TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo De Ordenha

Ensaios: Manejo De Ordenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

MANEJO DA ORDENHA

A ordenha significa tirar o leite, ou seja, é o lucro da atividade leiteira. Esse ato deve ser feito sem paradas, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo, sem umidade e longe de outros animais.

As técnicas de ordenha são basicamente duas:

Manual: É preciso limpar o úbere do animal de maneira ascética (isto é, com um sabão especial e usando sempre água potável) para evitar contaminar o animal com mastite. Depois, o ordenhador sempre deve mirar diretamente o ventre da vaca, posicionar a mão direita numa teta do úbere(Glândula mamária (Úbere) o leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere. Tais glândulas são compostas por um grande número de células responsáveis pela secreção do leite. São divididas em quatro quartos, sendo os anteriores responsáveis pela produção de aproximadamente 40% do leite e os 60% restantes produzidos pelos posteriores), enquanto com a esquerda se agarra outros, no mesmo plano da mão, mas, no plano posterior do úbere, e depois inverter constantemente. Isto significa que cada mão ordenha um par de tetas, enquanto uma agarra o anterior de um par, a outra tira o posterior de outro par. A ordenha manual geralmente é caracterizada por baixa eficiência e alto grau de contaminação do leite, mas se bem feita, tem-se maior aproveitamento do leite, e quando bem higienizada pode se tornar melhor que a ordenha mecânica.

Mecânica: Utiliza uma bomba de sucção que ordenha à vaca na mesma ordem da ordenha manual. Extrai o leite a vácuo. A diferença reside em que o faz em menos tempo e sem risco de causar dano ao tecido do úbere. Emprega-se nas indústrias e em algumas granjas onde o gado leiteiro é muito grande. As bombas de sucção devem ser limpas com uma solução de iodo a 4%. No caso da ordenha mecânica, deve-se ter cuidado com a pressão exercida nas tetas e com a hora de retirada das teteiras, para evitar traumas no úbere da vaca. Esse sistema tem grande eficiência, mas uma ordenha mal feita pode diminuir significativamente a produtividade e a rentabilidade da produção leiteira, pois acarreta menor produção de leite, de baixa qualidade, e aumenta o risco de mastite, assim, aumenta o custo de produção.

Ao realizar a ordenha, sempre devem realizar-se quatro tarefas:

1. Ordenharia: Antes de iniciar a ordenha, verifica-se o equipamento de ordenha e o tanque de refrigeração, quanto a limpeza e sanitização. Caso estejam sujos, é necessário fazer uma nova limpeza. É necessário verificar também se todo o material a ser utilizado na ordenha está facilmente disponível: latões, caneca telada ou de fundo escuro para teste de mastite clínica, frascos com os desinfetantes de tetos, papel-toalha, filtro ou coador de leite. O ordenhador deve lavar as mãos antes de iniciar a ordenha, com água limpa e sabonete e secá-las com papel-toalha.

2.

3. Desinfecção da teta: a teta deve ser limpa com água corrente e de boa qualidade e preferencialmente tratada com hipoclorito de sódio.

4. Testes clínicos Isto se realiza com uma caneca telada com fundo preto. Os três primeiros jatos de cada teta devem ser descartados e mais três jatos serão lançados leite sobre caneca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com