TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Das Escolas: UMEFTI "Senador João De Medeiros Calmon" E UMEI "Milton Trancoso De Aguiar"

Casos: Análise Comparativa Das Escolas: UMEFTI "Senador João De Medeiros Calmon" E UMEI "Milton Trancoso De Aguiar". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 8

1ª Escola

EMEF Senador João Calmon

Origem e clientela: A clientela é mista do ponto de vista socioeconômico, sendo a maioria pertencente à classe média baixa.

Nome da escola: UMEFTI “Senador João de Medeiros Calmon”

Origem do nome: Advogado, jornalista e político, João Calmon ficou conhecido como “Senador da Educação”. Morreu no dia 11 de janeiro de 1999, em São Paulo aos 82 anos. Colatinense de Baunilha (a 137 quilômetros de Vitória) dedicou 32 anos de sua vida à atividade política. Priorizou a luta pela valorização do ensino

Data da fundação: 22/02/1999

Governo vigente na época da fundação: Jorge Anders – Prefeito de Vila Velha; José Inácio Ferreira – Governador do Estado; Celso Vasconcelos – Vice-Governador

Número de alunos que atende: Matutino: 448, Vespertino: 450, Noturno: 283, Totalizando: 1181

Níveis de escolaridade que oferece: Matutino: 5º ao 9º ano (exceto 8º anos), Vespertino: 6º ao 9º ano, Noturno: EJA (1ª a 8ª séries)

Como é o entorno da escola: No entorno da escola possui quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol e área para recreação.

Como é o prédio: O prédio possui um pavimento com 1.600m de área construída, numa área de 10.900m divididos em 14 salas de aula, biblioteca, área administrativa, dentre outros.

Como é o bairro e a vizinhança: O bairro é calmo, com baixo índice de violência e sua população é de classe media baixa.

No bairro existem bares, Livrarias, Espaços de lazer? Infraestrutura adequada como pontos de ônibus, telefones públicos, luz, água, asfalto: Sim.

Como são as festas da escola: São festas temáticas, que envolve a participação dos alunos e da comunidade.

Existem projetos comunitários: Sim

Qual a relevância da escola para a comunidade:Desenvolvimento de relações sadias consigo mesmo e com outras pessoas, valorizando o diálogo e a reciprocidade;

Qual é o slogan da escola:Segundo funcionários não tem.

Qual a sua missão: A escola tem por missão o acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos proporcionando um ensino de qualidade, para formar cidadãos críticos, participativos e capazes de agir na transformação da sociedade.

O processo de educação vivido como missão deve proporcionar as pessoas uma mudança na forma de conceber o mundo, de relacionar-se e de criar estruturas mais justas. Educar é levar os outros a caminhar, a trilhar seus próprios percursos em busca da superação dos limites.

Quais as características da gestão escolar (aberta, fechada, autoritária, democrática): Democrática, cria e garante mecanismo de participação efetiva e democrática da comunidade escolar na definição e aprovação do Projeto Político Pedagógico, sugerindo modificações sempre que necessário.

Qual a satisfação dos alunos no ambiente escolar: Observa-se uma participação intensa em projetos que envolvam criatividade e originalidade, o que facilita o desenvolvimento de suas potencialidades, contudo em relação ao desenvolvimento acadêmico.

Os planejamentos são participativos ou não: Sim, pois todo planejamento é realizado com toda a equipe pedagógica.

Qual o tipo de metodologia empregada pelos professores: Avaliações, composição de mapas a elaboração de perguntas para entrevistas, apresentação de peça teatral, debates, mostra ou feira cultural. Tudo o que a avaliação deve buscar é prover informações sobre a compreensão dos alunos, conhecimento e progresso nas diversas áreas de aprendizagem e que estejam ligadas aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais definidos para cada área.

Os tipos e critérios de avaliações usadas: Utiliza-se a avaliação somativa para comprovar, através dos resultados de aprendizagem, se foi ou não alcançado o nível exigido.

A pontuação anual é de 100 pontos distribuídos em 30, 30 e 40 para o 1º, 2º, 3º trimestres. Devendo o aluno atingir no mínimo 60 pontos para aprovação.

Recuperação Paralela, Recuperação Trimestral, Recuperação Final.

2ª ESCOLA

Milton Trancoso de Aguiar

Nome da escola: Unidade Municipal de Educação Infantil “Milton Trancoso de Aguiar” - (UMEI “Milton Trancoso de Aguiar”)

Localização: Rua Emydio Ferreira Sacramento, S/N - Ataíde, Vila Velha/ES. Esta unidade de ensino foi inaugurada no dia seis de setembro de dois mil e seis (06/09/2006) na gestão do então prefeito Max Freitas Mauro Filho, e o seu nome é em homenagem a um antigo líder comunitário do bairro - Sr. Milton Trancoso de Aguiar.

A estrutura física da escola é composta por oito (8) salas de aulas, sendo que duas delas são adaptadas para receber crianças do Infantil I e II (banheiros e espaço para banhos), e uma sala de recurso multifuncional – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – (AEE) para atender a educação especial. As demais são indicadas para crianças a partir de 03 anos de idade:

• INFANTIL I: 01 ano (20 alunos)

• INFANTIL II: 02 anos (20 alunos)

• INFANTIL III: 03 anos (25 alunos)

• INFANTIL IV: 04 anos (25 alunos)

• INFANTIL V: 05 anos (25 alunos)

• 1º ANO do Ensino Fundamental: 06 anos (25 alunos)

OBS.: NESTE ANO DEVIDO A FALTA DE ESPAÇO EM UMA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (UMEF), A ESCOLA ESTÁ ATENDENDO DUAS TURMAS DE 1º ANO DE CRIANÇAS DA REGIÃO.

A UMEI possui um projeto padrão em dois pavimentos com dois pátios (um para atender as turmas de I e II anos e outro para atender as turmas de IV e V anos), refeitório amplo, sala do AEE, cozinha com área de serviço, sala de direção, sala de pedagoga, secretaria, sala dos professores, três depósitos, sendo um de material didático pedagógico. Uma ampla área externa com parquinho e espaço para horta. No andar superior, há dois banheiros (masculino e feminino) para os alunos e um para funcionários com área de serviço e dois no térreo para uso de funcionários, e um masculino e um feminino para atender as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com