TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marina Silva

Bibliografia: Marina Silva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Bibliografia  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Marina Silva

Em quase 30 anos de vida pública, Marina Silva ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Uma reputação construída em mandatos de vereadora, deputada estadual e senadora – eleita sempre com votações recordes – e no período em que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008.Nos cinco anos e quatro meses no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a ser vista também como gestora competente.

Na pasta, uma de suas conquistas foi o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em apenas três anos, passando de 27 mil km² para 11 mil km² ao ano. Mais de 1.500 empresas ilegais foram desmanteladas, com a prisão de 700 pessoas. A apreensão de madeira somou um milhão de metros cúbicos. Iniciativas como essa aumentaram sua projeção internacional. No final de 2007, o jornal britânico “The Guardian” incluiu a então ministra entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta.

A vida de Marina havia mudado de rumo. Abandonou o sonho de se tornar freira para se dedicar integralmente à luta social. Cada vez mais próxima de Chico Mendes, participou dos chamados “empates”, tática de resistência contra o desmatamento do qual participavam os seringueiros, suas mulheres, seus filhos, todos os que viviam nos seringais. De mãos dadas, eles faziam uma corrente que impedia a destruição da floresta. Em 1984, Marina Silva ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre. O líder seringueiro foi o primeiro coordenador da entidade e Marina, a vice-coordenadora. A convivência entre os dois duraria mais quatro anos, até Chico Mendes ser assassinado. Filiada ao PT, Marina disputou seu primeiro cargo público em 1986, ao concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ficou entre os cinco mais votados, mas o partido não atingiu o quociente eleitoral mínimo exigido.

Os sucessos eleitorais de Marina começaram dois anos depois, ao se eleger vereadora, a mais votada de Rio Branco. Uma de suas primeiras manifestações foi devolver o dinheiro de gratificações, auxílio-moradia e outras mordomias que os demais vereadores recebiam sem questionamento.Com atos como esse, atraiu a ira dos adversários políticos ao mesmo tempo em que obtinha um reconhecimento popular que se manifestou na eleição seguinte, em 1990, quando se tornou deputada estadual, novamente com votação recorde. Em 1994, aos 36 anos, chegou a Brasília como a senadora mais jovem da história da República. Foi reeleita em 2002, com votação quase três vezes superior à anterior.

Propostas de Marina Silva

1. Marina Silva, com Eduardo Campos e com a participação de diferentes setores da sociedade, construiu um programa de governo em favor de um Brasil mais próspero, justo e sustentável.

2. O programa de governo da coligação da Unidos pelo Brasil foi construído em três bases: aprofundar a democracia, manter e ampliar as conquistas e mudar o modelo da forma predatória que destrói a natureza para uma forma sustentável de gerar riquezas.

3. Com tranqüilidade e firmeza, Marina Silva possui enorme competência. Foi sob seu comando na década passada que o desmatamento na Amazônia caiu drasticamente.

4. Em sintonia com os desafios deste século, marina Silva sabe que o crescimento é só uma ferramenta para que o país atinja seu potencial na área econômica, social, ambiental e cultural garantindo o verdadeiro desenvolvimento sustentável.

5. Desde o primeiro cargo público que exerceu, Marina Silva tem se cercado de pessoas modernas, inteligentes e com grande capacidade de gestão. Marina atrai competências, é um imã para pessoas boas e honestas

6. Marina Silva não governa com apaniguados nem sob influência de indicações políticas. Sabe ouvir e governa com ajuda de técnicos especialistas. Pretende unir no governo o lado bom de cada administração pública.

7. A nova governança que será instalada em Brasília, baseada em princípios republicanos, é a única capaz enfrentar e derrotar corrupção no país.

8. Marina Silva dialoga além das fronteiras e se comunica com líderes de todo o mundo. Por aliar a qualidade de vida com a necessidade da preservação ambiental, é uma das 50 personalidades que podem salvar o planeta.

9. Como a maioria dos brasileiros, Marina Silva nasceu pobre, num seringal no Acre, na floresta Amazônica. Com muita persistência, com escola e com ajuda de boas pessoas superou as adversidades.

10. Marina Silva está em sintonia com o século 21. Ela acolhe e estimula o diálogo. Um novo modelo de liderança, que integra razão e emoção.

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff é uma política brasileira. Presidente da República do Brasil, primeira mulher eleita do país. Foi ministra da Casa Civil do governo de Lula no período de 2005 a 2010.

Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 14 de dezembro de 1947. Filha de Pedro Rousseff, imigrante húngaro, e Dilma Jane da Silva, nascida em Resende, Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos no Colégio Nossa Senhora do Sion. Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Central de Minas Gerais. Interessou-se por ideais socialistas na adolescência. No período do regime militar, que durou entre os anos de 1964 a 1985, atuou na luta armada em movimentos revolucionários como o COLINA- Comando de Libertação Nacional, o VAR-Palmares- Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Foi presa pela Operação Bandeirante (Oban) e pelo DOPS-Departamento de Ordem Política e Social. Em 1977 graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dilma Rousseff entrou para a vida política no estado do Rio Grande do Sul atuando pelo PDT-Partido Trabalhista do Brasil. Entre 1985 e 1988, foi Secretária da Fazenda do Governo Municipal de Porto Alegre. No início dos anos 1990 atuou como presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Em 1993 tornou-se secretária de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul, no governo de Alceu Colares. De 1999 a 2002, foi Secretária de Minas e Energia do governo daquele estado. Em 2001, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), quando esse era presidido por Luís Inácio Lula da Silva.

Propostas de Dilma Rousseff

1. Valorização da cultura nacional e favorecimento do diálogo com outras culturas.

2. Democratização dos bens culturais e da comunicação.

3. Criação de 800 praças de esportes, lazer e cultura em todo o país.

4. Criação do Sistema Nacional do Incentivo ao Esporte e Lazer.

5. Erradicação do analfabetismo.

6. Criação de um Sistema Nacional Articulado de Educação.

7. Construção de seis mil creches e pré-escolas.

8. Fortalecimento do ProUni.

9. Criação de novas Universidades Federais.

10. Instalação de internet banda larga em todas as escolas públicas.

Aécio Neves

Natural de Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha nasceu em 10 de março de 1960. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), começou sua carreira política como secretário pessoal do avô Tancredo Neves - presidente da República eleito em 1985 pelo Colégio Eleitoral, morto antes de tomar posse. Um ano depois da morte do avô, Aécio elegeu-se deputado federal constituinte.

Em 1990, já filiado ao PSDB, conquistou seu segundo mandato na Câmara. Dois anos depois, concorreu, sem sucesso, à eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte. Em seu terceiro mandato como deputado federal, tornou-se líder da bancada do seu partido.

Em 2001, em uma articulação que contou com a ajuda do então ministro da Saúde José Serra, apresentou-se como candidato à presidência da Câmara à revelia do PFL (atual DEM), principal aliado do governo Fernando Henrique Cardoso. Eleito, tomou medidas, como a criação do Conselho de Ética, que ajudaram a pavimentar seu nome para a disputa do governo de Minas Gerais.

Eleito duas vezes no primeiro turno e com a maior taxa de aprovação entre governadores em 2009, foi cotado para disputar a vice-presidência na chapa de Serra em 2010, mas recusou o convite. No mesmo ano, foi eleito senador.

Propostas de Aécio Neves

1. O governo vai mapear pontos vulneráveis ao uso de drogas no país, criará mais leitos no SUS para tratamento de dependentes e vai incentivar novos centros de atenção psicossocial para usuários.

2. Um dos principais compromissos é não contingenciar os recursos do Fundo Penitenciário. Aécio também vai criar novas prisões federais e fazer mutirões penitenciários.

3. O governo de Aécio vai criar centros de inteligência policial e unidades de repressão a criminosos recorrentes, bem como incentivar a integração de ações e informações entre as polícias.

4. O governo de Aécio vai expandir a atuação dos juizados especiais, incentivar meios alternativos de solução de conflitos e capacitar agentes públicos para combater a corrupção.

5. Aécio vai priorizar a urbanização das maiores favelas e de assentamentos precários. Haverá financiamento para programas de habitação nos municípios.

6. Aécio vai tomar medidas para agilizar o financiamento de obras de saneamento básico e incentivar prestadoras de serviço público com desoneração de impostos.

7. Aécio vai modernizar a indústria nacional de defesa e a gestão das Forças Armadas e incentivar o ingresso maior de mulheres na carreira militar.

...

Baixar como  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »