TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Ergonomica Do Trabalho De Operador De Empilhadeira

Trabalho Escolar: Analise Ergonomica Do Trabalho De Operador De Empilhadeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  3.827 Palavras (16 Páginas)  •  4.753 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

Ft. Daniela de Oliveira Marin

Análise Ergonômica do Trabalho para Operador de Empilhadeira

São Paulo

2011

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

Ft. Daniela de Oliveira Marin

Análise Ergonômica do Trabalho para Operador de Empilhadeira

São Paulo

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3

2. OBJETIVOS..............................................................................................5

3. METODOLOGIA.......................................................................................5

4. ANÁLISE ERGONÔMICA........................................................................6

5. CHECK LISTS UTILIZADOS..................................................................16

6. RECOMENDAÇÕES..............................................................................24

7. CONCLUSÕES.......................................................................................24

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................25

INTRODUÇÃO

O processo de armazenagem em qualquer empresa deve seguir algumas normas internas referentes aos tipos de Lay-out, padronização, sistema de informação, giro de estoque e fluxo de movimentação de mercadorias dentro do armazém.

O armazenamento compreende a manutenção de produtos em um ambiente que proteja sua integridade e qualidade.

Os equipamentos de movimentação são muito importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens e atualmente as empresas se especializam no controle das atividades destinadas aos processos de armazenamento dos produtos, seguindo procedimentos para otimizar todos os processos de armazenagem, como etiqueta de identificação dos pallets, equipamentos de movimentação e estruturas de verticalizações para esse armazenamento. (Medeiros, Silva e Moura, 2008)

A paletização é cada vez mais utilizada porque exige manipulação rápida de grandes quantidades de cargas. O uso de empilhadeira e pallet proporciona uma economia de até 80% do capital despendido com o sistema de transporte interno. Um sistema de paletização bem organizado permite a formação de pilhas altas e seguras, oferece proteção às embalagens além de economizar tempo nas operações de carga e descarga. (Dias, 1985)

O uso da empilhadeira, além de trazer benefícios na economia de tempo durante as operações, teoricamente diminui o esforço físico dos trabalhadores na atualidade, já que as cargas de maior peso, hoje não são mais manuseadas manualmente e sim com ajuda mecânica de algum dispositivo.

Em contrapartida, o manuseio de empilhadeiras envolve alguns riscos ergonômicos e até mesmo de acidente de trabalho quando utilizado em condições inadequadas, que devem ser analisados e prevenidos.

Segundo Couto (1995), a Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar condições de trabalho às características do ser humano.

Entre as posições que são exercidas na posição sentada, a dos motoristas ou operadores é uma das que mais ocasionam desconforto corporal. Nesta profissão, em função da realização da tarefa que exige constantes inclinações, rotações e exposições a vibrações, determinados grupos musculares ficam contraídos por muito tempo e também há repetição de vários movimentos em membros superiores e inferiores para comandar o veículo.

Pope (1996), explica que a incidência de lombalgia aumenta nos trabalhadores que permanecem sentados durante longo tempo. Estudos também sugerem que a combinação da vibração e a posição sentada é particularmente prejudicial à coluna vertebral.

Portanto, esse trabalho desenvolve a análise sob o ponto de vista da ergonomia na atividade laboral diária da função de operador de empilhadeira em uma empresa do ramo de armazém e logística, a Brucai.Identifica e analisa os fatores de risco em que estão expostos os trabalhadores e propõe alternativas que reduzam os riscos dessa exposição.

O relatório ergonômico é um documento o qual foi desenvolvido por meio da analise ergonômica dos postos de trabalho. O mesmo foi elaborado de acordo com a NR 17 e contemplou a avaliação das características da população, da organização do trabalho e dos postos de trabalho.

Com mais de uma década de experiência em atividades dedicadas integralmente ao mercado interno brasileiro, a Brucai Logística vem se destacando como uma importante organização do segmento logístico, realizando a prestação de serviços de armazéns gerais, transporte, distribuição de produtos, locação de equipamentos de M & A, terceirização de mão-de-obra e desenvolvendo projetos específicos focados ao segmento industrial.

Fundada em junho de 1997 para atender a demanda de embalagens destinadas às Indústrias Agroquímicas do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, a Brucai Logística inicia suas atividades com a armazenagem desses produtos, fazendo a gestão de estoques de matéria-prima para a produção. Em seqüência passa a atender seus Clientes com o serviço de transporte, realizando a transferência de produtos entre o CD (Centro de Distribuição) e a fábrica, ou a entrega a consumidores finais e distribuidores, sempre no conceito “just in time”, ampliando atendimento também à Indústria Química da Região.

Com o crescimento, a Brucai Logística é homologada como fornecedor de serviços a grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com