TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção aprimorada do serviço de empilhadeira

Tese: Manutenção aprimorada do serviço de empilhadeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS

GERENCIAIS

3º Modulo

Melhorando o Gerenciamento de Manutenção de Empilhadeiras

PG3BN

Nomes: RA:

Adenilson Oliveira Costa 6656372991

Daiane Ap. Oliveira Santos 6444304618

Edvania Gonçalves de Oliveira Cruz 6268248884

Fabiano Rodrigues da Silva 6830410005

Francisco Evilazio Vieira Lima 6619336645

José Gerffeson de Lima 6658383903

Mauricio Roberto Victorio 6821480041

Reginaldo Batista 6618344614

Professor Especialista: José Rodrigues Macedo

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2014

INTRODUÇÃO

Na empresa Granmillan transp.loc.e Remoções ind. Ltda. Localizada no bairro Suíço no Taboão em São Bernardo do campo. Cujo o ramo de atuação é prestação de serviços em remoções técnicas e transportes utilizando caminhões guindautos de 5 a 18 ton. e guindaste de até 30 ton.,também atuando na locação de empilhadeiras de 1,5 ton. a 7 ton..

Identificamos um problema como sendo o gerenciamento de frota, onde o controle manual desses ativos, não consegue obter informações suficientes e exatas sobre o controle total, causando um custo alto com manutenções e deslocamentos ineficazes dos técnicos, que sem saber o problema do equipamento se desloca para a manutenção para executar o serviço e muitas vezes tendo que retornar para finalizar. E sem ter o histórico de cada equipamento fica a dificuldade de planejar as manutenções preventivas e corretivas planejadas.

Será implantado um sistema de controle de frota, capaz de fornecer a oficina um histórico de manutenção, com informações sobre próximas manutenções e procedimentos a serem adotados pelos técnicos de manutenção.

Esse processo esta sendo iniciado com o auxilio de uma planilha do Excel, onde é possível armazenar todos os dados de cada equipamento, assim como planejar as futuras manutenções com base nas horas de trabalho segundo o fabricante de cada maquina.

Contaremos com formulários de inspeção/manutenção com cada serviço identificado por horas de trabalho, grau de importância, e a especificação do material necessário para execução, como exemplo tipos de lubrificantes ou ferramentas necessárias. Todas as informações obtidas pelas ordens de serviço ficarão a cargo do líder do setor para inseri-las no novo sistema, assim como o setor de vendas a obrigação de informar o regime de trabalho e onde o equipamento irá trabalhar e buscar com os clientes informações semanais sobre cada equipamento, assim como o valor do relógio horimetro que informa quantas horas o equipamento trabalhou na semana, esse valor será somado pelo sistema que informará qual serviço precisa ser executado.

RESUMO

O primeiro passo foi o treinamento e ambientalização dos colaboradores aos novos procedimentos de trabalho e a construção de novos modelos de relatórios e ordem de serviço, cada passo dessa gestão garantiu a qualidade do serviço e conseguimos na implantação do sistema de gestão uma melhoria no gerenciamento, evitando a falta da manutenção preventiva e consequente mente diminuímos as manutenções corretivas, tornou-se possível um agendamento de serviço junto ao cliente, esse sistema nos ajudou até mesmo um melhor controle de estoque de peças e dando ao setor de compras um prazo para concretizar os pedidos da oficina, quanto ao fornecimento de materiais e insumos.·.

TIPOS DE MANUTENÇÕES

1. Manutenção corretiva:

É a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. Corretiva vem da palavra “corrigir”. A manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes:

Manutenção Corretiva Não Planejada: correção da falha de maneira aleatória, ou seja, é a correção da falha ou desempenho menor que o esperado após a ocorrência do fato. Esse tipo de manutenção implica em altos custos, pois causa perdas de produção e a extensão dos danos aos equipamentos é maior. Quando só existe corretiva, a manutenção é comandada pelos equipamentos (reativa).

 Manutenção Corretiva Planejada: é a correção que se faz em função de um acompanhamento preditivo, detectivo ou até pela decisão gerencial de se operar até a falha. Esse tipo de manutenção é planejado. Tudo que é planejado são sempre mais barato, mais seguro e rápido.

 

2.      Manutenção preventiva:

 É a atuação realizada para deduzir ou evitar falha ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em intervalos definidos de tempo, também chamado de preventiva sistemática. Preventiva vem da palavra “prevenir”.

 Um dos segredos de uma boa prevenção está na determinação dos intervalos de tempo. Como, na dúvida, temos a tendência de sermos mais conservadores, os intervalos normalmente são menores que o necessário, o que implica em paradas e troca de peças desnecessárias.

 A preventiva tem grande aplicação em instalações ou equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente, sistemas complexos e/ou de operação contínua ou locais onde não é possível fazer inspeção preditiva/detectiva.

 

3.      Manutenção preditiva:

 É um conjunto de atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance ou desempenho dos equipamentos, de modo sistemático, visando definir a necessidade ou não de intervenção. Preditiva vem da palavra “predizer”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com