TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marli Janurio Freitas

Trabalho Escolar: Marli Janurio Freitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  6.809 Palavras (28 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 28

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

MARLI JANUARIO FREITAS

A ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA INTERNET

VILHENA

2012

MARLI JANUARIO FREITAS

A ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA INTERNET

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Orientador: Okçana Battini

Tutor Eletrônico: Karina Sosigan da Silva

Tutor de Sala: Leonir Aparecida Flores

VILHENA

2012

DEDICATÓRIA

Dedico aos meus pais que me deram a vida e me ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria dizer obrigada. Vocês que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação, não bastaria muito obrigada. Vocês que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que muitas os meus sonhos pudessem se realizar, não bastaria obrigada. Mas agora, quando procuro uma forma verbal de exprimir a gratidão de meu coração, a emoção me permite dizer: obrigada meu pai, obrigada minha mãe.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela vida, e pelo fato que depois de doze anos eu retomei meus estudos, a meu marido Alessandro e meus filhos Felipe e Arthur, pela compreensão da minha ausência.

As minhas irmãs e sobrinhos que torceram por essa grandiosa conquista.

E aos amigos que fiz e com certeza marcarão para sempre nossas vidas. A minha Professora Leonir Flores que teve a paciência e sabedoria e que muito me auxiliou e finalmente a mim mesma por ter acreditado nessa pessoa em que me tornei responsável e espero que por onde eu passe lembrem-se de mim.

FREITAS, Januario Marli. Atividade física e qualidade de vida através da internet.2012. 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Vilhena, 2012.

RESUMO

O estudo aqui proposto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e delimitações da prática pedagógica dos professores na área de alimentação e qualidade de vida, além da pratica de atividade física, especialmente sobre os conteúdos proposto e desenvolvido nas aulas pelos professores da Escola Roberto Hermógenes no Município de Vilhena Rondônia, fazendo uso de recursos tecnológicos e da internet. Tendo como instrumento de coleta de dados questionário, aplicado a 10 pais e alunos e da nutricionista do município que atua nas Escolas da Rede municipal de ensino fundamental de Ensino do município de Vilhena no período de janeiro a outubro de 2012. Após levantamento e análise dos dados, concluiu-seque os conteúdos sobre o tema proposto trabalhado efetivamente nas aulas de Educação Física e ciências, além,do laboratório de informática utilizando-se software educativos e sites sobre qualidade vida são os com menos destaque pelos professores. Os motivos apontados na pesquisa indicam que falta conhecimento dos alunos dos professores e dos familiares sobre o tema além das condições econômica desfavorável falta e cultura familiar para por em pratica uma vida de boa qualidade a carência de profissional nas aulas de Educação Física, a falta de estrutura física e a falta de materiais adequados, dificulta o trabalho dos professores no quesito atividade física, determinados conteúdos ainda não possui relevante importância para a grade curricular, mas tem um papel fundamental na sociedade e na vida das crianças.

Palavras Chave: Alimentação saudável, Atividade física, Informática, Qualidade de vida.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO . 4

CAPITULO 1- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA;

1.1 A INTERNET EM SALA DE AULA. 6

1.1.1 SOFTWARE UTILIZADO NA EDUCAÇÃO. 7

1.1.1.1 INTERNET E CONHECIMENTO PARA A QUALIDADE DE VIDA 8

CAPITULO 2- A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

2.1.1ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR. 9

2.1.1.1 ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 10

2.2. EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA. 12

CAPÍTULO 3- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ANÁLISE DOS DADOS.

3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. 13

3.1.1 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. 16

3.1.2 EXPOSIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS. 18

3.2 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS. 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 21

REFERENCIAS. 23

INTRODUÇÃO

Este Trabalho de Conclusão de Curso insere-se na linha de Pesquisa da área de Educação e Tecnologias tendo como tema a atividade física e qualidade de vida através da utilização da internet.

Estudos mostram que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com