TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Trabalho Escolar: Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  2.870 Visualizações

Página 1 de 9

Revisão Química – Apostila 4 – Prof. Rafael

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Considere o equilíbrio químico abaixo:

1. (Pucrj 2013) De acordo com o conceito de Brönsted-Lowry que define, num equilíbrio, o ácido e a base levando em conta a espécie que doa e a espécie que recebe prótons (H+), é correto afirmar que:

a) é a base conjugada do ácido

b) é a base conjugada do ácido

c) é o ácido conjugado da base

d) é o ácido conjugado da base

e) é o ácido conjugado da base

2. (Ufrgs 2012) Observe as duas reações abaixo envolvendo a dimetilamina.

1.

2.

A dimetilamina atua nas reações 1 e 2, respectivamente, como

a) base e ácido.

b) base e redutor.

c) oxidante e redutor.

d) oxidante e ácido.

e) redutor e catalisador.

3. (G1 - ifce 2011) Considere as seguintes proposições.

I. A chuva ácida, mesmo em locais não poluídos, contém ácido carbônico. Em locais poluídos, nela passam a estar presentes ácido nítrico e ácido sulfúrico que dão origem ao fenômeno conhecido como “chuva ácida”. Os ácidos citados no texto apresentam as seguintes fórmulas:

II. As palavras amônia e amoníaco derivam do nome de Amon, que, na mitologia egípcia, era considerado o maior dos deuses ou o deus-sol, criador de todas as coisas. A fórmula da amônia e sua reação com água são, respectivamente,

III. O mármore, que contém o sal carbonato de cálcio, é uma bela rocha usada, dentre outras finalidades, para ornamentar construções e para fazer estátuas. Esse sal apresenta a seguinte fórmula: .

IV. Entre os vários produtos formados na queima do fumo, está o gás monóxido de carbono (CO). Ele não reage com água, ácidos ou bases, pois trata-se de um óxido básico.

São verdadeiras as afirmações

a) I e III.

b) II e III.

c) III e IV.

d) II e IV.

e) IV e I.

4. (Ufrn 2011) Leia as informações contidas na tirinha abaixo.

Uma substância que pode ser incluída no cardápio de antiácidos por ter propriedades básicas é

a)

b)

c)

d)

5. (G1 - ifce 2011) Observe o esquema representado abaixo.

Sabe-se que a força de um ácido, na teoria, é indicada por uma grandeza chamada grau de ionização ( ), isto é, pela relação matemática entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. Na prática, para os oxiácidos, existe uma relação estreita entre a quantidade de H ácido e o número de átomos de oxigênios (O) presente na molécula do oxiácido. Assim sendo, em qual das soluções – de mesma concentração e na mesma temperatura – a lâmpada do esquema apresenta maior brilho?

a)

b)

c)

d)

e)

6. (Ufrgs 2012) A cultura egípcia desenvolveu técnicas avançadas de mumificação para a preservação dos corpos. Em um das etapas mais importantes do processo de mumificação, a desidratação do corpo, utilizava-se uma solução de sais de natrão. Essa solução é constituída por uma mistura de sais de carbonato, bicarbonato, cloreto e sulfato de sódio. Quando os sais de natrão são dissolvidos em água, os íons presentes, além do Na+, são

a)

b)

c)

d)

e)

7. (Udesc 2009) Alguns sais inorgânicos são utilizados na medicina no tratamento de doenças, são exemplos disso o bicarbonato de sódio como antiácido, o carbonato de amônio como expectorante, o permanganato de potássio como antimicótico e o nitrato de potássio como diurético.

Assinale a alternativa que contém a fórmula química desses sais, respectivamente.

a) Na2CO3, (NH4)2CO3, KMnO4 e KNO3

b) NaHCO3, (NH4)2CO3, KMnO4 e KNO3

c) NaHCO3, (NH4)2CO3, KMnO4 e K2NO3

d) NaHCO3, NH4CO3, KMnO4 e KNO3

e) Na2CO3, NH4CO3, KMnO4 e K2NO3

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.

Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).

8. (Ufsm 2006) A pitangueira, além de produzir o fruto saboroso, tem sido também usada tradicionalmente como planta medicinal. Ao chá das folhas da pitangueira são atribuídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com