TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing E Logistica

Casos: Marketing E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com os artigos, a relação entre logística e marketing está criando fortes laços para ampliar o leque de consumidores e aprimorar a fidelidade de seus clientes. A necessidade da “entrega rápida” e satisfazer o consumidor em tempo real faz da logística um fator importante para o consumidor durante a escolha de seu produto, tanto na rapidez como no custo no qual as empresas buscam (ou teoricamente deveriam buscar) oferecer um melhor desempenho no serviço de entrega para atrair consumidores. Principalmente com a facilidade que os consumidores possuem na chamada tecnologia da informação de comparar preços, serviços, qualidades e até mesmo compartilhar experiências com outros consumidores no processo de avaliação. Como parte do reconhecimento de marketing, a logística ingreça um papel chave na satisfação dos clientes da empresa e na lucratividade da empresa. A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. A capacidade da logística no serviço ao cliente, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas, cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial no mercado. Um esforço integrado exige que a empresa coordene suas atividades de marketing(produto, preço, promoção e distribuição) para atingir resultados sinérgicos.

Há uma forte disputa e o conflito entre as duas áreas. Pois, o marketing trabalha com expectativas dos clientes, não identificando ou quantificando as mesmas. E a logística têm que traduzir essas expectativas em números. Quando o resultado não é o esperado, há uma troca acirrada de acusações devido o não recebimento de dados mais concretos ou da ineficiência da tradução das tendências em números. Teoricamente, os gestores podem muito bem entender e concordar com a importância da integração de marketing e logística, mas na prática a integração muitas vezes é bastante difícil de alcançar. Por outro lado, se a integração for conseguida, a empresa poderá fornecer níveis mais elevados de serviço ao cliente, a custos mais baixos, bem como criar clientes mais satisfeitos e aumentar os lucros a longo termo, melhorando a eficiência, bem como a eficácia, tanto do marketing como da logística, influindo positivamente em toda a organização.

A participação da logística no marketing é caracterizada pela relação dos 4P's - preço, produto, praça e promoção – por causa da ligação entre o produto ou o fornecedor do produto e o consumidor final. Ao pensarmos na relação entre marketing e logística com uma questão pontual esta percepção de interdependência fica mais evidente. Vejamos o caso de uma promoção idealizada pelo marketing que envolve o aumento do volume de um refrigerante por exemplo. Digamos que o departamento de marketing na pesquisa realizada junto o mercado consumidor concluiu que a marca de refrigerante da empresa teria maior penetração se oferecesse uma certa quantidade a mais além do forma padrão de um litro para aquele mercado.Para um caso como este é preciso rever o tipo de veículo empregado para a distribuição deste novo produto que tem peso e formato diferente do padrão anterior, implicando na necessidade de mais espaço e capacidade de peso do veículo. Automaticamente isto impacta no preço do transporte, na necessidade de uma nova rota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com