TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maricel De Medeiros

Exames: Maricel De Medeiros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

1- O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

A Administração é uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, uma ciência social que estuda as práticas usadas para administrar , é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções que tem como objetivo organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.

2-Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

Escola Clássica – seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Frederick Winslow Taylor – Movimento de administração científica, eficiência, , tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford – Linha de montagem; produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.

Henri Fayol - Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.

Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

Escola Neoclássica – foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores.

Pierre Du Pont e Alfredo Sloan – Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado, planejamento estratégico, avaliação do desempenho da empresa como todo ,centralização do planejamento e descentralização da execução, unidades centrais de apoio.

3-Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com