TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing De Relacionamento

Exames: Marketing De Relacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A montagem de um bom plano de negócios deve ser uma das primeiras ações para a criação de uma empresa. A elaboração de um plano de negocio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos mas, principalmente como forma de sintetizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente antes de entrar de cabeça em um mercado competitivo.

Para obter sucesso em um negocio é necessário comprometimento, é preciso responsabilizar – se com o crescimento da empresa por meio da dedicação, de tempo e esforços necessários. Detectar oportunidades, avaliar riscos, escolher colaboradores capacitados e delinear planos de ação são algumas habilidades fundamentais ter espírito criativo e pesquisador buscando novos caminhos e soluções.

Proposta de Trabalho

Os alunos do quarto semestre do curso de Administração do EAD – Unopar estão encarregados de montar um negocio na área de restaurante.

Para isso deverão fazer uma avaliação de mercado, fazendo uso da inteligência competitiva para embasar o estudo de viabilidade deste novo empreendimento. Utilize os ensinamentos do professor Perini, vide referencias bibliografias são apenas uma indicação – você poderá consultar outras obras desde que cite devidamente as fontes de referencia.

Roteiro para elaboração:

• O primeiro passo é organizar suas idéias, definindo as características do seu restaurante tais como especialidade, tipo de culinária, segmento de mercado a ser atendido, publico alvo, estratégia de marketing, etc.

• O segundo passo inicie a montagem do mapeamento de recursos de informação, identificando: as fontes internas (setores de vendas, de pesquisa mercadológica, de planejamento, de engenharia, de compras, analise de produtos concorrentes, ex-empregados de concorrentes), contatos diretos com o setor de negócios (clientes, encontros, demonstrações de vendas, distribuidores, fornecedores, associações comerciais, consultores, varejistas, empregados dos concorrentes; agencias de publicidade), informações publicadas (periódicos do setor, material promocional das empresas, relatórios anuais, relatórios de analistas financeiros, discursos dos gerentes, periódicos de negócios, jornais nacionais e locais, diretórios, publicações governamentais) e outras fontes (analistas financeiros, bases de dados eletrônicas, bancos de investimento e comerciais anúncios).

Note: Para melhorar isso de qualidade das informações é preciso realizar a gerencia dos recursos de informação, através de:

a) Levantamento de necessidades de informação, obtenção e definição de fontes;

b) Coleta – passiva ou ativa, saber onde buscar a informação relevante para a organização;

c) Arquivar dados;

d) Avaliar e analisar, verificando-se relevância, confiabilidade e precisão, atividade a ser desenvolvida de forma preocupada coma agregação de valor à informação; divulgar – priorizando informações relevantes para cada usuário.

O uso de fontes de informação é fator determinante para a competitividade de qualquer economia, mas diante da quantidade de informações que percorrem as empresas, se torna difícil selecionar aquelas que realmente contém o que necessita, pois antes de se transformarem em base solida para as tomadas de decisões, essas informações precisam ser analisadas e discutidas pelas pessoas que fazem parte de grupos que compartilham conhecimentos à respeito de determinados temas.

• O terceiro passo será identificar:

1. Inteligência Estratégica: provê informações para tomada de decisão estratégica, de longo prazo.

2. Inteligência de Marketing ou de Negócios: provê informação de curto prazo, voltada ao mercado.

3. Inteligência Social e Econômica: provê uma visão ampla do macro ambiente de negocio, partindo da perspectiva da sociedade.

4. Inteligência Competitiva: provê visão ampla da perspectiva da concorrência.

5. Inteligência do Concorrente: foco limitado a um concorrente

6. Inteligência Tecnológica: analisa a concorrência sob o foco da inovação tecnológica.

• Finalizando, fazendo uso das informações acima coletadas, faça o Planejamento Estratégico Empresarial – PEE (é um processo dinâmico e interativo para determinação de objetivos, políticas e estratégias (atuais e futuras) das funções empresariais e dos procedimentos de uma organização). O processo de planejamento pode seguir uma metodologia onde são respondidas perguntas-chave que conduzem sua elaboração:

- Missão (por que existe a empresa?),

- Objetivos (o que deve fazer a empresa para cumprir sua missão?)

- Estratégias (como atingir os objetivos de curto e longo prazos?)

- Metas (quando atingir os objetivos da empresa?) e

- Projetos (quem vai executar os projetos necessários para atingir as metas e onde?)

- Analise do cenário: ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e Ameaças). Tal analise é conhecida como analise de SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Planejamento Estratégico Empresarial – PEE

Este trabalho tem objetivo apresentar um plano de marketing de uma empresa fictícia chamada SABOR ARABE, baseado nas informações já ministradas em aula utilizando-se dos seguintes tópicos: análise de mercado, oportunidades, ameaças, público alvo, descrição do produto, estratégia de marketing, plano de negócios, inteligência competitiva.

O nome do restaurante será: SABOR ARABE

O restaurante será um restaurante árabe, onde devido a cultura árabe mistura muito, cores, aromas e sabores.

As especialidades da casa serão: Beirutes (Arabe, Bauruth, File Mignon, Rosbife, Frango); Grelhados (Kafta, Lingüiça Síria, Cordeiro, Michui de Frango, Michui de Filé); Frios (Babaganuch, Coalhada Fresca, Homus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com