TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marco histórico dos anos quarenta

Seminário: Marco histórico dos anos quarenta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Marco histórico da década de 40 século xx

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=9945&chapterid=9319

Foi marcada algumas iniciativas políticas e pedagógicas que ampliaram a educação na década de 40.

A criação e a regulamentação do: Fundo Nacional do Ensino Primário (FNEP); a criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP); o surgimento das primeiras obras dedicadas ao ensino supletivo; o lançamento da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), e outros.

Essas iniciativas permitiu que a educação de adultos se firmasse como uma questão nacional .

Ao mesmo tempo os movimentos internacionais e organizações como: UNESCO influenciaram positivamente reconhecendo os trabalhos que estavam sendo realizados no Brasil, e influenciando cada vez mais criações programas nacionais de educação de adultos analfabetos.

foi promovida a campanha de educação de adolescentes e adultos em 1947, suas estratégias de campanha eram apenas duas: os planos de ação extensiva (Alfabetização de grande parte da população) e os planos de ação em profundidade ( capacitação profissional e atuação junto a comunidade) . O objetivo era apenas aprofundar o trabalho educativo e não apenas alfabetizar.

Escolaridade da década de 40 século xx

A escolaridade com o seu crescimento esperada entre os inícios das décadas de 1940 e 1960 , foi o mais longo de todo o período analisado e, em sua segunda metade corresponde com o pragmatismo no pensamento educacional brasileiro (MENDONÇA ET al., 2006).

O crescimento foi retomado no final da década de 1960, momento inclusive marcado na política educacional (ROTHEN, 2008). Entretanto, esse período de crescimento foi bastante curto, acabando ao final da década de 1970.

Em seguida, iniciou-se um novo e longo período no qual a escolarização fornecida à população pelo sistema educacional paralisou.

Alfabetização da década 40 século xx

http://www.alumiar.com/educacao/40-geral1/993-alfabetizacaoaspectoshistoricosealgunspontosparadiscussao

A alfabetização tem sido uma das questões constantes de preocupação da escola, dos pais e da sociedade.

Analisando a educação da investigação e do debate em relação à alfabetização escolar, nos séculos XX e XXI, é possível definir quatro períodos.

Primeiro período corresponde à primeira metade do século XX, quando a discussão se dava exatamente no terreno de ensino. Buscava-se o melhor método para iniciar a ler.

O debate mais ardente travou-se entre os defensores do Método Sintético (o caminho sintético tem seu ponto de partida no estudo dos elementos menores da língua: fonema, sílaba), e os do Método Analítico (partem de elementos significativos da língua: texto, frases, palavras, e através da decomposição, chega-se aos elementos menores).

E desde a década de 40, optou-se aqui no Brasil pelo chamado “Método Misto”, que traz características das duas metodologias (sintéticas de alfabetização e analíticas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com