TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Markting

Seminário: Markting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Decisões de Produto

Um produto pode ser sinônimo de valor e luxo, como é o caso dos relógios Swatch. Pode ter seu marketing descentralizado e a produção centralizada, o importante para o sucesso no segmento luxo é a exclusividade. O produto é o elemento mais importante do marketing é ele que define o negócio e os aspectos da empresa, incluindo preços, comunicação, políticas de distribuição que devem adequar-se ao produto. Uma empresa com horizontes globais precisa desenvolver políticas e estratégias de produtos sensíveis as às necessidades do mercado, à concorrência e aos recursos da empresa.

Conceitos básicos:

Um produto pode ser definido por seus atributos tangíveis e intangíveis e pela necessidade atendida, ou seja, que benefícios o produto oferece a determinado público, uma motocicleta, por exemplo, pode servir como meio de transporte ou lazer. Produtos também podem ser classificados pelo modo que são comprados e seu tempo de vida, essas estruturas de classificação são aplicáveis ao marketing global.

Produtos locais, nacionais, internacionais e globais:

Um produto é considerado local quando está disponível em apensa uma parte do mercado nacional. Produto nacional é aquele oferecido em um único mercado nacional, quando uma empresa global supre necessidades e preferências de mercados e preferências de mercados de um país específico, como é o caso da Coca-Cola que comercializa o Kuat somente no Brasil. Produtos internacionais são oferecidos em mercados multinacionais e regionais. Um produto verdadeiramente global é oferecido em todas as regiões do mundo, porém marcas globais devem ser lançadas por empresas globais. Uma marca global pode ter o mesmo nome ou o mesmo significado em diferentes idiomas. O composto de marketing pode variar de país para país. A grande estratégica da empresa global é garantir que o produto esteja ao alcance mundial, adaptado ou não, com preços variados ou não. Profissionais de marketing global devem identificar e avaliar oportunidades para desenvolver marcas globais, as vezes reposicionando ou renomeando uma marca local já existente ou criando uma nova marca global começando do zero.

CONSIDERAÇÕES DE PROJETO DE PRODUTOS

O projeto de produto é determinante ao sucesso desse produto no mercado global. As preferências, os custos, as leis e regulamento a compatibilidade e as instruções em rótulos e etiquetas são considerações importantes para se tomar as decisões de projeto de produtos. É preciso que as empresas estejam atentas às preferências de cada mercado para que as necessidades desses mercados sejam supridas pelo seu produto. Em relação aos custos, deve-se analisar se o potencial de venda do produto no mercado internacional é vantajoso em relação aos custos para mantê-lo nesse mercado. Também, as leis e regulamentos de diferentes países tem que ser cuidadosamente estudados, pois podem elevar consideravelmente o custo do produto. Por fim, o produto tem que ser compatível com o ambiente no qual será usado, por isso as etiquetas, rótulos e instruções devem ser confeccionados de forma que os consumidores consigam identificá-los e decifrá-los.

POSICIONAMENTO DE PRODUTO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com