TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Carolin

Artigos Científicos: Maria Carolin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Catalisador

Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. Ele acelera a reação, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos e também a quantidade de substância produzida.

Nas indústrias químicas, os catalisadores são utilizados para acelerar as reações, deixando o processo mais barato.

Uma forma de ver a ação dos catalisados é adicionando açúcar ao refrigerante. Os refrigerantes carbonatados contém dióxido de carbono (gás carbônico) e pode ser eliminado mais facilmente com a adição de açúcar. A reação de eliminação de gás acontece com mais velocidade e percebe-se a formação de bolhas do gás deixando a solução.

Não existe um tipo ideal de catalisador. Para cada reação química existe um tipo diferente. Os catalisadores mais comuns são:

• Metais - principalmente os de transição: Co, Ni, Pt, Pd

• Ácidos - que catalisam muitas reações orgânicas: H2SO4

• Óxidos metálicos – Al2O3, Fe2O3

• Bases – NaOH

• Enzimas – produzidas pelos organismos vivos: lípase, suco gástrico

Em química, o catalisador é uma substância que acelera a velocidade de uma reação,1 sem ser consumido, durante o processo.

Catalisadores têm amplo emprego na indústria, por exemplo no processo de fabricação de ácidos (como ácido sulfúrico e ácido nítrico), hidrogenação de óleos e de derivados do petróleo. Todos os organismos vivos dependem de catalisadores complexos chamados enzimas que regulam as reações bioquímicas. Catalisadores sintéticos comerciais são extremamente importantes. Aproximadamente um terço de todo material do produto nacional bruto dos Estados Unidos, por exemplo, envolve um processo catalítico em alguma etapa entre a matéria-prima e os produtos acabados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com