TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Trabalho Universitário: Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 10

Capitulo 1.Visão Geral.

1. Como utilizar um computador sem sistema operacional?Quais são suas duas principais funções?R. Sem o sistema operacional,um usuário para interagir como o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros.-Controlar o funcionamento do computador servindo de interface entre usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional,tornando esta comunicação transparente, e permitir um trabalho com menores chances de erros.-Permitir acesso concorrente entre vários usuários e vários recursos de forma organizada e protegida.

2. Quais a principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?R. Conhecer bem sobre hardware e dispositivos computacionais.

3. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?R. forma de aplicação do usuário interagindo diretamente com o sistema operacional, ou seja,como se o hardware não existisse.-Tornar a interação entre usuário e computador mais simples,confiável e eficiente.

4. Defina conceito de uma máquina de camadas. R. O computador pode ser compreendido como uma máquina de camadas ou máquina de níveis, onde inicialmente existe 2 níveis: 0 e sistema operacional nível 2.

5. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?R. Monoprogramáveis/monotarefa, Multiprogramáveis/multitarefa, Múltiplos processadores.

6. Porque dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?R. quando não é utilizado toda a capacidade do sistema Ex. enquanto o programa aguardo um evento, como a digitação de um lado, o processador permanece ocioso , sem realizar qualquer outro tipo de processamento dedicando exclusivamente somente aquele trabalho.

7. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?R. enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis varias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

8. Quais as vantagens em sistemas multiprogramaveis?R. Redução de custos em função da possibilidade do compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações. Além disso, sistemas multiprogramáveis possibilitam na média a redução total de tempo de execução das aplicações.

9. Um sistema monousuário pode ser um multiprogramável? Dê um exemplo. R. Sim. -São encontrados em computadores pessoais e estações de trabalho, onde há apenas um único usuário interagindo com o sistema. Neste caso existe a possibilidade da execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, como a edição de um texto, uma impressão e o acesso à internet.

10. Quais os tipos de sistemas multiprogramáveis?R. Sistemas: batch, tempo compartilhado, e tempo real.

11. O que caracteriza um sistema Bach? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?R. Não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. – algumas aplicações são os programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups, e todas aquelas onde não e necessária a interação com o usuário.

12. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais a vantagens em utilizá-los?R. Permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo. Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, ele é interrompido pelo sistema operacional e substituído por outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo.- Permitem a interação dos usuários com o sistema através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse. Esses sistemas possuem uma liguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o sistema operacional através de comandos. Desta forma é possível verificar arquivos armazenados em disco ou cancelar a execução de um programa. O sistema normalmente, responde em poucos segundos à maioria desses comandos. Devido a esse tipo de interação, os sistemas de tempo compartilhado também ficaram conhecidos como sistemas on-line.

13. Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?R. Tempo exigido no processamento das aplicações. Enquanto em sistemas de tempo compartilhado o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de processamentos devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário pderão ocorrer problemas irreparáveis.- Em aplicações de controle de processos, como o monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas ou nucleares, ou em qualquer aplicação e não pelo sistema operacional.

14. O que são sistemas com multiprocessadores? E quais as vantagens de utilizá-los?R. caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligados e trabalhando em conjunto.- As vantagens deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

15. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?R. Em sistemas fortemente acoplados existe apenas uma memória principal sendo compartilhada por todos os processadores, enquanto nos fracamente acoplados cada sistema tem sua própria memória individual. Além disso, a taxa de transferência entre processadores e memória em sistemas fortemente acoplados é muito maior que nos fracamente acoplados.

16. O que é um sistema SMP? Qual a diferença para um sistema assimétrico?R. Caracterizam-se pelo tempo uniforme de acesso a memória principal pelos diversos processadores.- Enquanto no sistema NUMA, existem diversos conjuntos de processadores e memória principal interconectados, onde o tempo de acesso a memória principal varia em função da sua localização física.

17. O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos?R. Caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos, como UCP, memória e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com