TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica 1

Trabalho Escolar: Matematica 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 8

6. No texto: A apropriação do número pela criança discorra sobre a importância da brincadeira para o aprendizado?

R:No brinquedo a criança se projeta em atividades que fará na idade adulta, o brinquedo antecipa o desenvolvimento, com ele a criança começa adquirir a motivação e atitudes para participar da sociedade, que só pode ser atingida completamente com a assistência de seus companheiros.

7. No texto complementar: Como o homem aprendeu a contar, mesmo não reconhecendo o sistema numérico decimal, já havia uma referência biunívoca para a contagem. Explique como esse processo foi organizado nas sociedades primitivas.

R: O homem primitivo recorria a pratica do entalhe cada vez que cada animal passava a sua frente, usavam conchas, pedras, dedos das mãos e partes do corpo.

UNIDADE 3

LINGUAGEM MATEMÁTICA: AS FUNÇÕES COMUNICATIVAS DO NÚMERO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que podemos entender por sistema numérico? Dê exemplos.

R: É a necessidade de mostrar quantidades, Exemplo: sistema posicional- com a mudança da posição muda o valor representado. Exemplo :sistema de agrupamento :onde a base são 10 agrupamentos decimais.

2. Faça uma pesquisa sobre os sistemas de contagem que influenciaram o sistema numérico decimal.

R:Tudo começou com o sistema unitário, baseado em um só digito que os Neanderthais usavam recorrendo aos desenhos ,após isso os indianos adotaram uma pequena relação símbolos (9 no caso) que mudando a posição de símbolos em relação a outro indicaria grandeza de números.

3. O texto: As funções comunicativas do número: Codificar, Ordenar, Medir e Quantificar. Discorra sobre cada uma das funções comunicativas do número e dê exemplos de situações nas quais podemos identificá-las. R:NÃO RESPONDER.

4. Na sociedade atual é possível viver sem os números? Justifique sua resposta por meio de um texto dissertativo.

R: No contexto contemporâneo, a globalização e o super crescimento populacional tendem a mudar padrões ao que se refere às relações interpessoais. A utilização dos números exemplifica bem esta tendência. Na era das megalópoles e das aldeias globais cada indivíduo tem sua identificação representada em números. A individualidade de cada ser tende a ser menos enaltecida e dispersa em meio à multidão. Em ambientes virtuais essa realidade passa a ser potencializada, onde cada indivíduo é constituído apenas por um conjunto de números, única característica que o difere dos demais.

Esta realidade tende a se tornar corriqueira, pois, vivemos em uma era de resultados e de performance, desempenho este, traduzido em números. Vivemos em um mundo em que a realidade possui uma dinâmica sem precedentes, cada vez mais cedo as pessoas estão sendo condicionadas a produzir, a ser competitivas e a utilizar números a seu favor como prova de rendimento.

A utilização dos números nos dias atuais vai muito além de execução de simples operações aritméticas, eles sintetizam a representação de um ser, generalizam uma personalidade, demonstram a capacidade de uma pessoa em um mundo corporativo.

A utilização de números é também empregada na representação da realidade através de dados, qualitativos ou quantitativos, tornando-se uma ferramenta de controle e gestão. No tocante á gestão territorial, a representação ou diagnóstico local é imprescindível para ações de planejamento proporcionando uma percepção clara da realidade e a detecção de pontos críticos carentes de ações corretivas.

Contudo, o emprego dos números atualmente vai muito além de quantificações básicas de trocas de alimentos e excedentes de produção como nos primórdios das civilizações. Eles atribuem informações, dados, estatísticas e auxiliam nas questões do cotidiano nas mais variadas formas. A educação e formação de uma sociedade capaz de utilizar os números a fim de aprimorar sua habilidade na solução de problemas torna-se essencial.

5. Com relação ao texto: A matemática e sua rede de significados. Explique como esse processo ocorre.

R: Por meio da realidade que se constroem os significados matemáticos, cada componente matemático contribui para o aprendiz desenvolver as habilidades de analisar, interpretar e sintetizar, reconhecer, que permitem uma compreensão melhor de onde vivemos.

6. Ainda refletindo sobre o texto acima citado. Dê exemplos de atividades que o professor pode se utilizar em sala de aula que promovem o aprendizado. R: Fazer problemas matemáticos com respostas lógicas, fazer trabalhos que envolvam localização.

7. Pesquise uma curiosidade ou desafio da matemática que tenha como proposta pedagógica conteúdo TEMPO.

8. Faça uma síntese sobre o que foi estudado nesta unidade. Observem que os textos dialogam entre si. Releia-os para organizar sua escrita..R: Não precisa responder.

UNIDADE 4

A LEITURA DO TEXTO E A LEITURA DO NÚMERO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. No texto: A incrível matemática e sua rede de conexões. Explique sua importância para o ensino da matemática. R: É importante pois a matemática possui varias ramificações e estratégias para chegar ao resultado esperado, ou seja não possui apenas uma regra ou método fixo para se chegar ao resultado final.

2. Como a interdisciplinariedade pode ser utilizada com os conteúdos que envolvem a matemática. Dê exemplo de uma situação problema.

3. Em quais momentos de ensino o professor na Educação Infantil pode introduzir os conteúdos da matemática? Cite uma situação prática. R: quando vamos contar quantos alunos tem na sala, quando vamos guardar os brinquedos. Podemos introduzir a matéria assim.

4. Sobre o texto: Matemática em soluções ou técnicas. Qual a organização didática apresentada para os diferentes estágios da resolução de problemas matemáticos? Explique cada uma.

5. Relacione as colunas:

(a) Identificação do problema

(b) Escolha da estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com