TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia- Teorias E Aplicações

Projeto de pesquisa: Macroeconomia- Teorias E Aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................4

1.1 Macroeconomia e microeconomia

1.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

1.3 Ética, Política e Sociedade

2 CONCLUSÃO ...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos, ética, política e sociedade. Abordando vários aspectos trazendo aos nossos conhecimentos a liberdade da economia, o domínio sobre os negócios e o comportamento humano. Capacitando o administrador de empresas a trabalhar com as informações do mundo contemporâneo, entendendo, como base de tomada de decisão, os fatos estatísticos, econômicos e administrativos.

1 DESENVOLVIMENTO

1. Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-los. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada á política das nações e as vidas das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita as escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a freqüentes mudanças.

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando o desenvolvimento e a resolução de grandes agregados: nível geral de preços (inflação), a balança de pagamentos e taxas de câmbio e o estoque de moeda e taxas de juros, dentre os quais concerne o presente estudo. Assim, verifica-se que a macroeconomia engloba as unidades econômicas particulares e de mercados peculiares (GARCIA; VASCONCELLOS, 2002).

Na economia existem vários agentes que influenciam no desenvolver da mesma como a inflação, taxa de juros e taxa de cambio.

Segundo, Sandroni (1999) a inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. O autor observa que a inflação possui autonomia para se auto-alimentar por meio de reações em cadeia (a elevação de um preço “puxa” a elevação de outros), configurando a chamada “espiral inflacionária”.

Na economia e nas finanças, o conceito de juros diz respeito ao custo de um credito ou á rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Tratra-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo banco central para manter a inflação controlada. Lazana (2001) nota que, no âmbito familiar, a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem à prazo pois taxas maiores aumentam as prestações e afetam a decisão entre consumidor e poupar pois juros mais elevados desestimulam o consumidor e estimulam aplicações financeiras.

Relacionado à taxa de juros, a análise macroeconômica investiga o seu comportamento nas múltiplas fatias do mercado no decorrer do tempo.

A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional. O crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre será mais favorável do que o previsto e a inflação deste ano também será menor do que as estimativas. As garantias são do presidente do banco central, Alexandre Tombine que participou de uma conferencia em Londres.

2. A Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida em torno do valor estipulado existem três tipos de medida central mais utilizado em amostra: a medida aritmética, a mediana e a moda. Medidas de Dispersão- em um conjunto de dados, se todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com