TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroprocessos Logísticos:

Exames: Macroprocessos Logísticos:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  7.149 Visualizações

Página 1 de 2

1) Logística de entrada (inbound logistics): Cuida dos processos de entrada de materiais e produtos e a relação com os fornecedores.

2) Logística interna: Controla as movimentações internas de materiais e estoques. Cuida ainda da movimentação interna de materiais nos processos de produção e fabricação. A logística interna é a sub-área da logística que engloba todas os fluxos e movimentações físicas e operações de apoio que são realizadas dentro do armazém, da nave fabril ou entreposto.

Existem diversas operações logísticas executadas em um armazém ou fábrica tais como: recepção de material (matéria-prima, embalagens, etc.), armazenagem, expedição de produto acabado, abastecimento de linhas de produção, recolha de produto acabado, palatização, etiquetagem, etc.

Cada vez mais, as empresas procuram a melhoria e a otimização dos processos logísticos internos, de modo a eliminar todas as tarefas que não acrescentam valor agregado

3) Logística reversa: Cuida do fluxo inverso de produtos e materiais. É o processo de entrada de produtos, materiais e resíduos a partir do cliente. Muitas vezes a legislação impõe ao fabricante a destinação dos resíduos de seus produtos após o uso. Como exemplos de logística reversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame), a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais;a sobrelotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.

A logística inversa aborda a questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo na atualidade.

4) Distribuição ou logística de saída (outbound logistics): Cuida dos processos que ocorrem com os produtos acabados desde que são armazenados até o momento em que são entregues aos clientes.

5) Logística da informação é uma ferramenta que interliga as atividades logísticas num processo integrado. Este processo integrado é constituído por quatro níveis de funcionalidade: transações, controle de gestão, analise de decisão e planejamento estratégico

Papel da Informação na Logística

O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.

Antigamente, o fluxo de informações baseava-se principalmente em papel, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa a erros. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez.

A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logísticos através da sua melhor coordenação. Além disso, permite o aperfeiçoamento do serviço baseando-se principalmente na melhoria da oferta de informações aos clientes.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »