TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moda E Maquiagem Pelas décadas

Casos: Moda E Maquiagem Pelas décadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

Moda e maquiagem

pelas décadas

Camila Andréia Brandão Barbosa

RA: 20345772

Estética e Cosmética – Maquiagem Profissional

2º semestre

Moda |ó| s. f.

1. Uso passageiro que regula, de acordo com o gosto do momento, a forma de viver, de se vestir, etc.

2. Maneira de vestir.

3. Modo, costume, vontade.

O habito do ser humano utilizar-se de vestes para sua sobrevivência vem desde tempos passados mas, pode-se dizer que o conceito de moda surgiu a partir do momento em que o povo passa a copiar as vestes dos nobres que, por sua vez, não gostavam nada da situação e passaram a mudar constantemente sua maneira de vestir.

Não só nas roupas, a moda influenciou na área da maquiagem. Na Grécia Antiga, usava-se desse artifício nas peças teatrais. Em outros paises do Oriente, as pessoas pintavam o corpo para celebrações religiosas. A maquiagem é muito usada nas produções cinematográficas. Em propagandas, serve para deixar os modelos bem adaptados aos padrões estipulados pela moda, essa, que é normalmente seguida pelo povo.

Década de 20

Década da Primeira Guerra Mundial os anos vinte foi um período de mudanças significativas na moda visto que as mulheres passaram a realizar funções antes somente masculinas devido a guerra. Todos dançavam ao estilo Charleston (estilo de dança inventado na Carolina do Sul) e isto só era possível porque o formato dos vestidos mudou completamente: a forma tubular, os braços e costas sem pano, tornozelos à mostra, saias mais curtas (até o meio da canela). A maquiagem se sobressaiu nesta época: as mulheres utilizavam batons, olhos delineados assim como as sobrancelhas raspadas e delineadas e abusavam de produtos que deixavam a face embranquecida. Além disso compunham o visual: chapéu, cabelo curto e modelado e longos colares de pérola. Década dos grandes estilistas Jean Patou e Coco Chanel e das divertidas dançarinas e cabaret (Belle Epoque).

Gloria Swanson e Josephine Baker: referências da época.

Década de 30

Década tomada pelas conseqüências da crise de 29 e pelo totalitarismo em alguns paises fez com que a moda voltasse para os vestidos longos e “comportados”: As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer. Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira. Na maquiagem utilizava-se um visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro. Em contraste com a moda conservadora devido ao forte militarismo surge Carmen Miranda utilizando saltos plataforma, roupas coloridas e peças bastante ousadas, serviu como referencia a muitas mulheres da época. Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian.

Greta Garbo e Carmen Miranda: Grandes referencias da década de 30.

Década de 40

Década marcada pela segunda guerra mundial, na qual foi de grande influencia para as roupas utilizadas: as roupas apresentavam uma linha militar, assim como algumas peças já se preparavam para dias difíceis, como as saias, que já vinham com uma abertura lateral, para facilitar o uso de bicicletas. A mulher francesa era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios. O corte era reto e masculino, ainda em estilo militar. As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o "tweed", muito usado na época. As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas se tornaram práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram populares. Os cabelos das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. Com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados para prendê-los e formar cachos. Os lenços também foram muitos usados nessa época.

A maquilagem era improvisada com elementos caseiros. Alguns fabricantes apenas recarregavam as embalagens de batom, já que o metal estava sendo utilizado na indústria bélica. No meio de tanta simplicidade os chapeus ganharam a vez sendo muito criativos e diferentes, alguns eram grandes, com flores e véus; e outros, menores, de feltro, em estilo militar.

Década de 50

Christian Dior é o nome chave desta década, com o fim da Segunda Guerra Mundial ele trouxe de volta as vestimentas o todo luxo e sofisticação perdidos anteriormente. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. A maquiagem estava na moda e valorizava o olhar, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos, um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do indispensável delineador. A maquiagem realçava a intensidade dos lábios e a palidez da pele, que devia ser perfeita. Era também o auge das tintas para cabelos e das loções alisadoras e fixadoras.

Os penteados podiam ser coques ou rabos-de-cavalo, como os de Brigitte Bardot. Os cabelos também ficaram um pouco mais curtos, com mechas caindo no rosto e as franjas davam um ar de menina. Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizavam pela naturalidade e jovialidade e o estilo sensual e fatal, como também o das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos. Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que eram uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.

Década de 60

Década auge de Elvis Presley que conquistava o mundo com o novo estilo rock’n’roll e seu rebolado frenético fez com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com