TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Trabalho Escolar: Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

1. No processo de desenvolvimento das diversas civilizações, foram criados os diferentes tipos de linguagem escrita; e, consequentemente, as formas de representar quantidades também se diversificaram. Responda a que se deve essa necessidade do homem desenvolver a matemática e o que podemos entender por Sistema Numérico, citando exemplo de sistemas que foram desenvolvidos por duas civilizações diferentes.

A matemática foi inventada e vem sendo desenvolvida em função de necessidades sociais. Há milhares de anos os povos já precisavam realizar a contagem para fazer seu artesanato ou contar seu rebanho. Também com o inicio da agricultura e pecuária, os rebanhos precisam ser contados, são elaborados calendários agrícolas e o armazenamento de grãos e o cozimento criaram a necessidade da cerâmica. Com tudo isso a matemática se desenvolve no sentido de um saber pratico. Alguns anos a frente com o surgimento de uma nova organização da sociedade, aparecem as classes sociais, a propriedade, o Estado e a escrita, surgindo a necessidade de armazenamento de produtos em grande escala e da sua contabilização, desenvolvendo muito mais a matemática. A divisão da sociedade em classes e a propriedade privada levam a criação de medidas para regular posses e a cobrança de impostos.

O sistema numérico é um conjunto de símbolos e regras utilizados para representar números.

O sistema de numeração egípcia, também conhecido como hieroglifos foi criado há 5 mil anos e baseava-se na ideia de trocas e de agrupamentos de dez em dez.

Já o sistema de numeração romana é parecido com o sistema de numeração egípcio, no tocante a dificuldade de efetuar cálculos. A numeração romana utilizava sete símbolos para escrita numérica:

2.No fascículo dessa disciplina vimos um pouco do desenvolvimento de alguns Sistemas de Numeração antigos. É importante apresentar à criança o trabalho desenvolvido pelos vários povos no decorrer da história da humanidade. Não se justifica que ao aluno seja oferecida a construção de um único sistema de numeração. Retomando as leituras e suas pesquisas sobre o assunto responda:

a)Quais as características principais do sistema de numeração egípcio?

A numeração egípcia baseava-se na ideia de trocas e de agrupamentos de dez em dez, ou seja, a base do sistema numérico egípcio é decimar, sua base é 10. No entanto, esse sistema não era posicional. A partir do seculo XXVII a.C., o desenho desses hieroglifos se tornou mais minucioso e regular. Apesar do caráter rudimentar de sua numeração escrita, os egípcios efetuavam operações aritméticas por meio de seus algarismos. Para adicionar e subtrair bastava justapor ou sobrepor as representações dos números, em seguida reunir mentalmente os signos idênticos, substituindo cada dez signos de uma categoria pelo algarismo da classe decimal imediatamente superior.

b)Quais símbolos eram usados pelo povo egípcio para escrever quantidades? Responda, apresentando os respectivos valores.

c)Escreva um resumo sobre as regras do sistema de numeração romano.

O sistema de numeração romano utilizava apenas sete símbolos para escrita numérica: I V X L C D M. Com apenas sete signos os antigos romanos escreviam os números utilizando-se das seguintes regras: principio repetitivo que dizia que os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos ate 3 vezes consecutivamente; principio aditivo onde se escrever a direita de um simbolo de valor maior outro simbolo de valor menor, então eles serão adicionados; no principio subtrativo se escrever a direita de um simbolo de valor menor outro de valor maior o menor aparece na frente; no principio multiplicativo se representam os números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com