevância. A atual conjuntura e período histórico, profundamente caracterizado pela redução das necessidades materiais e culturais humanas aos imperativos do mercado, pelo avanço do oficialismo estatal, pelo controle e manipulação da informação e pela progressiva idiotizarão de uma grande parte da sociedade, exige de nossa parte situar a Ética no centro das nossas ideias e das nossas práticas sociais. Exigência colocada para todos aqueles que reconhecem a pertinência de lutar por um mundo melhor e de avaliar as escolhas e opções realizadas enquanto ator social individual e enquanto parte integrante de atores sociais coletivos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A microeconomia, ao estabelecer princípios gerais, revela-se muito mais abstrata de que a macroeconomia, a qual si encontra voltada ao exame de questões e medidas peculiares a um dado lugar e instante de tempo. Por exemplo, o economista pode usar o instrumental da macroeconomia para analisar os fatores determinantes da taxa de inflação de certo pais, em um determinado período de tempo. Já o instrumental microeconômico de curvas de ofertas e de demanda de mercado serve para analisar o mercado de boi, o mercado de frango, o mercado de milho, etc., em diversos países e em períodos de tempo distintos.

A microeconomia trabalha com a hipótese de um agente (um individuo ou empresa) representativo de realidade e analise. A macroeconomia não faz essa suposição. Se do agregado (conjunto de famílias ou de firmas, ou de consumidores, por exemplo) puder ser extraído, ao acaso, um elemento representativo do padrão de comportamento dos demais, adentrar-se-á o campo da macroeconomia.

A macroeconomia, no máximo, aborda os níveis absolutos dos preços, enquanto a microeconomia tem grande preocupação com os preços relativos.

Apesar da distinção feita acima entre macroeconomia e microeconomia, na vida pratica o economista utiliza (em suas analises) e de maneira interativa, os instrumentais fornecidos pela macroeconomia e pela microeconomia.

Na pratica, a analise não é conduzida em dois compartimentos separados e estanques. Ao analisar as variáveis macroeconômicas e suas relações, deve-se, do mesmo modo, levar em conta as alterações nas variáveis microeconômicas, pois essas podem exercer um impacto sobre as variáveis macroeconômicas e vice-versa.

Conceito de Economia:

“Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.”

Conceito: "Estuda o comportamento de consumidores e Microeconomia”. Produtores e o mercado no qual interagem. “Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em mercados específicos.”

Agentes Econômicos

Em uma economia capitalista, são as famílias, as empresas e o governo, que respondem às seguintes questões: O quê? Quanto?, Como? E Para Quem Produzir?. É o que constitui o chamado "Mercado". São aspectos imprevisíveis, dinâmicos,

ágeis. Já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com