TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Galinha Caipira

Casos: Manual Galinha Caipira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

No Brasil, a criação de galinhas caipiras é uma tradição. Mesmo em áreas urbanas, em improvisados galinheiros, a criação dessas aves é meio de obtenção de carne e ovos, geralmente para o próprio consumo familiar. No entanto, a Validação do Sistema Alternativo de Criação de Galinha Caipira Tradicionalmente, as criações domésticas de galinha caipira, praticadas nas unidades agrícolas familiares, se caracterizam pela sua forma de exploração extensiva, na qual inexistem instalações, bem como, a adoção de práticas de manejo que contemplem eficientemente os aspectos reprodutivos, nutricionais e sanitários. Tal fato resulta em índices de fertilidade e natalidade reduzidos, alta mortalidade das crias, principalmente nas primeiras semanas de vida, aliada a um baixo desempenho das aves caracterizam uma atividade de baixa eficiência produtiva. Os problemas sanitários também representam um obstáculo ao sucesso da atividade, além de consistirem em uma fonte potencial para disseminação de doenças, em função da convivência das aves com outros animais ou com pessoas no mesmo ambiente, o que torna esse tipo de prática inviável.

Para o sucesso dessa cultura são necessários cuidados simples, porém constantes, como com a temperatura, disponibilidade de alimentação e controle de possíveis doenças. Um dos fatores que mais influencia para o fracasso dos criadores de galinha caipira é o manejo inadequado, como já está inserida na tradição (principalmente dos agricultores familiares do semi-árido) ocorre muitas vezes a transmissão de técnicas indevidas e que apresentam uma falsa ou inadequada resolução para algumas situações.

Contudo a criação de galinha caipira torna-se um mercado muito promissor como fator que agrega valor ao produto e ser considerado um alimento mais saldavel, já que as novas geraçóes se preocupam com o seu proprio bem estar e com o tipo de alimento que está sendo consumido, além disso a oferta ainda hoje é menor que a demanda.

Para se trabalhar com galinha caipira, pode-se optar por dois tipos básicos de produção: carne e ovos. Mas, também é possível comercializar pintos de um dia, frangas em início de postura e até uma combinação dessas alternativas. O importante é que a ave se adapte bem às condições da região na qual será criada e haja mercado para escoar a produção.

Raças

Existem mais de 120 raças de galinha. Dentre essas, as mais encontradas são as vermelhas, as carijós e as pretas. A mais comum, no entanto, é a galinha caipira que, na verdade não tem raça definida, sendo o resultado de uma mistura de várias raças, ocorrida ao acaso, sem nenhum critério técnico ou algum tipo de orientação zootécnica, graças a isso não apresentam um padrão fixo de tamanho, comportamento e coloração de sua plumagem, tendo em comum a pele amarela, ovos mais pigmentados e carne mais consistente e gosto mais saboroso o que justifica a sua grande procura mesmo sendo mais cara que a galinha de granja.

A EMPARN dá destaque as linhagens ISA LABEL 5757N e Paraíso Pedrês pela sua rusticidade, ampla adaptação às diferentes condições ambientais e boas produções de carne e ovos.

Seleção de aves para criação

O primeiro passo é sempre importante por isso, deve ser tomado com cuidado,as primeiras fêmeas não podem ter adoecido e devem: ter entre 6 e 18 meses de idade ( a partir dos 24 meses o índice de reprodução tende a cair), ser boas poedeiras, mansas, boas criadeiras e possuir bom tamanho.

O galo deve ser retirado de um local diferente das galinhas para que seja eliminada a possibilidade de cruzamentos consanguíneos, cada galo pode cobrir em média 12 galinhas, um número superior exige um esforço maior além de ocorrer um maior aparecimento de ovos inférteis.

Se a criação se iniciar com mais de um galo eles devem possuir características semelhantes para que não haja preferência entre as galinhas resultando em rejeição e devem conviver por um tempo antes de serem colocados no local reservado para reprodução evitando assim que haja competição e brigas entre os mesmos.

Instalações

Existem duas formas de criação sendo elas: sistema confinado e sistema semi-confinado, no primeiro as aves são criadas dentro de galpões durante todo o ciclo de produção tornando mais fácil um controle de diversos fatores externos, no segundo são mantidos os animais dentro de galpões nas primeiras três semanas de vida, tendo acesso depois desse período a piquetes com área variando de 3 à 5m por ave, utilizando o galpão durante a noite onde estarão seus ninhos. Nesse sistema ocorre uma maior variação em sua alimentação já que nos piquetes haverá a presença de árvores frutíferas, insetos e quaisquer outras fontes de alimento que atraírem o animal.

O local utilizado para a criação deve ser construído seguindo alguns critérios para que haja controle de temperatura, disceminação de doenças, proteção contra predadores e um maior conforto reduzindo assim o stress do animal.

O animal deve ser tratado de maneira diferente em cada uma das fases de sua vida sendo assim, no galpão onde serão criados, deverão existir divisões para que nelas sejam colocadas as galinhas em postura, o galo, local para incubação dos ovos, pintos de 1 a 25 dias de vida (cria), pintos entre 25 e 60 dias (engorda) e frangos na fase de terminação.

Local

• Deve ser construído a uma distância entre 30 e 50m da casa para que haja maior facilidade no acesso e ser vigiado mais facilmente.

• Fora da direção do vento para que o cheiro não seja levado até a casa do criador.

• Próximo a uma fonte de água, tendo em vista que uma ave em dias quentes pode consumir até 0,4 L de água/dia.

• Em terreno que não encharque podendo ter um leve declive para facilitar a limpeza, a terra deve estar preparada para o plantio de pasto e/ou outras fontes alimentícias.

Pinteiro/ Circulo de proteção

Nos primeiros dias de vida o controle de temperatura pode ser dificultoso para os pintos, para evitar possíveis problemas relacionados a isso é aconselhável o uso de círculos de proteção que podem ser formados por placas de eucatex e com uma campânula central para controle do aquecimento local (podendo ser substituída por uma lâmpada de 200w ou inferior à depender da quantidade de calor necessária). O comportamento dos animais dentro do círculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com