TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vinicius 32

Trabalho Escolar: Vinicius 32. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do desempenho econômico Financeiro empresarial

A contabilidade tem como objetivo básico produzir informação. E faz isso através do registro de todas as operações de uma empresa fornecendo dados adequados.

Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

No dia a dia todas essas informações podem ser fundamentais para qualquer pessoa, seja investidor, clientes, fornecedores, é muito importante saber a saúde da sua empresa.

Analise Vertical

A finalidade desta analise é dar uma idéia de representatividade de um determinado item ou subgrupo de uma demonstração contábil em relação ao um total ou subtotal tomado como base. Facilita a avaliação das demonstrações financeiras( balanço patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo. Calcular a variação de um ou mais elementos em determinados períodos.

Segundo Matarazzo, “o objetivo da análise vertical é mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitindo inferir se há itens fora das proporções normais.”

Através desta técnica de analise, sabe-se a proporção de cada conta em relação ao total, permitindo ver no decorrer dos exercícios a evolução desta relação. Baseia-se em valores percentuais das demonstrações contábeis, sendo calculado o valor percentual de cada conta em relação a um valor base.

Analise horizontal

A análise horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do balanço patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas evidenciando a evolução. O mecanismo consiste em escolher um exercício, normalmente o mais antigo, atribuindo seus valores o percentual de 100, e a partir desse exercício calcular os demais valores dos outros exercícios, sempre em relação ao primeiro.

Segundo (Iudícibus, 2009) “A finalidade principal da análise horizontal é apontar o crescimento de itens do balanço e das demonstrações de resultados (bem como de outros demonstrativos através dos períodos, a fim de caracterizar tendências”).

Técnicas de analise por índices

As finanças de uma empresa podem afetar a estrutura da organização. Neste sentido a administração financeira deve ajudar a planejar e a nortear o futuro da empresa. Os índices financeiros envolvem métodos de calculo que consiste em relacionar contas ou grupos de contas para analisar e monitorar o desempenho econômico de uma empresa.

Índice de estrutura de capital

A finalidade do índice de composição do endividamento é identificar que percentual das obrigações totais correspondente a dívidas de curto prazo. De forma geral, quanto menor for este índice, melhor; ou seja, é muito mais conveniente para a empresa que suas dívidas sejam de longo prazo, pois assim ela terá mais tempo para buscar ou gerar recursos para saldá-las.

Participação de Capitais de Terceiros – Indica quanto à empresa tomou de capitais de terceiros em relação ao capital próprio, quanto menor dependência melhor.

Fórmula: PCT= Capital de terceiros X 100

Passivo total

Composição do Endividamento: Indica quanto à empresa esta comprometida com dívidas de curto prazo. É expressa em percentagem, em relação ao ativo total.

Fórmula: CE= Passivo Circulante X 100

Capital de terceiros

Imobilização do Patrimônio Líquido: Indica quanto à empresa aplicou no Ativo

Permanente (Imobilizado) em relação ao patrimônio líquido.

Fórmula: Ativo permanente X 100

Patrimônio liquido

Imobilização dos recursos não correntes: mostra a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com