TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Logistica

Trabalho Escolar: Marketing Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância (CEAD)

Curso: Tecnologia em Logística

Disciplina: Marketing

Polo: Araguaína- TO

Tutor Presencial: Rafael Paulo Aires

Profº Dist.: Fabiana Biazetto

Renato Fernandes Lacerda –RA 7932703836

Leandro gomes Evangelista –RA 440271

Nayara Góis dos Santos –RA 7931675059

Leandro Ricardo -RA 439733

VISÃO

O aroma que leva ao bem estar!

MISSÃO

Desenvolver essências que concilie o aroma à necessidade do bem estar.

OPORTUNIDADE SITUAÇÃO

Este plano de marketing recomenda o lançamento no mercado nacional, em janeiro de 2003, do perfume aroma terápico de plantas, flores, frutos e madeira, denominado Beauty Mix da linha Cure que será lançado pela Clinique Brasil. A Clinique empresa de cosméticos conhecida mundialmente, que já possui uma linha de perfumes agora quer incrementar esta linha com a inovadora fórmula da essência aliada a ao desejo de bem estar.

O mercado mundial de perfumes está sempre em crescimento, à exemplo do Brasil, que possui um consumo elevado de perfumes em relação ao resto do mundo apesar da crise econômica. Paralelamente, podemos perceber o acelerado crescimento de produtos holísticos, e este lançamento concilia o perfume ao benefício de se atingir um bem-estar pessoal.

Os orientais, atribuem ao ato de perfumar-se, um significado muito especial que vai além de apenas envolver o corpo com um aroma agradável. Ele faz parte de um ritual onde as propriedades dos perfumes atuam sobre a beleza, a saúde e a alma. E contam pontos decisivos na arte de seduzir. O ocidente só recentemente reconheceu essas possibilidades dos perfumes. A moderna aromaterapia nasceu em 1928 através dos estudos do químico francês René-Maurice Gattefossé. Ela baseia-se na utilização de óleos essenciais de plantas aromáticas para a cura, correção ou complementação de tratamento de saúde e estéticos.

Os efeitos terapêuticos desse tipo de essência têm uma explicação científica. O aroma é absorvido pelas moléculas olfativas, responsáveis pela condução do cheiro da entrada do nariz até o sistema límbico, conjunto de estruturas cerebrais onde são processadas as emoções. “Apartir desse contato, é estabelecido um estímulo aromático que desencadeará reações de acordo com as propriedades de cada planta”, explica Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia (Abraroma). “É possível aumentar a atração e a concentração, bem como ativar áreas que provoquem maior confiança e alegria”, completa.

Nos últimos anos a Clinique cresceu tanto em vendas quanto em lucro, já possui uma linha de perfumes, mas procura novos nichos de mercado e pretende lançar uma nova linha aromaterápica no Brasil. O plano estratégico da empresa identificou a necessidade de participar desse mercado volumoso e lucrativo . Desenvolvemos então a estratégia de lançar esta linha de perfumes, através da Clinique Brasil, com o diferencial fitoterápico.

Já é conhecido que o consumidor brasileiro possui uma afinidade grande por perfumes e a novidade da função de ser um produto terapêutico faria do produto, um sucesso de vendas, com preços compatíveis com os perfumes classe A.

Alguns conceitos de posicionamento foram criados para este novo produto. Além do benefício do aroma, agregamos ao produto o conceito de tratamento através dos aromas: calmante, estimulante e sensual, aliamos originalidade ao nosso produto.

As pesquisas demonstraram também que o conceito da linha Cure tem grande potencial para extensão de linha, o que será abordado futuramente em outro plano de marketing (sabonetes, xampus, condicionadores, etc.).

A linha Cure será o novo lançamento da Clinique Brasil no mercado de perfumes, sendo novidade entre os perfumes por ser um tratamento através de aromas. O nome do produto será: My love, que esta fundamentado no conceito de uma visão do indivíduo como um todo (ser único).

Apesar das essências da linha Cure serem importadas, o custo do produto não terá uma alteração significativa, pois ela chegará ao Brasil com um custo inferior ao dos fornecedores locais o que dará à Clinique Brasil, condições de competir com outros produtos similares.

SEÇÃO 2

OBJETIVOS

Pessoas que gostam de perfumes e que procuram, além de um aroma agradável, uma melhoria e controle emocional e psicológico, atenuando a ansiedade, com a nossa fragrância calmante,

ou pela fragrância estimulante, para pessoas cansadas ou deprimidas. Além das fragrâncias sensuais, com poderes afrodisíacos.

Este nicho de mercado encontrava-se até então quase que inexplorado, e com isso, este lançamento visa atender a essa necessidade de mercado, então iniciamos um completo plano de pesquisa orientado para detectar essas novas oportunidades em perfumes.

Este lançamento deverá futuramente ser um gerador de caixa para novas criações e futuros lançamentos, e certamente trará alta lucratividade para a Clinique Brasil. Para isso, é de fundamental importância um grande investimento, pois trata-se de um lançamento de grande impacto.

A empresa pretende alcançar uma média de 21,5% de participação de mercado em 5 anos.

MARKETING ESTRATÉGICO – CONSUMIDOR

O programa de pesquisas do mercado para produtos de perfumaria implementado pela Clinique Brasil revelou o seguinte:

3.1. Perfil do consumidor:

O consumo de perfumes de boa qualidade é na maioria dos casos individual. Homens e mulheres em idade adulta, de classe social média, média alta e alta devido ao alto custo do produto.

Perfil de idade do consumidor de perfumes classe a:

Total 20-29 30-39 40-49 50-59 60-69

Homens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com