TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiagem

Dissertações: Maquiagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O principal objetivo da Dermatologia é a prevenção e cura das doenças da pele, porém, nem sempre é possível atingir esse propósito, o que leva o paciente, muitas vezes, a ter de conviver com lesões inestéticas, deformantes.

A camuflagem cosmética é uma modalidade terapêutica desenvolvida para diminuir o sofrimento de pacientes com lesões deformantes congênitas ou adquiridas, não acessíveis a tratamentos clínicos ou cirúrgicos, permitindo uma melhora na aparência.

Estudos sobre o uso de camuflagem cosmética em pessoas com lesões desfigurantes mostram melhora significativa na qualidade de vida desses indivíduos.

Atualmente, todos os dermatologistas deveriam estar familiarizados com os produtos de maquiagem corretiva para melhor ajudar seus pacientes com dermatoses desfigurantes.

Introdução

A camuflagem cosmética é uma modalidade terapêutica que vem sendo desenvolvida para aliviar o sofrimento de pacientes com lesões deformantes congênitas ou adquiridas não acessíveis a tratamentos clínicos ou cirúrgicos, permitindo uma melhora na aparência.

Foi introduzida como um procedimento médico após a Segunda Guerra Mundial na reabilitação de pilotos com queimaduras severas(1) e, atualmente, todos os dermatologistas deveriam familiarizar-se com produtos de camuflagem cosmética para melhor auxiliar seus pacientes.

Estudos de avaliação do efeito da camuflagem cosmética na qualidade de vida de pacientes com enfermidades desfigurantes mostram que a maquiagem médica corretiva melhora significantemente a qualidade de vida desses pacientes(2,3).

Indicação da camuflagem cosmética

O dermatologista tem como objetivo principal à prevenção ou a cura das doenças da pele porém, este objetivo nem sempre é alcançado, o que leva o paciente, muitas vezes, a ter de conviver com lesões inestéticas, deformantes.

Nestes casos, a maquiagem dermatológica corretiva traz uma solução estética aos pacientes que apresentam estas dermatoses.

As dermatoses que mais freqüentemente trazem transtornos estéticos são as lesões vasculares, os distúrbios da pigmentação, doenças crônicas da pele, cicatrizes, alterações transitórias pós-cirúrgicas que podem ser originadas por múltiplas etiologias (Tabela 1).

Pessoas com deformidades faciais, não importa se grandes ou pequenas, se originárias de doenças, traumas, anomalia congênita, podem utilizar produtos e técnicas de maquiagem para camuflar o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com