TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malha viária de salvador

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

02. Perfil da malha viária

Entre as considerações sobre a malha viária, podemos determinar que a via primária de acesso ao Bairro de Itapuã é a Avenida Dorival Caymmi, avenida de maior parte que corta o bairro desde o eixo litorâneo até o acesso a Avenida Paralela. Como via secundária, temos a Avenida Octávio Mangabeira que corresponde toda a faixa da orla – que também permite acesso às ruas terciárias – e a Rua Aristides Milton, considerando esta uma rua de continuidade da Avenida Octávio Mangabeira.

O desenho dos quarteirões do bairro, foi definido inicialmente por uma malha regular e retangular em todo o perímetro da faixa litorânea correspondente do bairro, porém com o crescimento desordenado e a ocupação do solo sendo feita de maneira indevida, o bairro tornou-se evidentemente marcado por uma malha não ortogonal urbana reticulada com cruzamentos atípicos, o que do ponto de vista econômico, tem custos maiores pois serão necessários quilômetros de vias para servir uma mesma área urbana, já que é perceptível a formação de glebas irregulares.

Esse tipo de malha também corresponde à implantação usual para bairros que estão em declive, como o caso de Itapuã, onde seu ponto mais alto está no final da via primária Dorival Caymmi que desemboca na Avenida Paralela e sua parte mais baixa, na desembocadura da Avenida Octávio Mangabeira, ou seja, na faixa litorânea. A topografia junto com o adensamento domiciliar foi fator determinante para o traçado das vias, principalmente das vias terciárias, que são as vias de menor velocidade veicular que dá acesso às residências.

Independente do relevo ou topografia determinante na malha viária, existe permeabilidade por todos os subespaços do bairro de acordo com análise do mapa, sendo que, este desenho é marcado pela tipologia habitacional tradicional de casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com