TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massagem Classica

Artigos Científicos: Massagem Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.742 Visualizações

Página 1 de 4

Análise dos Efeitos da Massagem Clássica na Região Abdominal de Mulheres com Faixa Etária de 20 a 30 Anos.

INTRODUÇÃO

A massoterapia é uma modalidade das terapias manuais mais procurados na atualidade. Segundo Guirro e Guirro (2002), "a massagem pode ser definida como a compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenha efeitos terapêuticos". Sendo assim, especializou-se, aprimorou-se como técnica terapêutica, através de estudos padronizados. Os autores ainda citam: "a massagem na atualidade não é mais considerada como empírica e sim como ciência, uma vez que muitos efeitos relacionados a este recurso foram estudados".

Este projeto aborda um assunto que interessa grande parcela da população feminina. O presente trabalho aqui descrito, irá mostrar os melhoramentos que a massagem promoverá na região abdominal.

Dentre os recursos terapêuticos utilizados na área de estética, a massagem clássica é usada com a finalidade de redução de medidas. Pode ser definida como o uso de diversas técnicas manuais com objetivo de promover a diminuição da célula adiposa, aumento da circulação vascular periférica e auxílio na eliminação de toxinas (BORGES, 2006).

Há diversos tipos de massagens na atualidade, porem derivam de movimentos primários denominados da massagem clássica.

As técnicas usadas na massagem podem promover aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento da nutrição do tecido, remoção de catabólicos, estímulo das funções viscerais, auxílio na penetração de ativos, mobilização e fluidificação da gordura, além de hiperemia cutânea local.

Ação da Massagem Clássica

Sobre o Tecido Muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la. Sobre a Circulação: Quando se realiza manobras centrípetas, direcionadas aos gânglios linfáticos indicados conforme a região tratada, a massagem auxilia o melhor retorno linfático e reabsorção da linfa do meio intersticial. Havendo uma diminuição do inchaço local. Por consequência diminui medidas e atenua a celulite (DANGELO, 2001).

Segundo Dangelo (2007), o tecido tegumentar: mediante a troca de líquidos (arterial / intersticial / intracelular / linfático ou venoso) temos a revitalização dos tecidos por desintoxicação e nutrição dos mesmos. Sobre o Tecido Adiposo: O favorecimento da troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dá condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de "manterem" sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem à celulite.

O efeito mecânico do deslizamento é direto. Ele movimenta o sangue ao longo dos vasos sanguíneos e também de modo direto empurra os conteúdos dos órgãos ocos, como os do sistema digestivo (CASSAR, 2001).

Aumento da circulação. O amassamento aumenta a circulação na derme e na fáscia subcutânea. Esse é um efeito importante, já que os vasos sanguíneos superficiais diferentemente dos profundos, não são cercados por camada da fáscia (CASSAR, 2001).

O amassamento melhora a drenagem linfática do tecido muscular e superficial. A contração dos músculos faz os vasos linfáticos se comprimirem contra os planos profundos da fáscia, o que tem o efeito de bombear a linfa para a frente. A ação do aperto do amassamento oferece uma compressão similar aos vasos linfáticos (CASSAR, 2001).

Emulsificação da gordura. Quando realizado vigorosamente, o amassamento tende a produzir o efeito de emulsificar a gordura nas células superficiais do tecido conjuntivo. Em estado emulsificador, os glóbulos de gordura tem a maior facilidade para entrar no sistema linfático e também para serem metabolizados.

Alongamento e liberação de aderências. Sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com