TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massa Inercial

Pesquisas Acadêmicas: Massa Inercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

O MOTOVIBRADOR

Utilizados em uma grande variedade de maquinas que necessitam de vibração em seu processo produtivo, reservatórios (silos) para facilitar o escoamento de misturas e grãos.

Figura 1 - Motovibrador (Fonte: Maximec®).

Constituídos basicamente de um motor elétrico, carcaça, enrolamento, eixo, tampas laterais internas e externas, rotor, mancais, isoladores, pesos e etc, como pode ser visto na Figura 2. Utilizados nos mais variados tipos de maquinas, reservatórios (silos) e estruturas metálicas nas empresas.

Figura 2 - Estrutura de um Motovibrador (Fonte: M.V.L®).

Detalhamento de alguns componentes de um motovibrador:

Motor Assíncrono – motor elétrico de corrente continua no qual a velocidade de rotação do motor não e proporcional à frequência de alimentação.

Carcaça – composta por alumínio especial resistente a esforços da vibração, possui aletas para dissipação de calor.

Eixo – dimensionado em aço SAE 1045

Tampas Laterais Internas – abrigam os contra – pesos laterais, são construídas de ferro de alta qualidade ou alumínio fundido.

Mancais – superdimensionados e com rolamentos especiais para suportar as vibrações.

Contrapesos – formato de meia circunferência, produzidos de ferro fundido ou chapa.

MASSA INERCIAL

Contrapesos, segundo Manual do Motovibrador M.V.L® (2008) constituídos de ferro fundido ou chapas, dimensionados especificamente para cada tamanho de vibrador, com o intuito de gerar o impacto vibratório necessário a cada tipo de tarefa. A instalação consiste em fixar dois conjuntos de contapesos ver Figura 3 em ambos os lados do eixo do motor, cada conjunto e formado por duas peças sendo uma fixada por chaveta e a outra móvel, permitindo o ajuste desejado. Ambos os conjuntos são protegidos por tampas laterais que impedem a entrada de resíduos no sistema.

Figura 3 - Massa Inercial (Fonte: M.V.L®).

Como escolher o Motovibrador correto de acordo com a aplicação desejada. A mais de uma forma de se escolher o motovibrador correto dependendo-se do fabricante e utilização.

Segundo o Catálogo Técnico de Motovibradores VIMOT® (2003), devem ser utilizados os cálculos expressos abaixo para que se possa definir corretamente o tipo de vibrador adequado para cada equipamento especifico. Os parâmetros utilizados para se identificar qual o tipo de motovibrador e mais indicado para uma determinada função, serão o peso do equipamento que será acionado, volume do silo ou deposito a ser descarregado. É de extrema importância que se saiba a exata aplicação do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com