TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operador De Empilhadeira

Artigo: Operador De Empilhadeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  8.772 Palavras (36 Páginas)  •  3.668 Visualizações

Página 1 de 36

OPERADOR EMPILHADEIRA

Sumário geral

1. A EMPILHADEIRA 003

1.1. Classificação quanto ao abastecimento 003

1.2. Equilíbrio da empilhadeira 004

1.3. Estabilidade lateral 008

1.4. Centro de gravidade 010

1.5. Triângulo da estabilidade 011

1.6. Componentes 015

1.7. Normas de segurança 102

1.8. Cem procedimentos seguros 104

2. DIREÇÃO DEFENSIVA

2.1. Conceito de direção defensiva e evasiva 118

2.2. Comportamento seguro 121

3. NR 11

3.1. Norma Regulamentadora NR-11. 125

4. APÊNDICES

4.1. Verificação diária 129

4.2. Folha de operação 131

1 . Empilhadeira

Conceito

A empilhadeira é um veículo automotor utilizado para transporte e movimentação de materiais.

Dotada de garfos e outros dispositivos de sustentação de carga, a empilhadeira foi projetada de forma a permitir a "Movimentação e o deslocamento de materiais tanto no sentido horizontal como vertical.

É utilizada para transportar, empilhar e desempilhar cargas, possuindo a capacidade de se auto carregar e descarregar, de acordo com as especificações dos fabricantes.

É um veículo de grande utilidade, que substitui, com vantagens, talhas, pontes rolantes, monovias e também o próprio homem, pois realiza tarefas que ocupariam várias pessoas.

Seu custo e manutenção são elevados. O operador tem em mãos, diariamente, um patrimônio inestimável.

Empilhadeiras Elétricas

São equipamentos versáteis e compactos em função do seu desenho e de suas características operacionais, são próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas.

Geralmente são compactas, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, normalmente possui uma torre de elevação com grande altura aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.

São movidas à eletricidade, sendo sua principal fonte de energia baterias tracionárias. Operam silenciosamente, fator de grande importância em qualquer ambiente produtivo diminuindo consideravelmente ruídos operacionais. Possuem alto grau de giro possibilitando manobras em seu próprio eixo.

Empilhadeiras Manuais

Existe uma variedade muito grande e diferentes tipos de empilhadeiras manuais disponíveis no mercado, atendendo a diferentes necessidades, sendo que, o grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-lo em pé sobre o equipamento ou caminhando segurando o timão (alavanca de manobra).

Empilhadeiras à Combustão

As empilhadeiras à combustão GLP e Diesel são utilizadas mais comumente em pátios, docas, portos, etc. Por serem mais robustas e possuem capacidades que podem chegar a até 70 toneladas, e altura de elevação até 6,5 metros. Além destas características, são disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.

Empilhadeiras Portuárias

Empilhadeira de grande porte usada principalmente em portos, próprias para a movimentação de containers, utilizadas no carregamento e descarregamento de navios.

1.1. Classificação quanto ao abastecimento

As empilhadeiras podem ser movidas a:

● gasolina - é a empilhadeira que mais polui o ambiente;

● diesel - apresenta menor poluição que a de gasolina;

● álcool - polui menos que a de diesel;

● gás - por ser mais perfeita a queima, polui menos que outros combustíveis;

● eletricidade - mais usada nas empresas alimentícias, farmacêuticas e em espaços confinados. Neste tipo de empilhadeira existe maior possibilidade de incêndio que nos demais.

Atualmente pode-se adaptar no escapamento de qualquer empilhadeira com motor de combustão interna o oxicatalizador que economiza combustível e elimina os odores e o monóxido de carbono, reduzindo o índice de poluição.

Quanto a transmissão, as empilhadeiras com motor de combustão interna podem ser:

● Mecânica normal - possui câmbio com conversor de torque, com até quatro velocidades à frente e a ré.

● Mecânica normal com acoplamento fluido - facilita as operações e diminui a quantidade de mudanças de marcha ao sair e ao parar;

● Automática - a mudança de marcha e sentido de direção é feito automaticamente através de controle de alavanca e/ou pedal, cuja força e velocidade é desenvolvida de acordo com a necessidade.

1.2. Equilíbrio da Empilhadeira

A empilhadeira é construída de maneira tal que o seu princípio de operação é o mesmo de uma gangorra. Assim sendo, a carga colocada nos garfos deverá ser equilibrada por um contrapeso igual ao peso da carga colocada no outro extremo, desde que o ponto de equilíbrio ou centro de apoio esteja bem no meio da gangorra.

Entretanto, podemos, com um mesmo contrapeso, empilhar uma carga mais pesada, bastando para isso deslocar o ponto de equilíbrio ou centro de apoio para mais próximo da carga.

Logo, é muito importante saber qual a distância do centro das rodas até onde a carga é colocada.

Toda empilhadeira tem a sua capacidade de carga especificada a um determinado centro de carga, isto em virtude de transportar sua carga fora da base dos seus eixos, ao contrário do que acontece com uma carga transportada por caminhão.

O centro de carga (O) é a medida tomada a partir da face anterior dos garfos até o centro da carga.

Tem-se como norma especificá-las empilhadeiras até 999 kg a 40 cm do centro de carga, de 1000 até 4.999 kg com 50 cm, e de 5.000 até 7000 kg, com 60 cm.

Caso o peso da carga exceda a capacidade nominal da empilhadeira ou o centro de carga esteja além do especificado para ela, poderá ocorrer um desequilíbrio e conseqüente tombamento, com sérios prejuízos tanto para o operador quanto para o equipamento ou para a carga.

Os fatores que influem no equilíbrio de uma gangorra são os pesos utilizados em seus extremos e as distâncias desses pesos em relação ao centro de apoio ou ponto de equilíbrio.

Como não se pode variar o peso próprio de uma empilhadeira, nem a posição do seu centro de gravidade em relação ao centro das rodas dianteiras, ficou limitados a procurar o equilíbrio somente escolhendo adequadamente as dimensões e peso da carga e sua posição sobre os garfos.

As empilhadeiras têm uma tabela onde é especificado o centro de carga e a carga correspondente; é a Placa de Identificação.

Se o operador tentar pegar a mercadoria, com centro de carga maior que o especificado, sem obedecer à diminuição de peso relativa, pode comprometer a estabilidade frontal da empilhadeira.

Para se manter as cargas bem firmes em cima dos garfos, o comprimento dos mesmos deve atingir pelo menos 3/4 da profundidade da carga, ou seja, 75%.

1.3. Estabilidade lateral

Todo operador deve conhecer o que é estabilidade lateral, ou seja, como operar a máquina sem ocorrer o risco de que ela tombe para os lados.

Para que haja estabilidade, qualquer equipamento precisa ter uma base de apoio.

Por exemplo:

Na empilhadeira, a base é feita em três pontos: dois deles estão na parte frontal da máquina, são as rodas de tração. O terceiro ponto é o de união entre o chassi e o eixo de direção, que é formado por um pino montado no meio do eixo de direção e fixado ao chassi.

Este tipo de montagem permite que as rodas de direção acompanhem as irregularidades do terreno, fazendo com que as quatro rodas sempre estejam tocando o solo.

1.4. Centro de gravidade

Além da base, há outro dado importante para a estabilidade lateral, que é o centro de gravidade.

Vamos tomar como exemplo a famosa Torre de Pisa. Imaginemos que possamos amarrar um fio de prumo de pedreiro no centro de gravidade da torre. Enquanto a ponta do prumo estiver dentro da base da torre ela não tombará, porém se a inclinação for suficiente para que a ponta do prumo se desloque para fora da base, a torre tombará.

Quando elevarmos ou inclinamos a carga, o centro de gravidade muda de posição.

Considerando o fio de prumo no (CG – Centro de gravidade), no momento em que a empilhadeira passar sobre uma pedra ou um buraco se a ponta do prumo cair fora da base, ela tombará.

1.5. Triângulo da estabilidade

Numa empilhadeira o ponto central de gravidade está localizado em algum lugar na altura do motor, mas não devemos esquecer que a carga também tem um centro de gravidade.

Na empilhadeira com carga surge um terceiro ponto que é o resultado da combinação dos dois centros (CG + CC) e vai variar de acordo com a movimentação feita com a carga.

1.6. Componentes

Carcaça ou chassi

É a estrutura metálica, geralmente em chapa de aço, que serve de contrapeso para a carga e de proteção para vários componentes da empilhadeira.

Volante

Dispositivo de controle de direção do veículo. Pode ser girado tanto para a direita como para a esquerda.

O volante deve ser mantido limpo, evitando-se choques que possam danificá-lo, bem como tração desnecessária como, por exemplo, utilizá-lo como apoio para subir na empilhadeira.

Contrapeso

Constituído de ferro fundido, situa-se na parte traseira, serve para equilibrar a empilhadeira.

Torre de elevação

Dispositivo utilizado na sustentação dos acessórios de movimentação de materiais. Movimentando-se no sentido vertical, inclinando-se para frente e para trás.

Pedais

Dispositivos que auxiliam o comando do veículo.

● Embreagem: em empilhadeiras com transmissão com cambio mecânico, serve para desligar o motor do cambio.

● Freio: serve para parar ou reduzir a velocidade.

● Acelerador: serve para imprimir maior velocidade ao veículo.

Alavanca de freio e estacionamento

Deve ser usada para estacionar a empilhadeira ou para substituir o pedal de freio em caso de uma eventual falha.

Buzina

Sinal sonoro, que deve ser acionado em cruzamentos, entrada e saídas de portas e locais de pouca visibilidade, visando alertar pedestres e outros veículos. O uso correto é dar três toques curtos.

Motor

É o conjunto de força motriz do veículo que também movimenta as bombas hidráulicas e o cambio mecânico ou hidramático.

Sistema elétrico

É o conjunto formado pelo gerador, bateria, velas, platinado, alguns instrumentos do painel, lâmpadas, etc.

Qualquer avaria nesse sistema é indicado pelo amperímetro ou lâmpada piloto.

Sistema de alimentação

É o conjunto de peças que serve para fornecer e dosar o combustível utilizado na alimentação do motor de combustão interna.

Bateria

Componente do sistema elétrico, que armazena e fornece energia elétrica a empilhadeira.

Em empilhadeiras com motor elétrico utiliza-se bateria tracionaria que serve para tracionar alimentar todo o sistema elétrico. Serve também de contrapeso.

Acessórios para movimento de materiais

São dispositivos utilizados para carregar, transportar e empilhar materiais.

001 - Alongador de Garfos

•Equipamento aplicado no manuseio de cargas compridas.

•Extremamente fácil de colocar e retirar dos garfos (sem o uso de ferramentas).

•Este equipamento proporciona um transporte

seguro, estável e com baixo custo.

•Largura de Cada Alongador: De 160 a 205mm

•Conforme norma para os garfos, o comprimento máximo permitido ao Alongador é igual a 1,6 vezes o comprimento do garfo.

Carga: De 1500 a 1700kg

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

002 - Aparelho Giratório

•Este equipamento é sinônimo de rapidez e segurança no despejo de materiais.

•Utilizado para despejar contenedores com minérios, sucatas, lixo industrial,cargas líquidas, cadinhos com metais líquidos, caixa com frutas, legumes ou cereais, peças fundidas e forjadas.

•Assume também a função de alimentador de fornos com o acompanhamento de haste com caçamba.

•Giro:300º contido nos dois sentidos

•Opera com garfos originais da empilhadeira

•Travamento/fixação dos garfos em diversas posições

•Com os garfos no posicionamento horizontal, a empilhadeira mantém sua versatilidade.

•Alta visibilidade através de chapa base.

Carga: De 1500 a 10000kg

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

004 - Basculador Lateral

Equipamento que tem sua aplicação, siderúrgica, industrial de alimentos,autopeças e farmacêutica operando em corredores estreitos, despejando as mais variadas cargas para o lado da empilhadeira, com total segurança e rapidez.

Basculador: 90 a 100º

Utiliza os garfos originais da empilhadeira

Mantém a versatilidade da empilhadeira quando os garfos estão na posição horizontal.

Opcionalmente, este equipamento poderá ser fornecido com deslocador lateral.

Carga: 800 a 400kg

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

003 - Basculador Frontal

•Este equipamento é muito utilizado por curtumes, industriais de peças de concreto, indústrias metalúrgicas, químicas e alimentícias.

•O basculamento frontal dos garfos de 90º é aplicado para despejar frontalmente cargas acondicionadas em caçambas ou paletes.

•Com os garfos na horizontal, a empilhadeira mantém sua versatilidade, pois pode executar operações normais do dia-a-dia.

•Caçamba e garfos com travamento específico podem acompanhar o Basculador.

Carga: De 2.400 a 7.000kg

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

005 - Caçamba Hidráulica

•A Caçamba Hidráulica SAUR possui entrada frontal em forma de concha e basculamento através de cilindro hidráulico para manusear com excelência os mais variados materiais a granel.

•O engate é feito sobre o porta-garfos e requer uma função hidráulica na empilhadeira.

•Acionamento, através de comando hidráulico

•Movimenta materiais como:

areia,cascalho,aparas,serragem,cereais,cinzas,produtos químicos,lixo industrial,etc.

Carga: 0,4 a 2,0 m3 (metros cúbicos)

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

006 - Caçamba Mecânica

Caçamba Mecânica

A Caçamba Mecânica SAUR é encaixada nos garfos da empilhadeira,possui entrada frontal reta para manuseio dos mais variados tipos de granéis e dispositivo de travamento que mantém a caçamba fixa na posição horizontal.

O despejo do material dá-se por gravidade quando o operador aciona o basculante através de cabo flexível,liberando a trava.Para voltar a posição de carga,basta encostar a caçamba no piso e baixar os garfos,que o dispositivo de travamento engata automaticamente.

Características

• Capacidade : 0,5 a 2,0 m³

• Acionamento: Mecânico através de cabo flexível

• Movimenta materiais como: areia, cascalho, aparas, serragem, cereais, cinza, produtos químicos, lixo industrial, etc.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

007 - Deslocador Lateral

Deslocador Lateral

O Deslocador Lateral SAUR é certeza de agilidade e economia nas operações . Com este equipamento é possível posicionar rapidamente as cargas nas pilhas, eliminando manobras de correção da empilhadeira, economizando pneus, combustível e reduzindo o desgaste dos freios e sistema direcional.

O Deslocador com dupla largura em (DLS 40 E), possibilita transportar cargas largas ou dois paletes ao mesmo tempo.

O Deslocador SAUR, pode ser integrado a vários equipamentos:

Garras,Posicionadores de Garfos, Push-Pull's,Fixadores de Carga,Aparelhos Giratórios, Lanças Guindaste, entre outros.

Características

• Capacidade: De 2.800 a 10.000 Kg

• Largura e furação conforme porta garfos da empilhadeira

• Utiliza grade de proteção de carga e garfos originais da máquina

• Montagem simples e rápida. Presilhas inferiores ajustáveis ao orta garfos da empilhadeira.

• Para empilhadeira retrátil, o Deslocador Lateral (DLS 28 R)possui o formato do porta garfos original da máquina.

008 - Dispositivo de Elevação Adicional

O Dispositivo de Elevação Lateral da SAUR gera em pequeno acréscimo na elevação dos garfos, porém, com grande benefício, como a colocação de uma altura a mais de paletes em todo o depósito. Este equipamento é acionado na mesma alavanca da torre uma válvula de sequência faz com que o Dispositivo eleve-se somente quando a torre já estiver totalmente elevada.

Características

• Capacidade: 2.500 a 4.000 Kg

• Largura do corpo: 1.020 e 1.220 mm (depende da empilhadeira)

• Elevação: De 300 a 500 mm

Carga:

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

009 - Dispositivo para Manuseio de Vidros – Grab

O Grab SAUR é o equipamento perfeito para efetuar a movimentação interna ou carregar e descarregar caminhões com vidros. Este equipamentos além de agilizar o processo de manuseio, tem como principal vantagem a segurança nas operações, pois transporta os feixes de vidros de forma estabilizada e sem operadores próximos ao produto.

Características

• Capacidade: 2.400 Kg

• Abertura: 1.400 a 2.700 mm

• Garfos de apoio: 230 mm de comprimento e 1.500 mm de afastamento

• Avanço do pantógrafo: 1.200 mm do porta garfos (800 mm de curso)

• Giro: 90º

• Deslocamento lateral

• Anteparo lateral posicionável manualmente para encostar na carga

• Revestimento de feltro nas áreas de contrato com o vidro

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

010 - Empilhador Frontal

O Empilhador Frontal SAUR possui avanço hidráulico dos garfos com dispositivo de deslizamento que possibilita carregar e descarregar caminhões somente por uma lateral,diminuindo o espaço para manobras da empilhadeira.

Características

• Capacidade: De 1.500 a 3.000 Kg

• Comprimento dos garfos: 1.200 mm

• Avanço dos garfos: De 290 a 1.250 mm

• Os garfos estão inclusos neste equipamentos

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

011 - Empilhador Frontal Pantográfico

O Empilhador Frontal Pantográfico SAUR possui avanço hidráulico dos garfos através de pantógrafos o que possibilita, entre muitas outras aplicações prateleiras com dupla profundidade, o que reduz pela metade a quantidade de corretores. Este equipamento utiliza os garfos originais da empilhadeira e permite que o afastamento dos mesmo seja variável.

Características

• Capacidade:De 1.500 a 5.000 Kg

• Avanço dos garfos: De 300 a 1250mm

• Utiliza os garfos originais da empilhadeira

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

012 - Empilhador Lateral 45º

Com o Empilhador Lateral 45º é possível operar com empilhadeiras de contrapeso onde operam empilhadeiras retráteis elétricas. Com movimento da empilhadeira de 45º e abertura do empilhador lateral também em 45º torna-se possível e fácil o acesso a estanteiras e ou posicionamento de cargas nas linhas de produção e armazém que possuem espaço reduzido para manobras da empilhadeira.

Características

• Capacidade: De 1.500 a 3.500 Kg

• Giro de 45º para um lado(com uma função hidráulica)

• Giro de 45º para ambos os lados(com duas funções hidráulicas)

:

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

013 - Empilhador Trilateral

Empilhador Trilateral

O Empilhador Trilateral é sinônimo de economia de terreno, construção e manutenção predial (iluminação, limpeza, impostos, seguros e dispositivos contra incêndios).

Este equipamento alimenta prateleiras e empilha cargas em corredores muito estreitos, devido ao giro frontal de 180º e deslocamento dos garfos.

Características

• Capacidade: 1.500 Kg

• Deslocamento: De 1.400 a 1.600 mm

• Comprimento dos garfos: De 1.000 a 1.200 mm

• Adaptável em empilhadeiras de 2.000 a 4.000 Kg

• Garfos com giro hidráulico de 180º permitem acessar os dois lados da estanteria

• Opcionalmente com nivelamento hidráulico dos garfos

Segurança para transitar e armazenar:

• Rolos laterais para guiar a empilhadeira nos corredores.

Com a empilhadeira guiada entre os trilhos mantém-se sempre a mesma distância das prateleiras.

Adicionando-se o deslocamento lateral dos garfos até o final do curso, chega-se a posição correta para depositar a carga na estrutura porta paletes.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

014 - Empurrador de Cargas

O Empurrador de Cargas carrega somente a carga e deixa o palete na empresa eliminado o carregamento manual. Seu tipo construtivo é formado por seis garfos, empurrador e deslocador lateral que facilita a introdução dos garfos nos vãos dos paletes.

Operação:

Na medida em que a empilhadeira vai recuando, o pantógrafo vai abrindo, a fim de que a placa frontal retenha a carga enquanto os garfos vão sendo retirados.

Características:

• Capacidade: De 2.000 a 4.000 Kg

• Comprimento dos garfos: De 1.200 a 2.070 mm

• Largura do equipamento: 1.040 mm

• Espessura dos garfos: 65 mm

• Modelo com dupla profundidade leva 2 paletes de uma só vez

• Equipamento carrega caminhão somente por um lado

• Pode transportar também a carga paletizada

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

015 - Fixador de Cargas

O Fixador de Cargas SAUR permite transitar com cargas instáveis(engradados, tijolos, tonéis, latas, caixas)de modo seguro e rápido com menos danos às mercadorias. Este equipamento é sinônimo de produtividade e pode ser fornecido também no modelo telescópico o que permite uma maior gama de aberturas.

Características:

• Abertura: DE 1.150 a 2.200 mm (para outras medidas entre em contato conosco)

• Válvula de alívio para regular a pressão da placa sobre a mercadoria

• Possui grade de encosto para carga

• Placa superior de construção especial para tijolos retirados do forno

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

016 - Fixador de Tijolos

O Fixador para Tijolos fabricado pela SAUR permite movimentar cargas de tijolos de forma fácil, segura, rápida e com menos danos no produto.

Este equipamento foi aprovado e está sendo utilizado com sucesso nos processos das principais indústrias cerâmicas. Não é necessário a utilização de paletes nas operações com o Fixador de Tijolos SAUR.

Características:

• Abertura de 1.400 a 1.800 mm

• Válvula de alívio para regular a pressão da placa superior sobre a mercadoria

• Possui grade de encosto para a carga

• Placa superior revestida na face inferior com tubos de borracha

• Dimensões placa superior: 1.400 mm de profundidade x 1.00 mm largura com rebaixe lateral externo

porta garfos com 1.200 mm de largura

• 05 garfos posicionáveis com 1.400 mm de profundidade, 50 mm de largura e 63 mm de espessura

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

017 - Fixador de Toras de Madeira

O Fixador de Toras SAUR é utilizado com total eficiência na fixação e transporte de toras/troncos de madeira. Com este equipamento as operações são efetuadas com total segurança, praticidade e rapidez.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 4.000 Kg

• Abertura dos Braços: De 75 a 2.400 mm

• Pode ser instalado em empilhadeiras, tratores e pás-carregadeiras

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

018 - Fixador de Tubos – Longarinas

Este dispositivos para fixação de tubos, longarinas, barras e perfis metálicos comprimento que é instalado no porta- garfos das empilhadeiras efetua a fixação dos materiais sobre os garfos, tornando práticas e seguras estas operações.

Características:

• Capacidade: De 3.500 Kg

• Abertura das Pinças: 75 a 725 mm

• Afastamento dos garfos: 3.100 mm

• Face inferior do braço móvel revestida com lenço de borracha

• Dois cilindros para atuação um em cada garfo e válvula distribuidora de fluxo

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

019 - Fixador de Tubos - Para Empilhadeiras

O Fixador de Tubos SAUR é utilizado com total eficácia e transporte de tubos, barras e perfis metálicos de grande comprimento.

Com este equipamento que vai acoplado em empilhadeiras as operações com total segurança, praticidade e rapidez.

Características:

• Capacidade: 7.000 a 10.000 Kg

• Abertura: De 150 a 1.750 mm

• Utiliza duas funções hidráulicas

• Os garfos não estão incluídos no equipamento

• Bielas fazem o movimento vertical

• Funcionamento: Estrutura horizontal com aba telescópica puxa os tubos contra o porta garfos da empilhadeira.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

020 - Fixador de Tubos - Para Pás-Carregadeiras

O Fixador de Tubos SAUR é utilizado com total eficiência na fixação e transporte de tubos, barras e perfis metálicos de grande comprimento.

Com este equipamento que vai acoplado em pás-carregadeiras as operações são efetuadas com total segurança, praticidade e rapidez.

Características:

• Capacidade: 7.000 a 7.500 Kg

• Abertura: De 100 a 1.065 mm

• Utiliza um a função hidráulica

• Inclui os garfos

•Funcionamento: Após baixar os braços maiores, braços menores abrem pressionando os tubos paralelamente aos garfos.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

021 – Garfos

Os Garfos SAUR são sinônimo de qualidade.

Executados em aço de alta resistência, forjados e temperados, este equipamentos garantem uma operação segura e possuem grande durabilidade.

Modelos para operações específicas conforme as necessidades dos clientes e em execução soldada também são fabricados pela SAUR.

Características:

• Capacidade: De 2.000 a 7.000 Kg

• Engates: ISO 2, ISO 3, ISO 4 e tipo pino

• Comprimentos: De 1.000 a 2.440 mm

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

022 - Garra Basculante para Bobinas

Esta garra é ideal para carregar e descarregar caminhões com bobinas deitada pela lateral da carroceria com total segurança e rapidez. Com 90º de Basculamento e opcionalmente com giro de 360º, este equipamento possui 3 funções hidráulicas.

Características:

• Capacidade: 2.200 a 3.500 Kg

• Abertura: 00 a 1.850 mm

•Basculante de 90º

• Giro de 360º opcional

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulações com buchas auto lubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

023 - Garra Basculante para Bobinas - Encaixe nos Garfos

Esta Garra Basculante para Bobinas é de fácil instalação na empilhadeira, visto que é encaixada nos garfos da máquina e através de engate rápido é feito o acoplamento hidráulico. Não requer ferramentas para remover ou instalar e trabalha com os mais variados tipos de bobinas, deitadas ou em pé e opcionalmente pode ser fornecida com giro.

Características:

• Capacidade: 500 a 1.000 Kg

• Abertura: 350 a 1.300 mm

• Basculamento: 90º

• Utiliza os garfos originais da empilhadeira

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulações com buchas auto lubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvulas de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

024 - Garra com Garfos giratórios

Esta garra foi projetada para obter versatilidade no transporte das mais variadas cargas. Devido ao seu tipo construtivo este equipamento pode manusear cargas paletizadas, produtos cilíndricos, caixas ou fardos.

Garfos com giro hidráulico:

• Permite parar os garfos em todas as posições de 0 a 90º

•Utiliza duas funções hidráulicas

Garfos com giro Mecânico:

• O giro dos garfos mecânicos é provocado pela pressão da carga

• Os garfos retornam a posição original por gravidade

• os garfos possuem faces internas arredondadas para não danificar os produtos cilíndricos

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 5.000 Kg

• Abertura: 570 a 2.410 mm

Comprimento dos garfos: De 1.000 a 1.200 mm

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

029 - Garra Giratória para Bobinas – FU

A Garra Giratória para Bobinas com braço menor fixo e braço maior unido (FU) é o equipamento ideal para operação com bobinas em geral, pois atende grande parte das necessidades dos usuários que buscam uma operação simples, ágil, segura e sem danos ao papel.

Características:

• Capacidade: 1.000 a 3.000 Kg

• Abertura: 350 a 2.600 mm

• Giro: 360º

• Duas funções hidráulicas

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas auto lubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

025 - Garra Giratória de Bobinas - Corpo com Guias

Esta garra é indicada para o manuseio de bobinas com grandes diâmetros, pois o braço é posicionável quando não estiver para baixo.

Característica:

• Capacidade: 1.500 a 1.800 Kg

• Abertura: 600 a 2.050 mm

• Giro de 360º

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas auto lubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

026 - Garra Giratória para Bobinas - Com Swing

Este modelo de Garra permite deslocar as bobinas, tornado o processo para manuseio de bobinas mais ágil e econômico visto que reduz o tempo de manobras e o espaço para armazenagem. Com esta Garra para Bobinas é possível o operador encostar a bobina na parede ou em outra bobina sem manobrar com a empilhadeira. Para proteger o braço menor do atrito com o piso, este possui um conjunto de rolos em poliuretano.

Característica:

• Capacidade: 1.500 a 1.800 Kg

• Abertura: 600 a 2.050 mm

• Giro de 360º

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas auto lubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de ontato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto Design que permite visibilidade ao operador

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

027 - Garra Giratória para Bobinas - Encaixe nos Garfos

A Garra Giratória para Bobinas de Encaixe nos Garfos é o equipamento ideal para acoplar em máquinas versáteis que também utilizam os garfos nas várias operações do dia-a-dia. Este equipamento é acoplado e desacoplado rapidamente nos garfos da empilhadeira sem a necessidade de ferramentas e acessa caminhões somente por um lado.

Características:

• Capacidade: 1.000 a 3.000 Kg

• Abertura: 350 a 2.600 mm

• Giro: 360º

• Duas funções hidráulicas

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas autolubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

028 - Garra Giratória para Bobinas – FD

A Garra Giratória para Bobinas com braço menor fixo e braço maior duplo (FD) permite o manuseio simultâneo de duas bobinas com diâmetros diferentes.

Características:

• Capacidade: 2.200 a 3.500 Kg

• Abertura: 500 a 1.850 mm

• Giro: 360º

• Duas funções hidráulicas(giro e abertura/fechamento)

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas autolubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

030 - Garra Giratória para Bobinas – MD

A Garra Giratória para Bobinas com braço menor móvel e braço maior duplo (MD) permite o manuseio simultâneo de duas bobinas com diâmetro diferentes, com a opção de manusear bobinas de até 300 mm de diâmetro.

Características:

Capacidade: 2.200 a 3.500 Kg

• Abertura: 300 a 1.850 mm

• Giro: 360º

• Duas funções hidráulicas

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas autolubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

031 - Garra Giratória para Bobinas – MDB

A Garra Giratória para Bobinas com braço menor móvel, braço maior duplo e basculamento (MDB) permite o manuseio simultâneo de duas bobinas com diâmetros diferentes, com a opção de manusear bobinas de 300 até 1850 mm de diâmetro. O basculamento frontal existente neste equipamento possibilita pegar e soltar bobinas deitadas ou em pé.

Características:

Capacidade: 2.200 a 3.800 Kg

• Abertura: 300 a 1.850 mm

• Giro: 360º

• Basculamento frontal: 90º

• Duas funções hidráulicas

• Design que permite visibilidade ao operador

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulação com buchas auto lubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às placas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

032 - Garra Giratória para Bobinas – UM

A Garra Giratória para Bobinas com braço menor móvel e braço maior unido (MU) é o equipamento indicado para operações que necessitam uma maior gama de abertura. Ao posicionar a garra em 45° o braço menor torna-se móvel alcançando um fechamento que possibilita manusear bobinas com diâmetro bem reduzido.

Características:

• Capacidade: 1.000 a 4.800 Kg

• Abertura: 250 a 1850 mm

• Giro: 360°

• Duas funções hidráulicas ( giro e abertura / fechamento )

• Estrutura em aço de alta resistência

• Articulações com buchas autolubrificadas

• Braços delgados para melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem

• Olhais para içamento, bem como apoio e proteção às plascas de contato

• Não danifica as bobinas

• Válvula de alívio para regulagem da pressão de aperto

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

033 - Garra Giratória para Lingotes

As Garra Giratória para Lingotes SAUR é sinônimo de rapidez e segurança nas operações, geram menos danos nos produtos e proporcionam melhor aproveitamento de espaço sem uso de paletes.

Este equipamento possui braços específicos para manuseio de lingotes de alumínio e outros.

Características:

• Capacidade: 3.000 Kg

• Abertura: De 1.300 a 2.000 mm

• Giro: 360º

• Buchas auto-lubrificantes

• Regulador de fluxo hidráulico para sincronismo dos braços

• Válvula de alívio para ajustes da pressão de aperto

• Engate traseiro de acordo com o porta garfos da empresa

• Deslocamento lateral opcional

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

034 - Garra Giratória para Pneus

Esta Garra é utilizada para manusear vários pneus simultâneos. Este equipamento confere rapidez e agilidade às operações.

Características:

• Capacidade: 2.000 Kg

• Abertura: De 500 a 1.300 mm

• Giro: 360º contínuos

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

035 - Garra Hidráulica Giratória para Fardos e Caixas

As Garras Giratórias para fardos e Caixas SAUR são sinônimo de rapidez nas operações geram menos danos nos produtos e proporcionam melhor aproveitamento de espaço sem uso de paletes. Este equipamento pode ser aplicado no manuseio de fardos de algodão, lã, fibra sintética, celulose, apara de papel, fenos e bagaço de cana, blocos de sucata, blocos de espuma e ou caixas em geral. Os braços destas garras são produzidos em aço de alta resistência e as mesmas podem ser instaladas em empilhadeiras, pás-carregadeiras e retroescavadeiras.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 5.000 Kg

• Abertura: 500 a 2.340 mm

• Giro: 360º contínuos

• Diversas dimensões de braços

• Braços com nervuras internas em aço de alta resistência para a Garra Giratória de Fardos e com borracha antiderrapante para a Garra Giratória de Caixas

• Engate traseiro de acordo com o porta garfos da empilhadeira

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

036 - Garra Hidráulica para Bombonas – Encaixe nos Garfos

Manusear bombonas cheias ou vazia com praticidade e segurança é a função da Garra Hidráulica para Bombonas SAUR. Este equipamento transporta uma bombona por operação e afasta o operador de produtos perigosos. É fácil instalada e removida da empilhadeira, sem o uso de ferramentas.

Características:

• Capacidade: 1.000 Kg

• Abertura: 450 a 650 mm

• Requer engate para acoplamento hidráulico

• Acessa caminhões somente por uma lateral

• Opcionais: Giro de 360º contínuos ou basculamento

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

037 - Garra Hidráulica para Caixas

As Garras Hidráulicas para Caixas SAUR são sinônimo de rapidez e praticidade nas operações,geram menos danos nos produtos e proporcionam melhor aproveitamento de espaço sem uso de paletes. Este equipamento é aplicado no manuseio de caixas em geral. Os braços destas garras são produzidos em aço de alta resistência revestidos internamente com borracha anti- derrapante e as mesmas podem ser instaladas em empilhadeiras, pás-carregadeiras e retroescavadeiras.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 10.000 Kg

• Abertura: De 500 a 3.100 mm

• Diversas dimensões de braços

• Braços revestidos com borracha anti-derapante

• Ampla visibilidade através do corpo

• Buchas auto-lubrificantes

• Regulador de fluxo hidraúlico para sincronismo dos braços

• Válvula de alívio para ajuste da pressão de aperto

• Engate traseiro de acordo com o porta garfos da empilhadeira

• Deslocamento lateral opcional

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

038 - Garra Hidráulica para Caixas - Encaixe nos Garfos

As Garras Hidráulicas para Caixas de Encaixe nos garfos SAUR são sinônimo de rapidez, praticidade e versatilidade nas operações, geram menos danos nos produtos e proporcionam melhor aproveitamento de espaço sem uso de paletes. Este equipamento é aplicado no manuseio de caixas em geral. Os braços destas garras são produzidos em aço de alta resistência internamente com borracha antiderrapante.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 10.000 Kg

• Abertura: De 500 a 3.100 mm

• Diversas Dimensões de braços

• Braços revestidos com borracha anti-derrapante

• Ampla visibilidade através do corpo

• Buchas auto-Lubrificantes

• Regulador de fluxo hidráulico para sincronismo dos braços

• Válvula de alívio para ajuste da pressão de aperto

• Encaixe nos garfos da máquina

• Utiliza os garfos originais da máquina

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

039 - Garra Hidráulica para Caixas Plásticas

A Garra para Caixas Plásticas SAUR foi especialmente projetada para efetuar com rapidez e total segurança o manuseio de engradados de bebidas e caixas plásticas para frutas (bins). Este modelo de garra, agiliza o processo de expedição e armazenamento das caixas plásticas para bebidas (engradados) e bins.

Características:

• Capacidade: 2.000 Kg

• Abertura dos Braços: 900 a 1.600 mm

• Braços revestidos internamente com borracha antiderrapante

• Dimensões dos Braços: 1.650 mm de comprimento x 2.000 mm de altura

• Possui grande removível de 500 mm

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

040 - Garra Hidráulica para Eletrodomésticos

A Garra para Eletrodomésticos é o equipamento ideal para o manuseio de grandes volumes em blocos inteiros de carga ou em camadas de caixas individuais. Elimina a utilização de paletes e todos os custos inerentes ao seu emprego. Menos danos nas embalagens/mercadorias, segurança nas operações e alta produtividade são os principais benefícios no uso deste equipamento.

Características:

• Capacidade: 1.000 a 2.000 Kg

• Abertura: 450 a 2.480 mm

• Braços revestidos internamente com borracha anti-derrapante

• Diversos tamanhos e tipos de braços

• Grade de projeção junto ao corpo da garra

• Placa de desgaste sob os garfos

• Pressão de aperto controlador por válvula reguladora

• Sincronismo dos braços através de divisor de fluxo de óleo

• Guias com buchas auto-lubrificantes

• Braços pivotados para dividir uniformemente a força de aperto

• Engate de acordo com a empilhadeira

• Deslocamento Lateral opcional

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

041 - Garra HIdráulica para Fardos

As Garras Hidráulicas para Fardos SAUR são sinônimo de rapidez e praticidade nas operações, geram menos danos nos produtos e proporcionam melhor aproveitamento de espaço sem uso de paletes. Este equipamento pode ser aplicado no manuseio de fardos de algodão, lã, fibras sintéticas, celulose, aparas de papel, feno e bagaço de cana, blocos de sucata, blocos de espuma, entre outros.Os Braços destas garras são produzidos em aço de alta resistência e as mesmas podem ser instaladas em empilhadeiras, pás-carregadeiras e retroescavadeiras.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 10.000 Kg

• Abertura: De 500 a 3.100 mm

• Diversas dimensões de braços

• Braços com nervuras internas em aço de alta resistência

• Ampla visibilidade através do corpo

• Buchas auto-lubrificantes

• Válvula de alívio para ajustes pressão de aperto

• Engate traseiro de acordo com o porta garfos da empilhadeiras

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

042 - Garra Hidráulica para tambores – 01

Manusear tambores cheios ou vazios com praticidade e segurança é a função da Garra Hidráulica para Tambores SAUR. Este equipamento transporta 01 tambor por operação e evita o contato direto com proditos químicos perigosos. O disign dos braços desta garra permite encostar um tambor no outro, reduzindo o espaço de armazenagem.

Características:

• Capacidade: 1.000 Kg

• Abertura: 450 a650 mm

• Braços revestidos com borracha para manuseio de 01 tambor

• Regulagem do fechamento dos braços, que permite ajuste ao diâmetro dos tambores sem danificá-los

• Opcionalmente com giro para despejar gradualmente o conteúdo dos tambores

• Uma função hidráulica para abrir/fechar os braços. Nos modelos com giro de possui duas funções hidráulicas

• Encaixe no porta garfos da empilhadeira

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

043 - Garra Hidráulica para Tambores – 02

Manusear tambores cheios ou vazios com praticidade e segurança é a função da Garra Hidráulica para Tambores SAUR. Este equipamento transporta 02 tambores por operação e evita o contato direto com produtos químicos perigosos. O disign dos braços desta garra permite encostar um tambor no outro, reduzindo o espaço de armazenagem.

Características:

• Capacidade: 1.000 Kg

• Abertura: 450 a 650 mm

• Braços revestidos com borracha para manuseio de 02 tambores

• Regulagem do fechamento dos braços, que permite ajuste ao diâmetro dos tambores sem danificá-los

• Opcionalmente com giro para despejar gradualmente o conteúdo dos tambores

• Uma função hidráulica para abrir/fechar os braços. Nos modelos com giro de possui duas funções hidráulicas

• Encaixe no porta garfos da empilhadeira

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

044 - Garra Hidráulica para Tambores - Encaixe nos Garfos

Manusear tambores cheios ou vazios com praticidade e segurança é a função da Garra Hidráulica para Tambores SAUR. Este equipamento transporta um tambor por operação e afasta o operador de produtos perigosos. É facilmente instalada e removida da empilhadeira, sem o uso de ferramentas.

Características:

• Capacidade: 1.000 Kg

• Abertura: 450 a 650 mm

• Opera com tambores deitados ou em pé

• Design dos braços permite encostar um tambor no outro

• Requer engate rápido para acoplamento hidráulico

• Acessa caminhões somente por uma lateral

• Opcionais: Giro de 360° contínuos ou basculamento

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

045- - Garra Hidráulica para Tambores - Tambores deitados

Este equipamento foi especialmente desenvolvido pela SAUR com objetivo de manusear tambores cheios ou vazios de forma rápida e segura, afastando o trabalhador de produtos insalubres. A forma construtiva desta Garra permite carregar e descarregar tambores, independente se deitados ou em pé, encostados uns nos outros ou não.

Características:

• Capacidade: 1.000 Kg

• Giro: 360º Contínuos

• Revestimento das conchas: Borracha

• Instalação: No Porta- Garfos ou nos garfos da empilhadeira

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

046 - Garra Hidráulica para Tijolos

A Garra Hidráulica para Tijolos SAUR foi especialmente projetada para efetuar com agilidade e total segurança o manuseio de tijolos, tornando o processo após forno muito mais rápido e conseqüentemente mais produtivo.

Características:

• Capacidade: 2.000 Kg

• Abertura: De 550 a 1.800 mm

• Revestimento dos Braços: borracha

• Dimensões dos Braços: 1.400 mm de profundidade e 1.400 mm de altura

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

047 - Garra Mecânica para Tambores - 01 Tambor

A Garra Mecânica para Tambores SAUR é um equipamento muito prático de ser usado. Acoplado nos garfos da empilhadeira, esta garra efetua o fechamento dos braços através de sistema de alavancas e transporta 01 tambor por vez apoiado pela nervura do mesmo.

Para soltar o tambor basta apoiá-lo, aliviando seu peso rápido.

Características:

• Capacidade: De 300 a 600 Kg

• Abertura: 445 a 545 mm

• Transporta 01 tambor por operação

• Utiliza os garfos originais da máquina

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

048 - Garra Mecânica para Tambores - 02 Tambores

A Garra Mecânica para Tambores SAUR é um equipamento muito prático de ser usado. Acoplado nos garfos da empilhadeira, esta garra efetua o fechamento dos braços através de sistema de alavancas e transporta 02 tambores por vez apoiados pelas próprias nervuras.

Para soltar o tambor basta apoiá-lo, aliviando seu peso próprio.

Características:

• Capacidade: De 300 a 600 Kg

• Abertura: 445 a 545 mm

• Transporta 02 tambores por operação

• Utiliza os garfos originais da empilhadeira

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

049 - Garra Mecânica para Tambores - Fixação Anel Superior

Esta Garra mecânica é um equipamento indicado para operação de transporte de tambores, que não envolvem despejo e que não necessitem basculamento. Este equipamento é facilmente acoplado aos garfos da máquina e suspende os tambores pelo anel superior, com encosto na parte de baixo do mesmo.

Características:

• Capacidade: Tambores de até 200 Litros

• Modelos para transportar 01, 02 ou 03 tambores

• Não requer instalação hidráulica

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

050 - Garra para Forjados

A Garra para Forjados da SAUR é aplicada na colocação e retirada de barras de aço e peças em prensas, com agilidade e total segurança para os operadores.

Características:

• Capacidade:300 Kg

• Abertura: De 0 a 500 mm

• Basculamento das placas de contato de 90º

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

051 - Garra para Rodas

A Garra para Rodas SAUR é o equipamento certo para efetuar com praticidade, rapidez e segurança o manuseio de rodas com grandes dimensões e peso, como é o caso de caminhões fora de estrada, tratores, pás-carregadeiras, motoniveladoras e outras máquinas rodoviárias.

Características

• Capacidade: De 1.000 a 7.000 Kg

• Abertura dos Braços: De 1.080 a 4.000 mm

• Giro de 105º das placas de contato que possibilita colocar as rodas na posição vertical ou horizontal

• Giro do Corpo (opcional) permite o ajuste dos furos das rodas para montagem na máquina rodoviária

• Deslocamento Lateral integrado ou no porta garfos da máquina.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

052 - Garra para Siderúrgicas

Este equipamento foi especialmente projetado pela SAUR para efetuar com excelência a captação de resíduos em fornos siderúrgicos. Adaptável nos mais variados modelos de empilhadeiras, a Garra para Limpeza de Fornos Siderúrgicos é um equipamento que oferece total segurança ao operador e demais trabalhadores.

Características:

• Capacidade:3.000 Kg

• Alcance máximo do Braço: 3.000 mm

• Abertura da Garra: 1.270 mm

• Elevação máxima: 3.700 mm

• Giro: 180º

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

053 - Inversor de Cargas

O Inversor de Cargas SAUR é um equipamento que efetua a transferência de cargas de um palete para outro. Na expedição a carga pode ser virada sobre um palete ene way de construção mais simples. No processo fabril a carga pode ser transferida para um palete metálico ou de plástico, evitando a contaminação com madeira. Também pode ser utilizado em tambores com tintas, vernizes e produtos químicos, para girá-los evitando a formação de crosta superficial.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 3.000 Kg

• Abertura: De 780 a 2.330 mm

• Comprimento dos Garfos: De 1.000 a 1.200 mm

• Giro do corpo de 360º contínuos

• Quando o par de garfos vermelhos está girando para baixo, o mesmo não se movimenta

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

054 - Inversor Empurrador de Cargas

Com o Inversor Empurrador de Cargas SAUR os paletes são retirados na empresa,tornando a expedição mecanizada, reduzindo a mão-de-obra e economizando em paletes.

Características:

• Capacidade: De 1.500 a 2.500 Kg

• Abertura: De 600 a 2.150 mm

• Pantógrafo: Instalado atrás do giro do inversor, permite o carregamento do caminhão somente por uma lateral

• Deslocamento Lateral: Indispensável na operação para encostar a carga em outra já disposta. Pode ser integrado ao Inversor Empurrador ou já estar instalado na empilhadeira.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

055 - Lança Guindaste - Encaixe nos Garfos

Manusear cargas suspensas com total segurança, transportar e armazenar contenedores flexíveis (big-bang's) e cargas suspensas por cinta ou cabos de aço, são operações efetuadas com excelência pelas Lanças Guindaste SAUR.

A Lança Guindaste de encaixe nos garfos possui gancho giratório móvel ao longo da viga e é de fácil instalação, pois vai acoplado nos garfos da máquina.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 7.000 Kg

• Comprimento da Lança: De 1.200 a 2.500 mm

• Vantagens em Relação a Ponte Rolante

• Mais altura de empilhamento no mesmo pé direito

• Menos mão-de-obra com maior produtividade

• Menor custo de aquisição

• Versatilidade podendo operar em área livre

• Maior velocidade na operação

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

057 - Lança Guindaste com 4 Ganchos - Encaixe nos Garfos

Manusear cargas suspensas com total segurança, transportar e armazenar contenedores flexíveis ( big-bag´s ) e cargas suspensas por cintas, correntes ou cabos de aço, são operações efetuadas com excelência pelas Lanças Guindaste SAUR.

A Lança Guindaste com 4 ganchos foi especialmente projetada para manusear big-bag´s com alça curta ou para suspender o bag aberto e é de fácil instalação, pois vai acoplada aos garfos da máquina.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 7.000 Kg

• Comprimento da Lança: De 1.200 a 2.500 mm

Vantagens em Relação a Ponte Rolante:

• Mais altura de empilhamento no mesmo pé direito

• Menos mão-de-obra com maior produtividade

• Menor custo de aquisição

• Versatibilidade podendo operar em área livre

• Maior velocidade na operação

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

058 - Lança Guindaste Fixa

Manusear cargas suspensas com total segurança, transporte e armazenar contenedores flexíveis ( big-bag´s ) e cargas suspensas por cintas, correntes ou cabos de aço, são operações efetuadas com excelência pelas Lanças Guindaste SAUR.

A Lança Guindaste Fixa é instalada no porta garfos da máquina e possui gancho giratório móvel ao longo da viga. Sua coluna vertical possibilita elevação do gancho acima da elevação de garfos.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 7.0000 Kg

• Comprimento da Lança: De 1.200 a 2.500 mm

Vantagens em Relação a Ponte Rolante:

• Mais altura de empilhamento no mesmo pé direito

• Menos mão-de-obra com maior produtividade

• Versatibilidade podendo operar em área livre

• Maior velocidade na operação

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

059 - Lança Guindaste Giratória

Manusear cargas suspensas com total segurança, transportar e armazenar contenedores flexíveis ( big-bag´s ) e cargas suspensas por cintas, correntes ou cabos de aço, são operações efetuadas com excelência pelas Lanças SAUR.

A Lança Guindaste Giratória é instalada no porta garfos da máquina e possui movimentos de giro e telescopia mecânicos ou hidráulicos. O gancho pode ser fixado em cabo de aço que enrola num tambor para subir ou descer cargas, o que facilita acessar locais fechados como células de produção na indústria.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 7.000 Kg

• Giro e Telescopia podem ser manuais ou hidráulicos

• Opcionalmente pode ser fornecida com deslocamento lateral

Vantagens em Relação a Ponte Rolante:

• Mais altura de empilhamento no mesmo pé direito

• Menos mão-de-obra com maior produtividade

• Menor custo de aquisição

• Versatilidade podendo operar em área livre

• Maior velocidade na operação

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

060 - Lança Guindaste Telescópica

Manusear cargas suspensas com total segurança, transportar e armazenar contenedores flexíveis ( big-bag´s ) e cargas suspensas por cintas, correntes ou cabos de aço, são operações efetuadas com excelência pelas Lanças Guindaste SAUR.

A Lança Guindaste Telescópica é instalada no porta garfos da máquina e permite avanço manual ou telescópico da lança móvel.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 7.000 Kg

• Avanço telescópico manual ou hidráulico da lança

• Opcionalmente pode ser fornecida com deslocamento lateral

Vantagens em Relação a Ponte Rolante:

• Mais altura de empilhamento no mesmo pé direito

• Menos mão-de-obra com maior produtividade

• Menor custo de aquisição

• Versatilidade podendo operar em área livre

• Maior velocidade na operação

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

056 - Lance Guindaste Articulada

Manusear cargas suspensas com total segurança, transportar e armazenar contenedores flexíveis (big-bag's) e cargas suspensas por cintas, correntes ou cabos de aço, são operações efetuadas com excelências pelas Lanças Guindaste SAUR.

A Lança Guindaste Articulada é instalada é instalada no porta garfos da máquina e permite empilhamento em alturas maiores, devido à sua articulação hidráulica.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 7.000 Kg

• Viga horizontal fixa ou telescópica

• Articulação hidráulica que confere elevação de 5.000 mm mais a elevação da torre da máquina

• Opcionalmente pode ser fornecida com deslocamento lateral

• Vantagens em Relação a Ponte Rolante:

• Mais latura de empilhamento nomesmo pé direito

• Menos mão-de-obra com maior produtividade

• Menor custo de aquisição

• Versatilidade podendo operar em área livre

• Maior velocidade na operação

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

061 - Manipulador de Lingotes

O Manipulador de lingotes da SAUR efetua a movimentação de lingotes, fundidos e bobinas de aço de grande porte com segurança e eficiência.

Este equipamento possui estrutura especialmente projetada para suportar altas temperaturas.

Características:

• Capacidade: 20.000 Kg

• Abertura dos Braços: De 300 a 1.300 mm

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

062 - Plataforma de Trabalho

A Plataforma de Trabalho SAUR é um equipamento utilizado para efetuar serviços em partes elevadas com total segurança às pessoas, gerando mais uma utilidade para a empilhadeira. Este equipamento oferece ampla mobilidade para serviços de manutenção, pintura e seleção de pedidos diretamente nas prateleiras. Possui bandeja para colocar ferramentas e ou blocos de anotações, piso em chapa xadrez antiderrapante ou com revestimento de borracha, acesso lateral através de portão com trava de fechamento, laterais com grade que evitam que os pés do trabalhador saiam para fora do piso e cantoneiras na parte inferior para reter peças pequenas ( parafusos, chaves ) que eventualmente caiam no piso da plataforma.

Características:

• Dimensões: Largura de 800 mm, altura na parte frontal de 1.000 mm e na parte traseira de 2.000 mm para resguardar o trabalhador de choques no teto. A tela protege o operador da empilhadeira.

• Encaixe para introduzir e travar os garfos da empilhadeira.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

063 - Posicionador de Garfos

O Posicionador de Garfos SAUR é o equipamento ideal para manusear paletes e cargas de dimensões variadas. Sua função é posicionar hidraulicamente a distância entre garfos o que confere rapidez e maior produtividade nas operações, comodidade ao operador, visto que o mesmo não precisa descer da empilhadeira nem esforçar-se para colocar os garfos na posição desejada e economia, pois com o perfeito ajuste dos garfos as embalagens e mercadorias não são danificadas.

Características:

• Capacidade: De 2.500 a 10.000 Kg

• Abertura dos Garfos: De 300 a 1400 mm

• A instalação é sobreposta ao porta garfos

• Utiliza os garfos originais da máquina

• A instalação não requer soldas no porta garfos

• Movimento simultâneo e sincronizado dos garfos: 01 função hidráulica

• Opcionalmente com deslocamento lateral integrado: 02 funções hidráulicas

• Fabricado com largura e a furação do porta garfos original da máquina. Isto possibilita a utilização da própria grade de proteção da empilhadeira.

Engate tipo Pino:

• Para empilhadeiras com engate tipo pino o posicionador é fabricado com a mesma forma construtiva, permitindo a utilização dos garfos originais da máquina.

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

064 - Posicionador de Garfos - Garfos Redondos

O Posicionador com garfos redondos SAUR é um equipamento que foi especialmente projetado para manusear rolos. Introduzindo os garfos no centro do rolos permite carregar dois ao mesmo tempo e carregando um rolo apoiado nos dois garfos, o formato arredondado dos mesmos não danifica a carga.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 6.500 Kg

• Abertura dos Garfos: De 570 a 3.230 mm

• Possui válvula de retenção no circuito hidráulico

• Opcionalmente pode ser fornecido com giro de 360° e ou deslocamento lateral

• Garfos inclusos

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

065 - Posicionador de Garfos – Luvas

As Luvas para Posicionadores de Garfos SAUR são acessórios que conferem ainda mais versatilidade aos posicionadores tipo garra, pois podem ser utilizadas para manusear cargas específicas.

Características:

• Exemplos de cargas que podem ser manuseadas com as luvas para posicionadores:

• Tambores

• Caixas

• Fardos

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

066 - Posicionador de Garfos - Tipo Garra

O Posicionador de Garfos Tipo Garra da SAUR é o equipamento ideal para manusear cargas mais largas que a empilhadeira com estabilidade e segurança. Sua função é posicionar hidraulicamente a distância entre garfos o que confere rapidez e maior produtividade nas operações, comodidade ao operador, visto que o mesmo não precisa descer da empilhadeira nem esforçar-se para colocar os garfos na posição desejada e economia. Permite transportar rolos e bobinas que pressionam os garfos para abrir e também se pode pressionar a carga lateralmente com os garfos.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 6.500 Kg

• Abertura dos Garfos: De 570 a 3.230 mm

• Possui válvula de retenção no circuito hidráulico

• Opcionalmente pode ser fornecido com giro de 360° e ou deslocamento lateral

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

067 - Posicionador Duplo de Garfos

O Posicionador Duplo de Garfos SAUR é um equipamento que aumenta a produtividade, otimiza as operações multiplicando os resultados e é sinônimo de economia no investimento inicial, na manutenção, na mão-de-obra e no combustível, tudo isto porque efetua o transporte de 2 paletes ao mesmo tempo. O Posicionador possibilita o afastamento dos 2 paletes para melhor visibilidade do operador, encosta um palete no outro para melhor aproveitamento de espaço e aproxima os garfos externos dos garfos internos para carregar somente um palete.

Características:

• Capacidade: De 1.000 a 7.000 Kg

• Abertura dos Garfos: De 560 a 4.000 mm

• Movimenta os quatro garfos somente com um comando

• Os garfos são fornecidos com protetor de cargas incorporado

• O Equipamento pode ser fornecido sem o deslocamento lateral

• Com deslocamento lateral integrado = 2 funções hidráulicas

Cortesia Metal Part’s - www.metaljr.com.br

068 - Posicionador Duplo de Tarugos

O Posicionador de Tarugos SAUR é um equipamento que aumenta a produtividade e otimiza as operações multiplicando os resultados, pois possui 4 Tarugos posicionáveis em somente um produto. Este equipamento é uma opção inteligente para efetuar o manuseio de rolos de arames, tapetes, carpetes, bobinas metálicas, canoas de concreto ou aço e bobinas de plástico de forma rápida e segura. O Posicionador Duplo de Tarugos SAUR evita danos no tubo das mercadorias é executado em aço de alta resistência e instalado no porta garfos das empilhadeiras.

Características:

• Capacidade: 5.000 Kg a CG de 600 mm e 2.500 Kg a CG de 1.200 mm

• Largura do corpo: 2.580 mm

• Abertura dos Tarugos Extern

...

Baixar como  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »