TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcos Vinicius

Trabalho Escolar: Marcos Vinicius. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

Livro Diário, Livro Razão, Livro Registro de Duplicatas, Livro Caixa, Livro Contracorrentes.

• Livro Diario: O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome. Sua inexistência, para as empresas optantes pelo Lucro Real, ou sua escrituração em desacordo com as normas contábeis sujeitam a empresa ao arbitramento do Lucro, para fins de apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro.

• Livro Razao: O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço.

• Livro Registro de Duplicatas: Perante a legislação do Imposto de Renda, o livro Registro de Duplicatas é um livro facultativo, excetuando-se os casos de sua utilização para fins de escrituração resumida no livro Diário.

• Livro de Caixa: No Livro Caixa são registrados todos os recebimentos e pagamentos em dinheiro, lançados de forma cronológica (dia, mês e ano).

2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?

A Contabilidade caracteriza-se por registrar todas as transações da organização, constituindo-se num grande banco de dados. Os dados contábeis são matérias-primas de informações; portanto, não basta possui-los, é necessário que eles sejam tratados, para que gerem informações úteis e representem um instrumento gerencial para o processo decisório, sendo assim, a Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio, deve buscar, por meio da apreensão, quantificação, classificação, registro, eventual sumarização, demonstração, analise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários. As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.

3. O que é o SPED?

É a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?

5. 5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com