TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maracujá DESIGN

Tese: Maracujá DESIGN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  Tese  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Maracujá

O PROJETO

Introdução

O maracujá é uma fruta de origem tropical que ganhou grande importância entre os fruticultores brasileiros na última década e grande procura entre os consumidores, tanto em forma de suco (processado industrialmente) quanto in natura. “Paralelamente ao segmento de frutas frescas, a produção de sucos naturais vem se notabilizando pelo forte crescimento do consumo, inserindo-se os sucos de frutas tropicais e os sucos cítricos onde o Brasil se destaca no cenário internacional” (IEA - Instituto de Economia Agrícola; 20/11/2003).

O cultivo em propriedades pequenas de agricultura familiar é o principal responsável, pela produção brasileira desse fruto. Apesar de existirem quase 200 espécies de maracujá, a principal parte da produção (mais de 95%) vem do maracujá-amarelo ou azedo (Passiflora edulis f. flavicarpa), devido à qualidade dos frutos, preferência do consumidor, vigor, produtividade e rendimento em suco.

Objetivo

O objetivo principal dessa pesquisa é obter alternativas de cultivo de maracujá mais viáveis economicamente em pequenas propriedades agroecológicas e propor uma melhor utilização das áreas dessas propriedades, incluindo áreas de reserva legal e mata ciliar, garantindo uma produção sustentável, rentável e ecologicamente correta.

Projeto

O experimento proposto tem como objetivo testar 100 mudas variedades de maracujá-amarelo, usando três tipos de semeadura, em três diferentes sistemas de condução, constituindo 27 tratamentos (3x3x3).

Variedades de Maracujá: IAC275, Oval Grande (EPAGRI) e FB100. Todas as variedades têm como característica frutos ideais para extrato de suco, o que favorece a comparação qualitativa e quantitativa dos frutos.

Tipos de Semeadura: As sementes de maracujá foram semeadas de três formas distintas: Muda Orgânica Tradicional, Muda Agroecológica e Plantio Direto. Além da muda orgânica já difundida entre agricultores, foi proposta uma muda que contém as proporções de terra da mata, disponíveis na reserva legal ou mata ciliar da propriedade. O sistema de plantio direto descarta a necessidade de transplante de mudas, o que pode diminuir o custo de implantação e mão-de-obra do cultivo do maracujá.

Sistemas de Condução: O experimento será conduzido em três áreas distintas: Área Orgânica, Área Convencional e Área de Mata. Na área orgânica, todos os tratamentos utilizados são os permitidos pelo sistema de produção orgânica, conforme normas do IBD (Instituto Biodinâmico). Na área convencional, são utilizados agroquímicos, seguindo as recomendações técnicas convencionais contemporâneas propostas no Boletim Técnico IAC 181. Na área da mata não é realizado nenhum manejo, devido às propriedades silvícolas que garantem equilíbrio ao ecossistema.

Características a serem avaliadas: O experimento será avaliado em várias fases do crescimento da planta, desde a semente até a planta adulta, sendo também avaliados a produção, a qualidade dos frutos e os aspectos econômicos da cultura.

Na primeira fase, serão realizados testes comparativos entre a muda orgânica tradicional, muda agroecológica, plantio direto na área orgânica, na área convencional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com