TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Artigos Científicos: Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA EM DESTAQUE:

A conscientização da humanidade para a preservação da natureza, procurando viver de modo sustentável e em harmonia para que haja paz entre as diversas formas de sociedades existentes no mundo.

O livro tem uma escrita voltada para os interesses de conservação da Terra já que esta é o nosso lar e sua situação global não anda muito boa, pois os padrões dominantes de produção e o consumo estão causando devastação ambiental e extinção de muitas espécies, o interesse e escolha de conserva-la é nosso e este consiste em um grande desafio para o futuro no qual deveremos viver em espírito de solidariedade construindo um elo com o foco na responsabilidade universal.

PRIMEIRO TÓPICO:

RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE

Pontos abordados: os cuidados com a Terra e toda a suadiversidade, envolvendo construção de sociedades democráticas, sustentáveis e pacíficas de modo que possa garantir que as dádivas e beleza da Terra seja passada para as gerações futuras.

SEGUNDO TÓPICO:

INTEGRIDADE ECOLÓGICA

Pontos abordados: proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, prevenir danos ambientais usando o método de proteção ambiental, adotar padrões de produção consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra e avançar o estudo sobre a sustentabilidade ecológica promovendo intercambio do conhecimento e adquirido e sua aplicação.

TERCEIRO TÓPICO:

JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA

Pontos abordados: erradicação da pobreza de modo geral, garantia de que as atividades e instituições econômicas promovam desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável, afirmar a igualdade e a equidade de gênero e defender sem discriminação os direitos de todas as pessoas.

QUARTO TÓPICO:

DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ

Pontos abordados: o fortalecimento das instituições democráticas com transparência prestação de contas no exercício do governo, integrar na educação formal e na aprendizagem valores e habilidades para um modo de vida sustentável praticando o respeito e a consideração entretodos os seres promovendo uma cultura de tolerância , não a violência e sim a paz.

PONTOS:

POSITIVOS: os tópicos trazem um assunto atual e importante necessário de se trabalhar em sala de aula. O livro contem uma ilustração ótima com figuras naturais e que despertam a imaginação dos alunos; vem demonstrado a importância da natureza no dia a dia e a união de pessoas de várias etnias e culturas.

NEGATIVOS: os tópicos têm uma linguagem muito culta e de difícil interpretação pelos alunos, por isso será muito importante a mediação do professor com um material de apoio para facilitar o aprendizado.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

ATVIDADE 1:

Turma de 5° ano do Ensino Fundamental

Pedir que os alunos em dupla leiam fragmentos do primeiro e segundo tópico do livro referente:

1° Respeitar e Cuidar da Comunidade.

2° Integridade Ecológica.

Cada dupla irá explicar o que entendeu sobre a leitura e debater sobre esses direitos e deveres expostos nos temas.

No mesmo assunto pode- se confeccionar cartazes expondo em figuras a importância em preservar e respeitar a natureza e as pessoas de diferentes etnias.

PONTOS CHAVES QUE OS CARTAZES DEVARÃO ABORDAR:

1° Os cuidados com a Terra e toda a sua diversidade, envolvendo construção de sociedadesdemocráticas, sustentáveis e pacíficas de modo que possa garantir que as dádivas e beleza da Terra seja passada para as gerações futuras.

2º Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, prevenir danos ambientais usando o método de proteção ambiental, adotar padrões de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com