TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vinicius Pires Amarante

Casos: Vinicius Pires Amarante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento de laços de repetição.

Laços de repetição constituem uma recurso das linguagens de programação para a realização de tarefas repetitivas. Os laços permitem a execução de um conjunto de comandos repetitivamente enquanto uma condição se estabelecer. . . Imagine por exemplo um Website que carrega, em sua galeria de fotos, as imagens presentes em um arquivo XML, ou a lista de imagens presentes num arquivo de texto (na sessão intermediária você encontra artigos descrevendo como carregar arquivos XML). . Não sabemos quantas imagens estarão no XML, a quantidade será variável. Dessa forma, precisamos de um mecanismo para carregar as imagens enquanto houver imagens. Observe que nesse exemplo, temos um processo a se repetir (carregar as imagens) e uma condição (enquanto houver imagens). Para execução desse tipo de tarefa o Action Script nos fornece os laços de repetição, dentre os quais destacam-se o laço while (que significa enquanto) e o laço for (que significa para). Vejamos a sintaxe deles.

while (condição){ // Comandos.} for (var nome da variavel = valorInicial; condicao; comando){ // Comandos.}

Vamos a um exemplo simples. Vamos criar uma função para calcular o fatorial de um número. O fatorial de um número é o próprio número multiplicado por todos os seus antecessores positivos. Por exemplo, o fatorial de 3 e 3 x 2 x 1 = 6. O fatorial de 5 é 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120. Observamos nesse exemplo, que trata-se de uma tarefa repetitiva, onde iremos empregar um laço de repetição. A tarefa a se repetir é a multiplicação e a condição é que o valor a ser multiplicado seja maior que zero.

Vamos para o Flash. Criarei dois campos de texto no stage. Um será do tipo input text (chamarei ele de fatorial_txt), e será usado para que o usuário digite o valor o qual ele deseja calcular o fatorial. O outro será um dynamic text (chamarei ele de resultado_txt) e será usado para que mostremos ao usuário o resultado. Criarei também um botão (de nome calcular_btn). Quando o usuário clicar nesse botão o cálculo será realizado (o arquivo com o exemplo está disponível para download no fim do tutorial.

// Função que realiza o cálculo do fatorial. Essa função é invocada quando

// o usuário clica em calcular.

function Fatorial(evt: MouseEvent)

{

// Verifica se o usuário informou o valor.

if (fatorial_txt.text == "")

{

resultado_txt.text = "Informe o valor.";

}

else

{

// Recupera o valor que o usuário digitou, convertendo-o

// para o tipo int

var valor = int(fatorial_txt.text);

// Cria uma variavel para armazenar o resultado. Inicializa essa variável

//

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com